pessoa higienizando as maos com álcool gel para a prevenção do coronavirus

Cuidados fundamentais para evitar o contágio pelo novo coronavírus

Imagem de Sanon Matias

Estamos vivendo uma situação de extrema preocupação e cuidados para reduzir a disseminação do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil, já que pequenas medidas podem ser fundamentais para evitar o contágio.

A preocupação, a medida que novos casos são confirmados no país é iminente e a melhor saída é a busca por informações concretas sobre as mais maneiras mais eficazes de prevenção. A situação no Brasil ainda não é das mais graves e para evitar que você e seus colaboradores adoeçam, preparamos este conteúdo com as melhores dicas e boas práticas com os cuidados na indústria contra o novo coronavírus.

O que é o novo coronavírus?

O coronavírus é uma família de vírus que teve o seu primeiro registro em 1937. este vírus acabou se modificando ao longo do tempo e, por isso, acabou recebendo nomenclaturas diferentes. Em dezembro de 2019 foi descoberto um novo tipo em um mercado de animais vivos na China, que ficou conhecido como novo coronavírus.

O coronavírus pode causar infecções respiratórias desde um simples resfriado até uma pneumonia severa. Isto vai depender de vários fatores como idade e imunidade. Mas quais os sintomas?

  • Febre;
  • Espirros;
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Falta de ar.

Os vários tipos do coronavírus causam doenças respiratórias e a forma mais eficaz de identificar a infecção pelo vírus é procurar um médico assim que os sintomas se manifestarem.

Cuidados para evitar a contaminação do coronavírus

Existem alguns cuidados simples para reduzir ou evitar o contágio pelo novo coronavírus, onde os principais envolvem os hábitos de higiene.  As principais formas de contaminação são pelo ar ou por contato pessoal com secreções — saliva, tosse e espirro — contato pessoal próximo, com objetos ou superfícies contaminadas e contato com a boca, nariz ou olhos, daí a importância da higienização adequada das mãos. Confira as dicas que separamos para você, com base nas recomendações da OMS e Ministério da Saúde.

Medidas de higiene pessoal

Como a sua transmissão ocorre por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente, lavar bem as mãos com água e sabão frequentemente e o uso do álcool gel são medidas básicas não só para a prevenção do novo coronavírus, mas também para o H1N1, influenza e diversos outros vírus e bactérias.

Além disso, manter seus instrumentos de trabalho limpos e higienizados é fundamental, bem como objetos que são utilizados por todos ou objetos seus que foram emprestados.

Evite aglomerações

Sabemos que nem sempre é possível evitar aglomerações. Uma medida muito eficiente que pode ser adotada são os cuidados ao tossir e evitar apertos de mãos.

Para as atividades administrativas, é recomendado a não realização de reuniões presenciais e, se possível, o famoso home office. Veja como um sistema em nuvem pode te ajudar!

Cuidados ao tossir e espirrar

O ato de tossir ou espirrar pode disseminar diversos microorganismos no ar, e se você estiver contaminado com o novo coronavírus, poderá contaminar todos ao seu redor.

Por isso, sempre que tiver a necessidade de tossir ou espirrar, utilize lenços descartáveis. Caso não tenha algum ao seu alcance, cubra sua boca e nariz com o antebraço e higienize imediatamente e seque com papel toalha descartável.

Mantenha os ambientes bem ventilados

A circulação de ar é primordial. Todas as medidas listadas não adiantam nada se os ambientes não estiverem sempre bem arejados e as janelas abertas. Manter o ambiente de trabalho onde muitas pessoas ficam confinadas é de extrema importância, já que o ar é o principal meio de transmissão do coronavírus e deixá-lo sempre renovado é primordial.

E fique sempre atento aos seus colaboradores. Se algum deles apresentarem os sintomas, leve-o imediatamente ao hospital mais próximo e avise as autoridades de saúde que ele teve contato com as pessoas da sua empresa.

Medidas e alterações no atendimento da WebMais

A WebMais Sistemas, diante da situação causada pela pandemia do novo coronavírus, entende que estamos vivendo uma situação delicada e que exige prudência e cautela.

Estamos trabalhando para manter a saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores, por isso permanecemos trabalhando, porém de forma remota. 

Como irá funcionar os atendimentos e solicitações:

Em virtude do Decreto 515/2020 do Governo do Estado de Santa Catarina e por entender que precisamos fazer a nossa parte, a WebMais Sistemas informa que seu atendimento será realizado exclusivamente online. 

Todos os nossos colaboradores estão em regime de trabalho remoto e, por isso, as solicitações dos clientes serão prontamente atendidas pelos canais de chat e ticket.

Ao final do prazo de 15 dias (02/04), vamos reavaliar a situação e comunicaremos novas medidas caso necessário.

Pedimos que mantenham a tranquilidade, pois estamos preparados para solucionar da melhor maneira todas as necessidades de nossos clientes que porventura surgirem.

Reforçamos ainda, que nossos sistema de gestão pode ser acessado remotamente, inclusive, nós mesmos estamos utilizando desta maneira.

Vamos compartilhar dicas em nossas redes sociais para enfrentarmos juntos este período necessário de afastamento social. Contamos com a compreensão e o comprometimento de que cada um de nós faça a sua parte neste momento tão delicado.

Deixe um comentário