mulher usando software em nuvem no laptop

Como um software em nuvem pode reduzir custos?

Imagem de Sanon Matias

Os avanços tecnológicos estão acontecendo cada vez mais rápido. Muitos deles nos passam despercebidos, pois não afetam diretamente nossa vida ou o dia-a-dia. Porém, algumas dessas mudanças são muito pertinentes e beneficiam nossa rotina e ações corriqueiras, tornando-as mais simples e fáceis de serem resolvidas, como a evolução do Software em nuvem.

Quer um exemplo? Vamos falar sobre segurança de dados. Há uns 10 anos atrás, como sua empresa realizava os backups do seu banco de dados? Através de disquetes diários? Muitos aqui vão sentir aquela nostalgia só de lembrar dessa tecnologia tão obsoleta, não é mesmo? Ela foi seguida pelo CD, que deu lugar ao HD externo e aos Pen drives. Hoje, essas mídias físicas deram lugar à uma tecnologia mais moderna e segura: o armazenamento em nuvem!

É com esse exemplo prático, e que tem tudo a ver como o tema desse post, que queremos começar essa conversa. Reflita sobre como essas evoluções tecnológicas impactaram os custos da sua empresa: redução de custos com compra de mídia, extinção de custos para armazenamento dessas mídias, redução do tempo gasto para realizar esses backups, consequentemente impactando positivamente na produtividade da equipe, ou da pessoa responsável por esse processo, sem falar na extinção da possibilidade de falha humana!

Conseguiu perceber como uma simples mudança tecnológica pode impactar positivamente, de diversas formas, sua empresa? Então está na hora de falarmos sobre as vantagens da utilização de um software ERP em nuvem, e como essa opção pode ajudar sua empresa a reduzir custos.

erp na nuvem webmais

O que é um software em nuvem?

Antes de falarmos especificamente sobre os softwares que funcionam através dessa tecnologia, vamos definir seu conceito:

A computação em nuvem consiste no princípio de utilizar aplicativos e arquivos através da internet, do seu navegador, sem ter que instalar programas e arquivos no seu computador. Por exemplo, quando você utiliza um sistema de gestão de arquivos baseado em computação em nuvem, como o Google Drive, o acesso e edição desses arquivos acontece através do seu navegador, mas os dados e alterações realizados ficam salvos na nuvem. Ou seja, você poderá acessar esse mesmo arquivo, a partir de outro computador ou dispositivo com internet, sem perder o trabalho anteriormente iniciado.

Quando falamos de softwares, e especificamente, softwares de gestão, a tecnologia em nuvem só veio para somar e tornar a experiência de gestão mais prática e eficaz.

Um software em nuvem atua através de um registro, normalmente vinculado à uma conta de e-mail. Esse registro dá acesso ao usuário, que pode realizar seu login no software através do seu navegador e ali realizar todas as operações necessárias.

Quanto à questão de segurança dos dados, os softwares que operam em nuvem também realizam toda a guarda de informações nesses ambientes virtuais, garantindo assim a segurança dos dados da empresa. Mas vamos falar mais sobre as vantagens do armazenamento em nuvem a diante.

Guia ERP para gestores

Vantagens da utilização de tecnologia em nuvem

Agora, vamos falar um pouco sobre as vantagens da utilização da tecnologia em nuvem:

Acesso remoto: Vivemos num mundo globalizado, onde interagimos com empresas de outra cidade, outro estado ou até mesmo de outros países. Nesse cenário com possibilidade de deslocamentos constantes seu software de gestão não pode ficar preso entre quatro paredes! O acesso ao ERP através de qualquer computador com internet é mais do que uma comodidade, é uma vantagem estratégica!

Segurança de dados: Como já mencionamos, os softwares em nuvem também realizam seus backups em ambiente virtual. A principal vantagem dessa prática, além da segurança garantida pelo armazenamento virtual, é a impossibilidade de falha humana, como o esquecimento da realização do backup. Realizado de forma automática através do software, seus dados estarão em segurança na nuvem!

Implantação facilitada: Todo o processo de implantação, manutenção e suporte do software se torna mais fácil, pois ele estará instalado num ambiente virtual, e não num servidor da sua empresa.

Confira mais sobre as vantagens e segurança do ERP em nuvem WebMais aqui!

Como um software em nuvem pode reduzir os custos da sua empresa

Agora, chegou a hora de falarmos sobre uma das melhores vantagens de se investir na contratação de um ERP em nuvem: a redução de custos!

E essa redução de investimento começa na contratação! Um sistema de gestão em nuvem é vendido através de licença de uso. Ou seja: você paga uma mensalidade para utilizar o software, e com ele garante backup das informações, suporte e atualizações! No antigo modelo de venda e operação de softwares ERP as empresas adquiriam o software, que era instalado na empresa. Essa prática elevava muito os investimentos iniciais para aquisição do sistema. Além disso, a empresa não ficava livre de mensalidades, elas eram pagas da mesma forma, para garantir o suporte e atualizações!

Outra questão interessante para lembrarmos é quanto à segurança, já que o custo com backups é absorvido pela mensalidade do software em nuvem, que acontece automaticamente, como já explicamos acima.

A tecnologia do software em nuvem também garante redução de custos estruturais na empresa. Já que o sistema pode ser acessado de qualquer computador, sem a necessidade de se manter um servidor para instalação do banco de dados!

As inovações tecnológicas surgem para suprir necessidades humanas, e dessa forma a computação e armazenamento em nuvem surgiram para ajudar sua empresa a operar de forma mais segura e unificada, garantindo acesso facilitado às informações e operações de gestão do negócio!

Deixe um comentário