5S: o que é, como funciona e como implementar?

Entenda O Que É a Metodologia 5S e Como Implementar no Seu Negócio?

O 5s é um método de controle de qualidade muito utilizado pelas empresas que desejam alcançar um alto nível de performance. 

Por meio dele, é possível direcionar esforços para cinco áreas diferentes — e as melhorias em cada uma delas trazem resultados positivos para a organização.

Se você quer saber mais sobre o programa 5s e entender como é possível adotar o programa no seu negócio, continue lendo este artigo!

Automatize processos integre setores e elimine retrabalhos

O Que É o 5S?

O 5s é um método de organização de empresas criado no Japão. O seu objetivo é fazer com que um negócio funcione com todos os recursos que precisa, mantendo a produtividade e o bem-estar dos colaboradores.

O 5s nas empresas foi criado logo após a Segunda Guerra Mundial, em um momento difícil para a economia japonesa. A metodologia começou a ser aplicada em grandes empresas com o objetivo de reerguer o país e torná-lo uma potência. 

E os esforços trouxeram resultados positivos — o Japão conseguiu avançar e hoje é uma das grandes potências mundiais, inspirando muitas empresas, principalmente nos quesitos organização e disciplina.

Como Funciona o Método 5S?

O método 5s tem esse nome porque se baseia em 5 pilares:

Pilares do 5s:

Seiri: Senso de Utilização
Seiton: Senso de Organização
Seiso: Senso de Limpeza
Seiktsu: Senso de Padronização
Shitsuke: Senso de Disciplina
  • Seiri: Senso de Utilização
  • Seiton: Senso de Organização
  • Seiso: Senso de Limpeza
  • Seiktsu: Senso de Padronização
  • Shitsuke: Senso de Disciplina

A seguir, conheça o significado de cada um deles!

Seiri: Senso de Utilização

Este pilar trata da organização dos recursos a serem utilizados pela equipe na realização de suas atividades. A ideia é enxugar ao máximo esses recursos, desde materiais de escritório até equipamentos e tecnologias.

Isso vai reduzir custos, liberar espaço e tornar a gestão das atividades mais eficiente. Antes de eliminar um recurso, se faça a seguinte pergunta: isso é realmente necessário para a empresa? 

O que não for, pode ser deixado de lado.

Seiton: Senso de Organização

O programa 5s defende a ideia de que uma empresa precisa ser organizada para funcionar bem. Um ambiente de trabalho organizado facilita a concentração e melhora o bem-estar das pessoas, tornando-as mais produtivas. 

A organização no método 5s é vista como um dos seus principais pilares e, por isso, deve estar em todas as áreas da empresa, mesmo naquelas em que não são realizadas atividades profissionais, como refeitórios, espaços de convivência e sanitários.

Seiso: Senso de Limpeza

Segundo o método 5s, a limpeza é muito mais do que uma questão de higiene. Ela impacta diretamente o local de trabalho, contribuindo com a criação de um ambiente saudável e de alto desempenho.

Manter o local de trabalho limpo é responsabilidade de todos, não apenas da equipe que tem essa função. 

É importante conscientizar todo o time sobre a importância da limpeza e estimular que boas práticas sejam mantidas para conservar os ambientes limpos.

Seiktsu: Senso de Padronização

A padronização de processos contribui muito para o alcance de bons resultados na empresa. Quando todas as pessoas seguem as mesmas regras e boas práticas, a incidência de erros diminui, assim como a necessidade de retrabalho.


Afinal, todos estão realizando suas atividades de formas já comprovadamente eficazes.

Além disso, a padronização garante a manutenção dos três primeiros S — utilização, organização e limpeza.

Shitsuke: Senso de Disciplina

A autodisciplina é o último pilar do programa 5s. Segundo a metodologia, os demais pilares dependem deste, que faz com que todos os S sejam aplicados de forma contínua.

No entanto, a aplicação desses pilares não deve ser encarada pelo time como uma simples obrigação, mas como uma filosofia de trabalho.

Com a disciplina, a empresa pode usufruir de benefícios como maior qualidade nas entregas, menor incidência de erros, mais facilidade para encontrar problemas, menos desperdício e aumento da confiança dos colaboradores.

Por Que Implementar o Programa 5S no Seu Negócio?

Com mais organização, limpeza, disciplina, padronização e otimização de recursos, é natural que a metodologia 5s nas empresas traga muitos benefícios para os negócios que a adotam. Conheça as principais:

  • maior produtividade: adotando o programa 5s, as pessoas da empresa conseguem focar os seus esforços nas atividades principais do negócio, se tornando mais produtivas;
  • bem-estar dos colaboradores: trabalhando em ambientes mais saudáveis, as pessoas se sentem mais motivadas e engajadas, o que, sem dúvida, se reflete na qualidade do trabalho;
  • mais segurança na operação: quando o time segue padrões e trabalham de forma organizada, se distancia de acidentes, falhas e erros;
  • melhoria contínua: a adoção dos pilares do 5s garante benefícios a longo prazo, fazendo com que a empresa esteja sempre melhorando seus processos.

Como Implantar o Programa 5S na Sua Empresa?

Como implantar o programa 5s:

Equipe de implantação;
Planejamento;
Fotos e registro;
Reunião;
Implantação;
Acompanhamento;
Check Retornos.

Se você quer usufruir de todos os benefícios do método 5s na sua empresa, é hora de partir para a implantação. Confira o passo a passo que preparamos!

Equipe de Implantação

O primeiro passo para implantar o 5s na organização é criar uma equipe com pessoas de diferentes setores. 

Essas pessoas serão responsáveis por orientar as demais, conscientizar sobre a importância dos pilares e conduzir os novos processos, além de fazer o acompanhamento dos resultados.

Planejamento

A equipe de implantação deve criar um cronograma de ações a serem desenvolvidas e dividir as tarefas entre as pessoas da empresa. É importante que todos se comprometam com suas atividades e com os prazos estabelecidos.

Fotos e Registro

Antes de colocar as ações em prática o método 5s, registre a situação atual da empresa. Vá em todas as áreas, principalmente nas que precisam de maiores melhorias. Isso é importante para que, depois, seja possível comparar as situações e medir os resultados.

Reunião

A equipe deve promover uma reunião com todas as pessoas que trabalham na empresa. Nesse momento, deve apresentar o programa e suas vantagens, compartilhar dados e falar sobre a importância da participação e dedicação de todos.

Implantação

Depois, é hora de colocar a mão na massa e de fato implantar o programa 5s. As responsabilidades devem ser divididas entre todos e, em cada fase, os times devem se reunir para definir atividades, metas e alinhar expectativas.

Acompanhamento

A equipe de implantação fica responsável por acompanhar o andamento das atividades nas áreas onde as melhorias estão acontecendo. 

Isso é feito por meio de visitas, nas quais os membros da equipe devem elencar os pontos positivos e negativos, além de sugerir melhorias.

Check Retornos

Nos retornos às áreas para as visitas de acompanhamento, os membros da equipe de implantação devem prestar atenção aos seguintes pontos: grau de alcance do programa, aspectos positivos, aspectos negativos, metas alcançadas e importância da implementação para a empresa.

Conclusão

A metodologia 5s traz benefícios de longo prazo para as organizações, como maior produtividade, bem-estar para os colaboradores, redução de custos e diminuição de erros.

Outro ponto positivo do programa é o baixo custo para sua implantação, já que não é necessário investir em equipamentos, especialistas e materiais. O mais importante é a colaboração de todos e a conscientização do time sobre a importância das melhorias!

Deixe um comentário

16 + doze =