Entenda O Que É BPMN, Como Funciona e Quais as Suas Principais Vantagens!

Entenda O Que É BPMN, Como Funciona e Quais as Suas Principais Vantagens!

BPMN é a notação mais utilizada para modelagem de processos. Ela é formada por ícones que servem para desenhar os fluxos do processo de uma empresa e funciona como a notação de fluxograma – o que muda são apenas algumas regras e os ícones.

A notação, se você ainda não sabe, é um “conjunto padronizado de símbolos e regras que determinam o significado desses símbolos”. 

Um grande exemplo de notação são as notas musicais, universalmente conhecidas mesmo por pessoas que falam diferentes línguas. Assim como elas, os desenhos de processos industriais também utilizam símbolos para a comunicação.

Neste artigo, você vai saber tudo sobre a notação BPMN – o que é, como funciona, como surgiu e quais são as vantagens de utilizá-la. 

Continue lendo!

O Que É BPMN?

BPMN é a representação gráfica dos processos de uma empresa, feita com ícones que simbolizam cada uma das etapas da produção. 

A notação BPMN surgiu a partir do esforço de várias empresas de ferramentas de modelagem. Cada uma delas tinha a sua própria notação, mas isso dificultava a compreensão de clientes e usuários. 

A padronização foi uma iniciativa coletiva e hoje ela é mantida pelo Object Management Group (OMG), uma entidade internacional sem fins lucrativos que regulamenta padrões tecnológicos.

O BPMN é o novo código, já padronizado, e ele é capaz de maximizar a compatibilidade entre sistemas de informação e facilitar a comunicação entre stakeholders.

Como Funciona o BPMN?

Os símbolos da metodologia BPMN servem para simplificar a comunicação e descrever as relações entre as atividades operacionais. É importante que essa modelagem seja feita de ponta a ponta, integrando todos os departamentos e todos os processos da empresa. Afinal, a atuação integrada de todas as áreas é fundamental para a obtenção de bons resultados.

Como Funciona o BPMN?

Como você já sabe, a representação dos processos no BPMN é feita por elementos gráficos, que são essenciais para a representação dos processos e fluxos. 

A seguir, você vai saber mais sobre cada um dos elementos da modelagem BPMN.

Objetos de Fluxo

Os objetos de fluxo são elementos que definem o comportamento do processo, representando eventos, atividades e ações presentes no modelo. Esses elementos são definidos como:

  • events (eventos);
  • activities (atividades);
  • gateways (decisões).

Objetos de Conexão

São aqueles que têm o objetivo de definir as relações entre as atividades. Podemos dizer que esses elementos representam a forma como cada um dos objetos de fluxo se conectam. 

Os objetos de conexão se dividem em:

  • fluxo de sequência;
  • fluxo de mensagens;
  • uma associação utilizada para associar dados, textos e outros elementos vinculados aos objetos dos fluxos.

Raia de Piscina

A raia de piscina, ou swimlanes, é usada para simplificar modelos complexos. Ela divide os modelos em duas categorias, que representam a forma de organização dos objetos de fluxo:

  • piscinas: representam entidades do negócio em que são desenhados elementos que simbolizam processos;
  • raias: são subdivisões das piscinas, utilizadas para categorizar e organizar as atividades de um processo.

Artefatos

São elementos que podem ser adicionados para trazer informações extras sobre o modelo de negócio, como entradas e saídas de atividades de um fluxo de trabalho. Os artefatos são divididos em:

  • objetos de dados: conectam atividades por meio de associações;
  • grupo: serve para fazer documentação e análise;
  • anotações: trazem informações adicionais de atividades e fluxos de trabalho.

Quais as Principais Vantagens do BPMN?

Adotar a modelagem BPMN pode trazer alguns benefícios para o negócio. 

Veja quais são!

Principais Vantagens do BPMN

Comunicação;
Versatilidade;
Organização;
Análise de Desempenho.

Comunicação

Por ser uma linguagem padronizada e uma ferramenta de comunicação universal, o BPMN pode ser entendido por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Isso facilita a comunicação dentro da empresa, principalmente naquelas que têm atuação em mais um país.

Versatilidade

Outra vantagem do BPMN é a sua versatilidade. A metodologia pode ser aplicada a muitos tipos de processos, como operacionais, financeiros e administrativos. Assim, diversas áreas de uma empresa podem usufruir dos benefícios da modelagem.

Organização

A notação BPMN também facilita muito a organização dentro da empresa. Com todos os processos mapeados, é fácil ter uma visão ampla sobre as operações da empresa, e isso torna o processo de tomada de decisão mais fácil e acertado.

Análise de Desempenho

Por mostrar os processos de forma mais ampla, o BPMN também permite o acompanhamento e a análise de cada tarefa funcional da empresa. 

Isso ajuda a definir melhorias em processos existentes e a criação de novos processos. O resultado disso é uma operação mais produtiva e eficiente.

Além dessas vantagens, o BPMN pode ainda proporcionar algumas outras, como:

  • priorização de tarefas;
  • ajuda na identificação de requisitos de software;
  • ajuda na automatização de processos;
  • documentação e disseminação de processos, sejam eles novos ou já existentes.

Qual a Relação Entre BPMN e BPM?

É comum que profissionais da área de gestão confundam os conceitos de BPMN e BPM, afinal, as siglas são muito parecidas. No entanto, elas têm funções bem diferentes.

BPM (Business Process Management) é uma disciplina conhecida no mundo todo que tem o objetivo de integrar estratégias, tecnologia e os objetivos de uma empresa por meio do foco nos processos de ponta a ponta. 

Ou seja, é uma forma de visualizar as operações do negócio, compreendendo tudo o que é necessário para que se entregue um produto de qualidade, com o cliente no centro do processo.

Já o BPMN é uma notação, como você já sabe, é um conjunto de símbolos utilizados para representar os processos de ponta a ponta da empresa, para que eles possam ser entendidos com mais facilidade.

Em resumo, o BPM pode ser considerado uma filosofia gerencial, enquanto o BPMN é uma notação proveniente dessa disciplina. O BPMN, portanto, tem o objetivo de apoiar o BPM e facilitar a sua implementação.

Apesar de ser complexo, o BPMN é um sistema benéfico, que traz mais compreensão sobre os processos da organização, facilita a comunicação e torna a sua execução mais prática.

Quando todo o time internaliza os símbolos e informações, o diagrama se torna mais fácil, assim como todo o trabalho dentro da empresa!

Deixe um comentário

5 × dois =