Gestor estudando estrategias para alavancar as vendas em 2020

As estratégias mais promissoras para alavancar as vendas em 2021

Imagem de Sanon Matias

Não podemos negar que o ano de 2020 foi diferente do que muitos de nós prevíamos devido à pandemia do coronavírus. Com isso, o objetivo da grande maioria dos negócios para 2021 é alavancar as vendas e recuperar o que foi perdido. 

Entretanto, sabemos também que o mercado está bastante concorrido e que se destacar perante aos concorrentes não é fácil, por isso é tão importante desenvolver estratégias para alcançar suas metas. 

Assim, é importante que você elabore táticas de sucesso e tornar as suas vendas um processo de inteligência, com estratégias claras e utilizando sempre a tecnologia disponível para otimizar as suas decisões.

Mas talvez você possa estar se perguntando, como vou iniciar meu planejamento para 2021? Calma, nós vamos te ajudar com este artigo, trazendo as melhores estratégias para alavancar suas vendas para este novo ano!

Mudança de cenário nas vendas

Devido aos acontecimentos referentes ao COVID-19, as empresas tiveram que inovar na forma de realizar às suas vendas e investir nos canais digitais. Quem pensa que este impacto foi somente para às vendas diretas ao consumidor se engana.

Uma pesquisa da McKinsey & Company revelou que negócios B2B de 11 países diferentes percebem as interações realizadas por canais digitais mais valiosas para os seus clientes do que às realizadas pelos meios tradicionais, como visitas.

Ainda, 90% das vendas já estão sendo realizadas por intermédio da internet, utilizando ferramentas como videoconferência ou telefone. E não pára por aqui, os entrevistados revelaram que estes novos meios são mais eficientes do que os utilizados antes da pandemia.

O que podemos concluir diante desta pesquisa? Que o uso das tecnologias digitais para prospecção, cotação e vendas vieram para ficar e que sua utilização só tende a aumentar.

Além disso, muitas empresas tem um desafio e tanto para 2021: recuperar as vendas perdidas em virtude da pandemia do coronavírus. Por isso o planejamento de ações voltadas para aumentar as vendas é tão importante e precisa ser realizado com antecedência.

Planejando suas ações de vendas para 2021

Agora que você já está ciente do novo mercado, é chegada a hora de planejar suas ações de vendas. Mas como? Analisando seus clientes, o mercado que você está inserido e principalmente, as suas realizações dos anos anteriores. Após levantar todos os dados, você irá chegar na parte de orçamentos.

Não esqueça de levar os feriados em consideração! Você pode criar estratégias para algumas datas especiais que fazem sentido para o seu segmento.

Mas vamos com calma, que tudo será bem explicado por aqui, vamos lá?

Entenda seu público e mercado

O primeiro passo é entender com clareza os seus clientes, saber o que os motivaram a adquirir seu produto e o que foi decisivo para a compra. Outros dados importantes que você precisa levantar são a região ou cidade que vem a maioria dos seus clientes, profissão, gênero e gostos pessoais e se possível montar a sua persona.

De posse de todas estas informações, você poderá direcionar melhor suas ações, deixando-as mais assertivas e eficazes. Com isso, você já estará um passo à frente dos seus concorrentes.

Entender seu mercado a fundo é fundamental, você precisa conhecer os seus desafios e as suas dores para então saber como agir e principalmente se posicionar.

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Defina suas metas

Depois que você já conheceu e entendeu o mercado que está inserido, bem como seu potencial, você precisa definir suas metas para o novo ano e quantificá-las, principalmente quando se trata de crescimento.

Para facilitar o acompanhamento, você pode dividir as suas metas por período, por exemplo, a cada trimestre as vendas precisam aumentar x%, assim, você pode controlar melhor e realizando ajustes conforme o ano vai passando. 

Dependendo do comportamento do seu mercado e do modelo de negócio da sua empresa, você pode traçar metas sazonais, ou seja, específicas para determinado período, como a Black Friday ou Natal. Viu porque é tão importante estudar seu público e o mercado que você está inserido?

Como suas metas já estão definidas, podemos partir para a próxima etapa, as ações!

Crie ações

Este momento é a hora de definir as ações que serão realizadas para alcançar as suas metas, traçadas anteriormente. Você pode replicar ações que deram certo ou então criar novas estratégias.

Além disso, realize um levantamento das vendas e verifique se há alguma época do ano em que as vendas sofrem alterações por sazonalidade ou datas especiais, assim você poderá programar ações para evitar grandes oscilações ou criar campanhas para aproveitar o mercado aquecido. 

Depois de reunir todas estas informações você terá ótimos insights de como se posicionar no mercado e de ações para impulsionar suas vendas durante todo o ano.

Liste todas as ideias, por mais “fora da caixa” que elas pareçam em um primeiro momento. Com esta listagem em mãos, vamos partir para a próxima parte!

Realize orçamentos

Nesta etapa, antes de mais nada, você precisa levantar todos os gastos que estão envolvidos no seu setor de marketing e vendas, como salários, comissões, materiais de apoio (folders e flyers), marketing, softwares entre outros. Neste orçamento, você precisa relacionar todos os gastos que vão dar suporte às ações que você determinou para atingir as suas metas.

Depois de saber com exatidão quais os gastos do seu departamento, agora sim você poderá ver quais estratégias você conseguirá aplicar. Não se esqueça de aproveitar e verificar se é possível ajustar alguns destes gastos, assim, você talvez consiga colocar em prática aquele plano que você não tinha verba e que gostaria muito de ver em ação.

Desenvolvendo estratégias para aumentar as vendas em 2021

Construir estratégias de vendas pode parecer fácil, mas é sempre um desafio. Você precisa encontrar e incentivar pessoas a comprar seu produto ou serviço. Existem muitos métodos e você precisa entender quais são adequados ao seu projeto.

Nesta segunda parte deste artigo, vou sugerir a você algumas atitudes que certamente vão te ajudar a impulsionar as suas vendas! Vamos a dicas?

Venda para a sua carteira

Vender para quem já é cliente pode parecer uma estratégia inusitada, mas ela traz muitas vantagens ao seu negócio. Podemos elencar a redução do CAC (custo de aquisição de cliente) e do tempo de fechamento de venda como os grandes pontos positivos de vender para a sua própria base.

Outra vantagem de vender para sua carteira é que por já conhecerem seu produto e atendimento o esforço financeiro de vendas é menor, o que se torna um meio de girar o capital mais rapidamente na sua empresa. Com isso, essa receita dará suporte em ações de prospecção de novos clientes.

Uma dica: você pode utilizar ferramentas de baixo custo para impactar seus clientes, como e-mail marketing, sms e redes sociais.

Poder contar com vários canais de vendas é essencial, principalmente uma rede de parceiros. 

As vendas por indicação também estão subindo cada vez mais, afinal, nós confiamos em nossos amigos e sabemos que eles não indicariam um produto ou empresa ruim. Assim, você irá conseguir reduzir o ciclo de fechamento das vendas, bem como o CAC.

Tenha um canal de parceiros e programa de indicações

Se você não tem um programa de indicações ou parcerias, está na hora de desenvolver o seu! Pesquise como as outras empresas fazem e monte um que se adeque ao seu modelo de negócio. 

Vamos lançar um desafio para você: 

Liste 10 clientes que você tenha um bom relacionamento e, durante uma conversa, pergunte se ele está satisfeito com a parceria de vocês e se poderia indicar pelo menos 2 pessoas para quem você possa oferecer os seus produtos. Você vai se surpreender com o resultado, tenho certeza!

Construa cases de sucesso

Contar histórias de sucesso dos seus clientes é sempre bom. O case cria uma referência para novos consumidores e os deixa mais confiantes de que seu produto ou serviço é adequado às necessidades deles.

Outra grande vantagem do uso de uma história de sucesso é que seu cliente de estudo, com toda certeza, vai querer divulgar a sua história de sucesso, podendo alcançar novos leads para você.

Escolha e aborde contas estratégicas (ABM ou ABS)

Quem trabalha com vendas B2B, principalmente quando o ticket é mais alto, sabe que precisa estar atento e conhecer as melhores técnicas para fechar ótimos negócios, certo?

O método ABM ou Account Based Marketing é um processo de prospecção aplicado em públicos específicos. Basicamente você escolhe as empresas que gostaria de ter como clientes e cria campanhas de marketing próprias para atingi-las. Com isso, você atrai leads mais qualificados ao seu funil, elevando a sua taxa de conversão.

Já o Account Based Sales ou ABS, a abordagem de vendas é realizada com as pessoas chaves no processo, ou seja, com os tomadores de decisões. em grandes empresas, normalmente não falamos com apenas uma pessoa. Eles precisam sentir que o processo de venda é especialmente pra ele,  quanto mais personalizado for, maior será a sua chance de conversão.

Invista em marketing digital

O marketing digital, quando comparamos com o tradicional, é muito mais assertivo e barato. Com ele você pode mensurar quantas pessoas viram seu anúncio e qual mídia foi a responsável pela venda, por exemplo, google ads, redes sociais, blog ou e-mail marketing.

Além disso, você pode melhorar o posicionamento da sua empresa e fortalecer a sua marca. É provável que seus concorrentes já estejam investindo em novas mídias e canais, como vendas online. E você?

Treine a sua equipe

Ter uma equipe bem treinada e motivada é uma das melhores estratégias para impulsionar suas vendas. Para isso, a gestão tem papel fundamental, reconhecendo bons trabalhos e apoiando na resolução de conflitos.

Para demonstrar seu compromisso com o time de vendas, você pode proporcionar treinamentos, tanto externos como internos, podendo ser voltado às novas técnicas de vendas ou até mesmo para outras habilidades, as chamadas soft skills.

Invista na imagem da sua empresa e produto

Uma imagem sólida da sua empresa e do seu produto ou serviço é muito importante para as vendas, já que isso é levado em consideração no momento em que o cliente realiza a compra. 

Contar com uma baixa taxa de reclamações (e todas atendidas e solucionadas), produto de qualidade e entrega até a data combinada é o passo inicial para que seus clientes e futuros clientes comecem a enxergar credibilidade em seu negócio.

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Como a WebMais pode ajudar a aumentar as suas vendas em 2021?

Como já falamos neste artigo, a forma como as empresas vêm se relacionando e fechando vendas com os seus potenciais e atuais clientes vem mudando. E a WebMais está acompanhando estas mudanças.

Além do CRM e o app força de vendas, recentemente foram lançadas duas ferramentas para impulsionar ainda mais às suas vendas, o Portal B2B (Catálogo virtual) e a integração com e-commerce Tray.

O Portal B2B WebMais permite que o seu cliente tenha mais autonomia no momento da compra, podendo realizá-la de forma virtual. Assim você pode receber pedidos todos os dias, incluindo finais de semana, e não dependerá exclusivamente dos seus vendedores.

Já a integração com o e-commerce Tray, possibilitará que os pedidos recebidos no site já caiam automaticamente no seu ERP WebMais.

Conheça as funcionalidades do ERP WebMais e confira nossas soluções para te ajudar a alavancar suas vendas em 2021.

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