Fazer o cadastro de clientes é uma forma de centralizar todas as informações de pessoas físicas ou jurídicas que já tiveram contato com a sua empresa.
Assim, o time tem acesso fácil a informações sobre esse público e pode usar o banco de dados para ter insights interessantes e divulgar os seus produtos ou serviços.
São diversos os benefícios que um cadastro de clientes completo pode trazer para a empresa. Neste artigo, além de conhecê-los, você vai saber o que não pode faltar no seu cadastro e conferir as nossas dicas para usar essas informações para vender mais.
Boa leitura!
Índice de conteudos:
O cadastro de clientes é o registro de uma série de informações sobre todas as pessoas que já tiveram contato com a sua empresa, sejam elas físicas ou jurídicas. Essas informações são inseridas em um sistema que armazena e organiza os dados.
Aos poucos, a empresa vai criando a sua base de dados, com informações pessoais e até mesmo as preferências de cada cliente. Com isso, pode planejar melhor as suas ações de marketing, vendas e até mesmo o lançamento de novos produtos.
O cadastro de clientes é uma ferramenta importante para o relacionamento entre a marca e seu público. É por meio dele que a empresa consegue fidelizar clientes, fazer novas vendas e oferecer um atendimento personalizado.
Consultando o cadastro, o profissional de vendas pode saber quais produtos um cliente costuma comprar, quais itens buscou e não encontrou e quais comprou apenas uma vez. Assim, pode entrar em contato sempre que um item do seu interesse estiver à disposição.
Além dos benefícios para a empresa, isso também deixa o cliente mais satisfeito. Ou seja, é uma relação em que todas as partes envolvidas saem ganhando.
Falando em benefícios, vamos listar aqui as principais vantagens de começar a fazer o cadastro de clientes na sua empresa!
Consultar o cadastro de clientes é o primeiro passo para oferecer atendimentos personalizados.
Tendo em mãos informações como histórico de compra, produtos preferidos e datas de aniversário, por exemplo, o time da empresa pode planejar ações, mensagens e até descontos exclusivos.
Assim, fica mais fácil fechar a venda e oferecer uma experiência positiva ao cliente.
Clientes satisfeitos tendem a indicar a marca para amigos, parentes e até mesmo pessoas da sua relação profissional, a depender do tipo de produto ou serviço.
Por isso, usar o cadastro de clientes como forma de oferecer um atendimento personalizado é uma forma indireta de atrair novos consumidores.
A reativação de clientes antigos também é uma forma de usar o cadastro para aumentar as vendas da empresa.
Com o histórico de compras à disposição, a equipe de vendas consegue ver quando o cliente fez a sua última compra e entrar em contato para oferecer reposições.
Nesse momento, o time pode fazer ofertas, enviar descontos e até mesmo apresentar novos produtos, fidelizando o cliente.
E como a venda não termina quando o cliente adquire o produto, o cadastro de clientes também pode ser utilizado para impulsionar a sua estratégia de pós-venda.
Tendo registradas todas as informações sobre o cliente e as compras que fez, o time pode entrar em contato para colher feedbacks, oferecer dicas de utilização e colocar em prática algumas estratégias de fidelização.
A possibilidade de manter contato com os clientes e colher feedbacks ajuda a empresa a entender quais são os pontos positivos e negativos dos seus produtos.
Essas informações servem como base tanto para o aprimoramento dos produtos que já são trabalhados como para a criação de novos produtos que possam satisfazer necessidades dos clientes que ainda não foram atendidas.
O primeiro passo para fazer um cadastro de clientes é treinar a sua equipe para colher essas informações de uma forma que não pareça invasiva.
É preciso deixar os clientes confortáveis para compartilhar informações pessoais e preferências, sem que eles achem que vão receber e-mails e ligações todos os dias.
Depois, as informações recebidas devem ser registradas em algum lugar. Se você está começando e tem poucos clientes, pode usar uma planilha simples.
No entanto, caso tenha um volume maior de dados, o mais indicado é contar com um sistema específico para isso, como um CRM ou até mesmo um ERP mais completo, que ofereça essa funcionalidade.
Esse tipo de sistema, além de armazenar todos os dados, também organiza as informações e permite que você encontre clientes usando filtros.
Assim, consegue criar listas de clientes com determinadas características em comum, o que facilita muito a execução de planos de marketing, por exemplo.
Além disso, esse tipo de sistema torna o próprio processo de castração mais fácil e ágil.
Para um cadastro de clientes completo, é importante que você solicite os seguintes dados:
Para cadastro de pessoas jurídicas, você deve ter, além das informações básicas sobre a empresa, como razão social, CNPJ e ramo de atuação, os dados da pessoa responsável pelo contato com o seu negócio.
É importante deixar claro que essa lista não é uma regra e que ela pode ser personalizada de acordo com as especificidades do seu negócio.
Fique livre para acrescentar ou até mesmo retirar alguns campos do seu cadastro, de modo a deixá-lo mais completo e facilitar o processo para o seu time e para o cliente.
Como falamos, os dados disponíveis no cadastro de clientes podem ser usados como base para desenvolver novos produtos, que resolvem necessidades do seu público, oferecer um atendimento personalizado e até mesmo para a divulgação de novas campanhas de marketing e vendas.
Quando o cliente recebe ofertas de produtos pelos quais se interessa e um atendimento de excelência pela empresa, as chances de fazer a compra aumentam, assim como a possibilidade de indicação da marca para pessoas conhecidas.
A Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, entrou em vigor no país em 2020 e, desde agosto de 2022, são aplicadas multas para as empresas que as descumprem. O objetivo da lei é proteger os dados dos cidadãos, evitando que eles sejam divulgados sem autorização.
A lei traz uma série de normas sobre a coleta e tratamento de dados por empresas e é preciso conhecer bem os seus termos para evitar problemas.
Entre as principais mudanças estabelecidas pela LGPD estão a necessidade de autorização do titular para a coleta de informações e a empresa precisar deixar claras as finalidades da coleta.
O cadastro de clientes é uma ferramenta importante para qualquer empresa, pois permite conhecer melhor o seu público e usar informações como base para o planejamento estratégico, planejamento de marketing, estratégias de vendas e até mesmo o desenvolvimento de novos produtos.
Tomando todos os cuidados necessários em relação à lei e utilizando um sistema que facilite esse processo, a empresa só tem a ganhar quando mantém uma base de dados completa sobre os seus clientes!