Fortaleça sua tomada de decisão!

Como Está Sua Tomada De Decisão? Veja 9 Práticas Para Melhorar

Imagem de Sanon Matias

O processo de tomada de decisão em uma empresa não pode ser menosprezado. Isso porque ele contempla desde pequenas atividades do dia a dia até importantes questões de gestão e do futuro do negócio.

Então, é por esse motivo que a tomada de decisão empresarial deve acontecer de maneira científica, baseada em informações e dados relevantes, que deem embasamento à decisão tomada.

Assim, minimiza os riscos e evita que as consequências da decisão sejam negativas para a empresa.

Uma forma de fazer isso é por meio do ERP da WebMais, que centraliza todos os dados para você agilizar suas decisões de forma embasada.

A boa notícia é que você pode agendar uma demonstração gratuita do software agora mesmo.

Mas, além disso, é importante conhecer mais sobre as tomadas de decisões de um negócio. É o que explicaremos a seguir!

BANNER Cupom tá on abril 2024

O Que É A Tomada De Decisão Nas Organizações?

A tomada de decisão na empresa é o ato de fazer escolhas que podem impactar os resultados e o futuro do negócio.

Essas decisões podem ser relacionadas a uma série de fatores, desde a criação de produtos até a gestão de pessoas e finanças.

Atualmente, as tomadas de decisão fazem parte da rotina de qualquer empresa.

Em alguns negócios, decisões são tomadas todos os dias e, para que elas sejam o mais acertadas possível, é preciso fazer isso de forma inteligente e estratégica.

Quais São Os Tipos De Tomada De Decisão?

Existem alguns tipos de tomadas de decisão e vamos falar um pouco mais sobre elas agora!

Tomada De Decisão Intuitiva

A tomada de decisão intuitiva baseia-se em “pressentimentos” ou “sexto sentido”, muitas vezes sem uma análise profunda de dados ou informações.

Essa abordagem pode ser útil em situações que exigem rapidez ou quando o volume de informações é muito grande para uma análise completa.

Por exemplo, um CEO decide investir em um novo mercado com base em sua intuição sobre o potencial do negócio.

No entanto, por falta de base lógica e objetiva, tem maior risco de erro e também dificuldade em explicar e justificar a decisão para outros stakeholder.

Tomada De Decisão Com Base Em Valores*

A tomada de decisão baseada em valores é aquela que se apoia nos valores do gestor e da empresa. Elas consideram as suas referências e influências, além de conceitos com a visão e a missão da organização e a moral de certo e errado.

Por exemplo, uma indústria de alimentos decide não usar ingredientes transgênicos em seus produtos, mesmo que isso signifique um aumento nos custos.

Já suas desvantagens envolvem a dificuldade em definir e operacionalizar valores e levar a decisões sub otimizadas do ponto de vista financeiro.

Tomada De Decisão Racional

A tomada de decisão racional envolve a coleta e análise sistemática de informações para identificar a melhor opção. Essa abordagem é mais demorada e complexa, mas oferece maior segurança e confiabilidade.

Sendo assim, podemos chamá-la de decisão baseada em dados. Nesse processo, o gestor analisa dados coletados e criados pela empresa para entender qual a melhor decisão a se tomar.

Um exemplo bem claro é a compra de matéria-prima, que deve ser feita com base em conhecimentos sobre os produtos, que têm maior saída e a atual situação do estoque da empresa.

Então, para tomada de decisão sobre o que e quanto comprar, é preciso analisar esses e outros dados do negócio, como a sazonalidade.

Porém, esse tipo de decisão pode ser demorada até coletar todas as informações necessárias, mas reduz os riscos de erros e arrependimentos.

Ilustração de homem negro com camiseta laranja, apontando para uma lista com "os tipos de tomada de decisão nas empresas:

- Intuitiva
- Com base em valores
- Racional
- Colaborativa
- Especializada"

Uma forma ágil e prática de reunir dados sobre o negócio é com um sistema ERP, que integra todos os setores e fornece informações em tempo real, armazenadas em um único ambiente.

Tomada De Decisão Colaborativa

Esse tipo de tomada de decisão envolve a participação de diversas pessoas no processo decisório. Permite obter diferentes perspectivas e insights, aumentando a qualidade da decisão.

Mas, pode ser mais demorada e complexa devido ao número de pessoas, e exige habilidades de comunicação e negociação para chegar a um consenso.

Por outro lado, é ideal para ter maior diversidade de ideias e soluções e aumento da capacidade de lidar com problemas complexos.

Normalmente, uma equipe de pessoas de um ou mais setores se reúnem para solucionar um desafio comum, fornecendo uma chuva de soluções, até encontrar a ideal.

Tomada De Decisão Especializada

A tomada de decisões especializadas requer a consulta a um especialista em um tema específico. É útil quando a empresa não possui o conhecimento ou expertise necessário para tomar uma decisão por conta própria.

Afinal, é uma maneira de ter acesso a conhecimento e experiências específicas, que trazem maior segurança e confiabilidade para decidir, pois diminui riscos.

Por exemplo, uma empresa pode contratar um consultor financeiro para auxiliá-la na escolha de um novo investimento.

Qual A Importância Da Tomada De Decisão Nas Empresas?

Estabelecer um processo racional de tomada de decisão é muito importante para o futuro e crescimento das empresas.

No meio corporativo, precisamos ao máximo deixar de lado a intuição, os achismos ou percepções pessoais, dando lugar às informações confiáveis e dados reais sobre o negócio.

Isso porque, muitas vezes, o gestor se depara com situações que demandam decisões muito sérias, que podem gerar um impacto positivo ou negativo no negócio.

Então, é nesse momento que um processo estruturado para avaliação das opções e tomada de decisão será peça-chave para o sucesso ou fracasso das ações que serão colocadas em prática.

Por isso, recomendamos que as decisões sejam baseadas em informações, dados sérios e opiniões relevantes. Para as decisões mais sérias e com maiores impactos na estrutura da empresa, monte um processo formal para realizá-las.

Como Ocorre O Processo De Tomada De Decisão?

Na literatura administrativa, encontramos muitos materiais que abordam o processo de tomada de decisões empresariais. O autor Chiavenato sugere que esse processo deve acontecer em seis etapas. Veja:

Saber o problema ou oportunidade que deve ser abordado: condição especial para compra de um equipamento para melhorar o processo produtivo da empresa.

Buscar dados, fatos e informações sobre o problema ou oportunidade em questão: realizar pesquisa de mercado para levantar os custos médios do equipamento, determinar quais seriam os pontos positivos e negativos em caso de compra, avaliar o caixa da empresa e formas de pagamento para o equipamento.

Ilustração de homem branco, pensativo, ao lado de duas lâmpadas indicando ideias, acompanhado do texto: É preciso entender os problemas da empresa para tomar boas decisões

Determinar várias alternativas para a solução: listar outras formas de melhorar o processo produtivo, como treinar os colaboradores ou otimizar as máquinas existentes.

Avaliar os custos, tempo de execução e eficácia de cada uma das opções: reunir a equipe, apresentar os custos para cada alternativa, as projeções financeiras da empresa e metas operacionais para o próximo período, avaliando assim se o investimento no equipamento será ou não viável.

Implementar a alternativa escolhida: comprar o equipamento e utilizá-lo para otimizar a produção.

Monitorar e verificar se a opção está surtindo efeito: avaliar a produtividade do departamento que recebeu o equipamento.

Etapas Do Processo De Decisão

Em resumo, as empresas que podem identificar e resolver problemas de maneira rápida e eficiente estão mais propensas a prosperar e se destacar em seus mercados.

Por isso, separamos as cinco etapas essenciais do processo de decisão empresarial, fornecendo insights e ferramentas valiosas para auxiliar na tomada de decisões estratégicas e bem-sucedidas.

Entender O Problema A Ser Resolvido

Primeiramente, é preciso definir e compreender completamente o problema que precisa ser solucionado. Isso envolve ir além dos sintomas superficiais e mergulhar nas raízes da questão.

Utilize técnicas como a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) e o brainstorming para identificar todos os fatores relevantes que contribuem para o problema.

Saber Como Tratar A Questão

Com uma compreensão clara do problema, é hora de explorar as diversas soluções e abordagens disponíveis. Use a criatividade e a expertise da equipe para gerar uma lista abrangente de opções.

Além disso, é importante que você realize pesquisas e análises aprofundadas para avaliar a viabilidade, os riscos e os benefícios de cada solução.

Levantar Dados

Dados precisos e confiáveis são essenciais para fundamentar a tomada de decisões. Então, utilize pesquisas de mercado, análises de dados históricos, benchmarking e outras ferramentas para coletar informações relevantes sobre o problema, as soluções potenciais e o contexto do mercado.

Você pode contar com um ERP para ter acesso a dados precisos e em tempo real, que fornecem relatórios completos para saber o que já aconteceu, está acontecendo e possíveis previsões.

O ERP da WebMais é uma excelente opção para integrar informações de todos os seus departamentos, para entender a situação real e identificar a solução adequada para o problema apontado.

Listar Possíveis Soluções

É hora de escolher a melhor solução. Estabeleça critérios de avaliação específicos e objetivos, como custo, tempo de implementação, impacto nos resultados e viabilidade técnica.

Utilize ferramentas como a matriz de decisão para comparar as diferentes opções de forma estruturada e escolher a que melhor se adapta às necessidades da empresa.

Escolher A Melhor Opção E Monitorar Os Resultados

A implementação da solução escolhida é crucial para o sucesso. Defina um plano de ação detalhado, com prazos, responsabilidades e recursos alocados.

Ilustração de homem subindo degraus, ao lado do texto: 5 etapas do processo de decisão

1. Entender o problema a ser resolvido
2. Saber como tratar a questão
3. Levantar dados
4. Listar possíveis soluções
5. Escolher a melhor opção e monitorar os resultados

Além disso, monitore os resultados de perto e use indicadores de desempenho chave (KPIs) para avaliar a efetividade da solução.

Adapte e refine a estratégia conforme necessário, com base nos dados coletados e no feedback recebido.

Por fim, é possível usar um software ERP para acompanhar os processos de mudanças para solucionar o problema definido inicialmente. Os dados são a chave para decidir sem arrependimentos!

Como Um ERP Pode Otimizar A Tomada De Decisão?

Agora que sabemos que decisões precisam ser tomadas com cautela, e que devemos criar um processo decisório baseado em informações e dados confiáveis, portanto, é a hora de reunir essas informações!

Aqui percebemos a importância que um software de gestão representa nesse processo.

Muitas vezes, sua deadline de decisão é muito curta. Algumas oportunidades batem à porta uma única vez e você precisa decidir de forma rápida! Ou então, sua empresa possui um problema sério, que precisa de solução urgente.

Nesse cenário, em que o tempo precisa ser otimizado ao máximo, você deve ter as informações necessárias em mãos, de forma confiável e rápida.

Com um sistema de gestão, você tem acesso a relatórios e informações gerenciais que podem dar embasamento à decisão que será tomada.

Além disso, ajudam garantir a saúde financeira da empresa, evitando gastos excessivos e que não condizem com as receitas do negócio.

Confira alguns relatórios e informações que podem ser relevantes na hora de você montar seu processo decisório:

  • Realizado/previsto;
  • Recebíveis a médio e longo prazo;
  • Projeção de vendas;
  • Gastos por centro de custo e tipo de despesa;
  • Saldo em estoque;
  • Provisão de pagamentos;
  • Histórico de recebimentos.

Um sistema de gestão ERP, e até mesmo um CRM para projeções de vendas, são ferramentas muito úteis para relacionar e analisar todas essas informações e dados.

Tendo um acesso facilitado a essas informações por meio do software, você pode destinar mais tempo à criação de cenários possíveis, opções alternativas e avaliação de prós e contras à decisão.

BANNER Precisa de um sistema ERP completo com CRM integrado? Conheça o ERP WebMais!

O Que É E Como Funciona A Análise De Dados Para Tomada De Decisão?

A análise de dados é o processo de manipulação de informações com o objetivo de avaliar padrões para que, assim, os gestores tomem decisões mais acertadas.

Ela começa com a obtenção de dados brutos sobre o negócio, seus resultados, comportamento dos consumidores e mercado.

Normalmente, esses dados vêm de redes sociais, pesquisas, sites, aplicativos e de departamentos da própria empresa.

Depois de coletados, os dados serão armazenados e organizados em relatórios, com ajuda de ferramentas como o ERP.

Na hora de tomar a decisão, o gestor vai analisar aquelas informações que podem ter alguma influência sobre a situação e, a partir disso, escolher a melhor alternativa.

9 Práticas Para Tomar Decisões Acertadas

Toda decisão tomada pode ter impactos positivos e negativos no negócio. Por isso, elas devem ser avaliadas com muito cuidado. Confira, a seguir, as nossas dicas para uma tomada de decisão mais acertada!

Identificação Do Problema E Análise Das Escolhas

O primeiro passo para uma decisão acertada é saber exatamente qual é o problema que precisa ser resolvido.

Além desse diagnóstico, também é preciso entender a magnitude do problema, considerando seu impacto atual e potencial, e a sua origem, procurando entender suas causas principais.

Definição De Planejamento Estratégico

Não deixe de se planejar para as consequências que podem surgir após a tomada de decisão.

E aqui não estamos falando somente sobre a preparação para lidar com comentários de chefes, colegas e do mercado, mas sobre a necessidade de lidar com as mudanças proporcionadas pela decisão.

Isso inclui avaliar os possíveis impactos da decisão em diferentes áreas da organização, identificar medidas para mitigar riscos e lidar com desafios que possam surgir.

Esteja aberto a ajustes e adaptações conforme a situação evolui, demonstrando flexibilidade e capacidade de resposta.

Estabeleça Metas De Longo Prazo E Use-As Para Medir Suas Decisões

Muitas vezes, gestores tomam decisões importantes pensando apenas nos objetivos de curto prazo do negócio. E, no primeiro momento, ela pode parecer a decisão correta, mas pode prejudicar os objetivos maiores do negócio.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, revise os objetivos de longo prazo da empresa e tente alinhá-los às suas necessidades de curto prazo.

Alinhe Seus Objetivos Com Seus Valores Principais

Também é importante alinhar a busca pelo cumprimento de objetivos aos valores da empresa e dos gestores.

Tomar uma decisão que ajuda atingir metas, mas compromete os valores do negócio nem sempre é a melhor opção no longo prazo.

9 dicas para melhores decisões

O ideal é que toda decisão reflita os valores organizacionais e éticos da empresa e seja coerente com a sua identidade.

Avalie E Reavalie Seus Gastos

Conhecer e analisar o fluxo de caixa da empresa é uma forma de avaliar prioridades e entender como elas estão sendo encaradas pelo negócio.

É importante que os gastos reflitam as prioridades da empresa – se isso não estiver acontecendo, talvez seja o momento de fazer um novo planejamento financeiro.

  1. Conhecimento De Todas As Áreas Da Empresa

Conhecer as necessidades e prioridades de cada área da empresa, assim como seus principais desafios, também é importante para uma tomada de decisão acertada.

Para isso, analise relatórios e converse com os colabores de cada setor.

Também use ferramentas de análise de dados e inteligência de negócios para obter insights mais precisos e detalhados sobre o desempenho de cada área e identificar oportunidades de melhoria.

Uma ótima dica é o uso de um ERP!

Entenda Os Impactos De Suas Decisões

Algumas decisões podem ter impactos pequenos, já outras, podem ter consequências amplas, principalmente quando se trata de finanças, processos e políticas internas.

Por isso, antes de bater o martelo, o ideal é levantar e analisar possíveis cenários para entender quais podem ser as repercussões da decisão no negócio.

Converse Com A Sua Equipe

Toda empresa depende dos seus colaboradores para ter sucesso.

Sempre que possível, envolva o seu time nas decisões, promovendo um ambiente aberto e inclusivo onde os membros se sintam confortáveis para compartilhar suas opiniões, ideias e preocupações.

Essa é uma forma de motivar e manter a equipe engajada. Além disso, pessoas que estão na operação podem contribuir com dados e insights interessantes sobre os processos.

E não se esqueça de reconhecer e valorizar as contribuições individuais dos colaboradores, demonstrando que suas opiniões são consideradas no processo de tomada de decisão.

Avaliação De Resultados

Por fim, não deixe de estar sempre acompanhando os resultados das decisões tomadas. Além de fazer você entender quais impactos estão acontecendo, essa análise serve como base para as próximas decisões.

Sendo assim, estabeleça indicadores chave de desempenho relevantes para cada decisão tomada, permitindo uma medição objetiva do impacto.

E claro, implemente sistemas de monitoramento contínuo para acompanhar os resultados ao longo do tempo, identificando tendências e padrões – aqui também vale o uso de um bom ERP.

BANNER Precisa de ajuda para tomar melhores decisões? Conte com o ERP WebMais!

Conclusão

Com este conteúdo você aprendeu que manter um processo decisório organizado e repleto de informações é vital para que a tomada de decisão aconteça de forma consciente e otimizada.

Entendeu também como estruturar esse processo de decisão em seis fases, e que tipo de informações deve avaliar e reunir em cada um desses pontos.

Além disso, foi alertado sobre a necessidade de ter informações realistas e confiáveis sempre à mão.

Por si só, isso é possível se tiver à disposição um software de gestão que seja bem utilizado e alimentado com as informações da empresa.

Portanto, esperamos ter conseguido demonstrar de forma clara, que sua empresa pode ganhar muito ao estruturar um processo de tomada de decisão baseado em informações e dados pertinentes.

Assim, evitando prejuízos e malefícios que podem aparecer após uma decisão tomada de forma imprudente!

Uma forma de ter acesso aos dados certos para decidir estrategicamente no seu negócio é com o ERP da WebMais.

Ele centraliza tudo o que acontece em seus departamentos, criando relatórios completos para direcionar suas escolhas.

Peça uma demonstração gratuita do sistema para ter acesso a tudo isso!

Deixe um comentário