gestor biscando informacoes de como a tecnologia e processos podem ajudar durante a crise

Como as tecnologias e processos podem ajudar em momentos de crise?

A instabilidade econômica que estamos vivendo, devido a pandemia do coronavírus, é uma das maiores consequências que as organizações estão enfrentando. Nesse cenário, é preciso buscar alternativas viáveis para se manter ativo e competitivo no mercado, como investir em tecnologia e processos em tempos de crise.

Esta crise está forçando muitas empresas a se adaptarem a reduções de custos, mas há exceções. Enquanto uma parte enxuga os negócios, outra faz o caminho inverso: investe em tecnologia mirando tempos melhores, por meio da automatização de processos internos e externos gerada pela adoção de softwares, dentre eles os de gestão.

É fundamental que você foque seus esforços para o momento da retomada. Dentre as ações que você pode adotar, está a utilização de softwares para auxiliar na gestão, afinal, o desconhecimento de ferramentas para gestão é um dos principais problemas para PME. Além disso, há os auxílios propostos pelo governo, que podem ser uma boa saída.

O que fazer em momentos de crise?

A tecnologia pode ajudar sua empresa a combater a crise porque ela lida com aspectos essenciais do negócio: relacionamento, processos e produto.

Esses três aspectos devem ser reconsiderados em momentos de crise e aprimorados. É muito comum nessas situações que as empresas procurem somente economizar e reduzir o máximo que conseguirem. Mas para esses três itens, a palavra da vez é otimizar!

Como utilizar a tecnologia a favor da minha empresa?

Existem diversos recursos e ferramentas disponíveis no mercado, tanto de forma gratuita como de forma paga que poderão te auxiliar a enfrentar momentos de crise como a se preparar para a retomada. Vamos conhecer?

Plataformas de relacionamento

A tecnologia pode ajudar sua empresa a combater a crise porque ela permite estreitar o relacionamento com o seu cliente. As novas plataformas são excelentes canais para melhorar a comunicação entre todos os públicos, como colaboradores, fornecedores e clientes.

Assim, você pode posicionar sua marca de forma mais otimizada, melhorar a qualidade dos seus serviços e aumentar a rapidez de respostas. Além disso, essas novas ferramentas podem trazer insights poderosos sobre as preferências e o comportamento desses públicos tão importantes para seu negócio.

Base de dados

Nos dias atuais, o uso de dados é essencial para qualquer empresa de qualquer segmento. Mas não basta somente armazenar esses dados, é preciso saber usá-los da melhor forma.

Por isso, apostar em ferramentas de Big Data, Analytics ou Business Intelligence, por exemplo, são ótimas opções para diferenciar seu negócio. Com essas plataformas, você pode obter dados estratégicos de monitoramento, gestão e compartilhamento de dados. Essas informações podem ajudar você a repensar estratégias, rever processos e detectar falhas e atrasos no seu negócio.

Automação de processos

Uma das formas mais simples e eficazes de inovar dentro da sua empresa é melhorar os processos internos. Isso porque essas mudanças vão afetar diretamente em todo o negócio e também no produto final.

Por isso, usando análises de dados, como citamos acima, reveja aquela área problemática ou aquele gasto de tempo desnecessário com atividades operacionais. Após identificar esses pontos, utilize ferramentas para otimizar esses processos, como digitalizações e automações. Assim você elimina o que pode estar sendo prejudicial e torna seu processo mais eficaz!

Computação em nuvem

Já falamos da computação em nuvem por aqui, mas é sempre importante lembrar: ela é a chave para qualquer empresa inovar!

Principalmente em tempos de crise, a nuvem pode ser a saída tanto para reduzir custos quanto para melhorar o desempenho do seu serviço.

Sabe por que? Com a computação em nuvem, você pode utilizar os serviços de armazenamento e backup em nuvem. Além de menos custosos, eles são também mais seguros e garantem a segurança dos seus dados.

Além disso, o serviço em nuvem garante mais disponibilidade dos dados para os seus clientes. Imagine só, em momentos de crise, o cliente não conseguir acessar seus dados no seu site?

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Por que investir em tecnologia durante a crise?

É fato que as empresas estão buscando cada vez mais formas de reduzir erros, retrabalhos e custos, bem como elevar seu faturamento e expandir seus negócios. Entretanto, A transformação digital está proporcionando grandes mudanças nas relações sociais, principalmente nas demandas dos clientes. Por isso, um dos motivos principais para investir em tecnologia é a otimização da experiência do cliente.

Mas como investir em tecnologia durante uma crise? Separamos algumas dicas para te ajudar neste processo!

Tenha acesso a informações-chave

Ter um acesso rápido a informações sobre a gestão da sua empresa é fundamental para que você possa tomar decisões de forma rápida e assertiva. Por exemplo, você conhece a frequência de compra dos seus clientes? Sabe a média de faturamento de cada um? Estes dados são essenciais, afinal, você conseguirá saber se às compras estão diminuindo e, com isso, você poderá ligar para o seu cliente e entender o que está acontecendo.

Além disso, ter um cadastro completo de todos os seus clientes se torna algo essencial, logo, você poderá enviar promoções, cupons de descontos especiais, e-mails parabenizando por alguma data especial e assim construir uma relação.

Indicações

Sabe-se que as pessoas confiam muito em indicações de amigos, não é mesmo? É muito mais fácil comprar quando alguém da sua confiança já comprou e gostou, certo? E que tal, no momento do fechamento de uma venda, você pedir uma indicação do seu cliente? Você pode até oferecer algum benefício em troca, como descontos na próxima compra ou a participação em algum sorteio.

Saiba quem é referência

Conhecer e estudar a trajetória de quem é referência no seus segmento pode ser uma ótima fonte de ideias. Estude a fundo outras empresas que são referência em outras áreas, assim, você irá conhecer diversas estratégias que podem ser aplicadas em seu negócio.

Mas não se esqueça de verificar se às estratégias são aplicáveis na sua empresa ou então adapte para a sua realidade.

Faça cursos

Durante este período de quarentena, diversas empresas e faculdades estão disponibilizando cursos das mais diversas áreas de forma gratuita e online. Aproveite e faça alguns cursos!

Com certeza você irá aprender técnicas novas, conhecer softwares e estratégias que poderão te ajudar, e muito, a superar esta crise e estar pronto para a retomada.

Dica bônus!

Uma dica bônus para você, é conhecer a associação empresarial da sua cidade/região. elas possuem muitas maneiras de auxiliar às empresas, seja por meio de cursos, informações e networking, elas são sempre um local de geração de conhecimento com foco no mercado!

Como implementar novos processos?

Em tempos de incertezas e instabilidades, é fundamental desenvolver o seu próprio diferencial competitivo e tornar seu empreendimento mais dinâmico e com maior capacidade de adaptação às mudanças.

Empresas engessadas não conseguem sobreviver às flutuações da economia, ainda que tenham uma marca forte e sólida.

Para reverter esse quadro, deve-se promover a inovação e o aperfeiçoamento constantes, mostrando à concorrência que sua companhia tem maturidade e competência, mesmo quando o cenário econômico está desfavorável.

Portanto, para que você consiga implantar novos processos ou tecnologias em seus negócios é fundamental que você se dedique muito e tenha bastante disciplina. Além disso, evite procrastinar tarefas. Para auxiliar crie cronogramas, assim você terá tarefas para executar todos os dias e, com certeza, chegará ao final com tudo pronto!

O Sanon, co-fundador da WebMais, gravou um webinar com o Claiton Pacheco, da Cliente Amigo, sobre este tema. Que tal assistir e aprender um pouco mais?

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