Vejo como a boa gestão da qualidade influencia sua empresa

O Que É Gestão Da Qualidade, Principais Vantagens E Pilares

Imagem de Sanon Matias

A gestão da qualidade é uma prática que ajuda a empresa a encontrar os melhores fluxos produtivos. Além disso, ela também dá destaque em meio à concorrência, além de facilitar o crescimento em um mercado tão competitivo.

Isso é fundamental para quem quer oferecer um bom produto ao cliente! Afinal, sem isso, fica difícil fidelizar consumidores e manter a boa imagem da marca no mercado.

Neste conteúdo, você vai saber tudo sobre gestão da qualidade: o que faz, quais são os seus princípios e benefícios que traz para os negócios.

Para complementar a sua leitura, preparamos um guia completo sobre PCP (Planejamento e Controle de Produção). Então baixe o ebook gratuito e melhore a qualidade do seu processo produtivo.

Agora, vamos lá. Boa leitura!

O Que É Gestão da Qualidade?

A gestão da qualidade é a prática de supervisionar todas as atividades e processos que fazem parte da criação de um produto ou serviço. O seu principal objetivo é garantir que as entregas sejam feitas conforme as expectativas e exigências dos clientes.

Ela se divide em dois suportes: a garantia da qualidade e a sua melhoria. O primeiro visa certificar que o produto está de acordo com o que é esperado. Já o segundo trata dos processos necessários para que o produto seja aperfeiçoado.

Podemos dizer, portanto, que a gestão da qualidade é um trabalho contínuo.

Como Surgiu A Gestão Da Qualidade?

A gestão da qualidade surgiu no período da Segunda Guerra Mundial, quando havia a necessidade de produzir materiais bélicos de qualidade.

O pioneiro na área foi o americano W. A. Shewhart, que ainda em 1931 fez uma publicação mostrando alguns conceitos sobre qualidade.

Ele ficou conhecido como o pai do controle estatístico da qualidade. Então, começou a estudar como esse controle poderia ser feito nas indústrias e outros locais de produção. Mais tarde, em 1950, Edwards Deming introduziu esse método no Japão.

Assim, Estados Unidos e Japão começaram a desenvolver os conceitos de gestão da qualidade, cada um da sua forma. Isso ocorreu até que os métodos começassem a se expandir para outros lugares.

Aqui no Brasil, a gestão da qualidade só ganhou destaque a partir da década de 1990. Isso porque, nesse ano ocorreu o início da utilização das normas ISO 9000 e com o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade. Ele foi criado pelo governo para ajudar na competitividade de produtos.

Quais Os Objetivos Da Gestão Da Qualidade?

O principal objetivo dessa prática é fazer a empresa ter uma cultura voltada para a qualidade. Quando isso acontece, cada colaborador entende a necessidade de se dedicar a isso e ao aprimoramento constante.

Como dizem os especialistas, a qualidade é uma corrida contínua em busca de melhoria, mas sem linha de chegada.

Como Funciona A Gestão Da Qualidade?

Agora que você já conhece o conceito de gestão da qualidade, vamos partir para a prática? Existe um conjunto de normas desenvolvidas especialmente para orientar as empresas na implementação dessa prática.

Os padrões são definidos pela American Society for Quality (ASQ), entidade presente em mais de 130 países. Além disso, todas as normas e conceitos constam no Quality Management System (QMS), ou sistema de gestão da qualidade.

O QMS define um método para documentar processos, procedimentos e responsabilidades. Assim eles vão ajudar a empresa a atingir os seus objetivos em relação à qualidade dos produtos ou serviços.

Em outras palavras, essa gestão funciona com o uso de tecnologias, ferramentas e workframes que ajudam a padronizar os processos. Nesse cenário, o envolvimento dos colaboradores e o apoio dos gestores são fundamentais para o sucesso das estratégias.

Quem define quais são as nomas de qualidade

Quais Os Fatores Para Uma Boa Gestão Da Qualidade Nas Empresas?

Hoje em dia, definir e controlar processos produtivos é essencial para que as empresas fabriquem dentro do padrão de qualidade esperado. Essa é a melhor forma de se manterem competitivas no mercado.

Portanto, fica claro que a produção não combina com improvisos. É por isso que o planejamento é o principal fator de sucesso para uma gestão da qualidade eficiente nas empresas.

Planejar e executar o plano é crucial para a produtividade e para que os resultados esperados sejam atingidos.

Além do planejamento, esses são alguns outros fatores para uma boa gestão da qualidade:

  • Estruturação do sistema de gestão;
  • Capacitação do time;
  • Constante revisão das estratégias;
  • Cultura de feedback;
  • Uso de tecnologias;
  • Entendimento sobre a percepção do cliente.

Quais Os 10 Princípios Da Gestão Da Qualidade?

Os princípios da gestão da qualidade são fundamentais para que uma empresa possa atingir seus objetivos e metas em relação à qualidade.

Esses princípios são estabelecidos pela norma ISO 9001, que é a Norma Internacional para a Gestão de Qualidade. A última atualização desta norma foi em 2015.

A ISO 9001 é amplamente utilizada para certificação de sistemas de gestão da qualidade em todo o mundo. E esse documento traz alguns itens indispensáveis para que as empresas consigam ter um melhor desempenho.

Então, a seguir, trouxemos para você 10 princípios para você fazer uma gestão de qualidade!

Foco No Consumidor

Um dos principais objetivos de criar produtos e oferecer serviços de qualidade é a satisfação do cliente. O ideal é, pelo menos, corresponder às expectativas, mas as empresas devem trabalhar para superá-las e surpreender positivamente.

Para isso, as organizações devem conhecer bem as necessidades dos consumidores. Assim, é possível criar produtos que sejam realmente úteis.

Liderança

É papel dos líderes das organizações transmitir uma cultura voltada para a qualidade. Além disso, é preciso criar e manter um ambiente de bem-estar. Nele, todos devem poder desempenhar as suas atividades da melhor forma possível e se sintam motivados pela liderança a alcançar os objetivos.

Gestão Dos Relacionamentos

Para garantir a qualidade e sustentar o crescimento do negócio, as empresas devem construir e manter bons relacionamentos com as demais partes envolvidas no trabalho, ou seja, os fornecedores.

O trabalho em equipe que surge por meio de alianças estratégicas e parcerias facilita a geração de valor e a satisfação das expectativas dos clientes.

Melhoria Contínua

Como já falamos, a gestão da qualidade visa a constante otimização de processos, para que o trabalho seja cada vez mais eficiente e desenvolva produtos de melhor qualidade.

Mas, para isso, é fundamental que os gestores das áreas estejam sempre analisando resultados e encontrando pontos de melhorias.

Engajamento Das Pessoas

Os gestores devem procurar fazer com que todos os colaboradores estejam engajados, cientes de suas metas e comprometidos com elas. Isso porque essa conscientização é fundamental para o crescimento da empresa.

Além do mais, quando todos entendem o impacto do seu trabalho, se sentem mais motivados e trabalham melhor.

Por isso, investir em capacitação e treinamento é tão importante quanto comprar matérias-primas de qualidade.

Líderes precisam engajar sua equipe

Abordagem Dos Processos

Todas as pessoas da equipe devem conhecer os processos da empresa e saber por que cada um é importante. Afinal, todos os processos estão inter relacionados e funcionam como um único sistema.

Tomada De Decisão

O processo de tomada de decisão dentro de um sistema de gestão da qualidade deve sempre se basear em fatos e dados provenientes de indicadores. É dessa forma que a gestão consegue tomar decisões mais acertadas e confiáveis.

Boa Relação Com Os Fornecedores

A boa relação com os fornecedores é uma parte importante da gestão da qualidade. Afinal, a sua relação pode afetar diretamente a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos por uma organização.

Assim, uma relação de parceria com os fornecedores pode trazer diversos benefícios para a organização, como melhor qualidade dos insumos fornecidos, preços mais competitivos, entrega pontual e maior flexibilidade.

Por isso, é importante que a organização trabalhe para desenvolver e manter uma boa relação com seus fornecedores.

Visão Sistêmica

A visão sistêmica é um elemento importante para a gestão de qualidade em uma organização. Isso porque ela implica em ver a organização como um sistema integrado, no qual todas as partes estão conectadas e influenciam o desempenho geral.

Isso permite que a organização possa avaliar e gerenciar riscos de forma mais eficaz. Além disso, você vai identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões mais informadas e embasadas em evidências.

Conscientização De Todos Os Colaboradores

A conscientização de todos os colaboradores é uma das chaves para a gestão de qualidade eficaz. Isso porque, quando a equipe está ciente dos objetivos e do papel que desempenham no processo, é mais fácil garantir que as práticas de qualidade sejam aplicadas consistentemente.

Por isso, é muito importante que os colaboradores saibam os passos para uma gestão de qualidade.

Qual A Importância Da Gestão Da Qualidade?

Você ainda não trabalha com gestão da qualidade na sua empresa? Então é hora de começar.

A ausência dessa prática nas indústrias pode trazer consequências como a impossibilidade de crescimento e a baixa competitividade. Em outras palavras, ela está diretamente relacionada ao sucesso ou fracasso de um negócio.

Ela é importante porque define critérios claros que a produção deve seguir para obter produtos de qualidade. E esses critérios se aplicam a todos os processos, sem exceção, desde a operação até o atendimento ao cliente.

Uma empresa com processos bem definidos e eficientes com certeza tem mais chances de se desenvolver e manter sua boa imagem perante o público.

Quais Os Benefícios Da Gestão Da Qualidade?

Investir na gestão da qualidade traz diversos benefícios para a empresa. Conheça os principais!

Aumento Da Produtividade

O trabalho padronizado, focado nos padrões de qualidade, diminui a incidência da necessidade de retrabalho, o que, sem dúvida, torna a rotina mais produtiva.

Controlando esses padrões com rigor, é possível ter processos mais produtivos não só na operação, mas em outras etapas da produção. Isso vai desde a concepção do produto até a sua venda.

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Satisfação Do Cliente

Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade dos produtos que compram, afinal, estão buscando soluções, e não problemas.

A gestão da qualidade é a melhor maneira de garantir que os seus clientes tenham acesso a produtos que realmente solucionem suas dores. Dessa forma, podem estar sempre satisfeitos.

Melhora Da Imagem No Mercado

A melhora da imagem da empresa perante o mercado é uma consequência do benefício anterior. Afinal, clientes satisfeitos, além de se tornarem fiéis à marca, tendem a indicá-la para pessoas conhecidas.

Assim, no longo prazo, essa satisfação pode fazer com que a sua empresa vire referência em sua área.

Crescimento Do Nível De Competitividade

A empresa que tem ao seu lado os seus próprios consumidores se torna naturalmente mais competitiva no mercado.

E a gestão da qualidade é muito importante para isso. Ela vai além da satisfação do público e promove a criação e o fortalecimento de diferenciais que podem chamar ainda mais atenção para os seus produtos.

Melhor Aproveitamento Dos Recursos

Voltando a falar sobre a operação, a gestão da qualidade traz a grande vantagem de permitir que o time aproveite de forma mais eficiente os recursos da empresa. Assim, além do trabalho mais produtivo, você evita retrabalhos e reduz custos.

Redução De Custo

A empresa que consegue ter processos mais eficientes, um time mais produtivo e clientes satisfeitos, naturalmente consegue também reduzir os seus custos de produção. E a consequência direta desse benefício é melhor ainda — a maior lucratividade.

Controle De Processos

Ter o controle dos processos é um dos benefícios que a gestão de qualidade traz. Isso porque, quando a empresa adota as práticas da gestão de qualidade, ela identifica e documenta todos os processos e procedimentos.

Isso faz com que se tenha um padrão e controle sobre os processos, os tornando consistentes e garantindo a qualidade.

Melhoria Da Comunicação Interna

Ter uma gestão de qualidade bem estruturada estimula a comunicação entre os colaboradores e setores. Assim, a troca de informações seja mais eficiente e reduz ruídos na comunicação.

Com uma comunicação interna mais eficiente, os colaboradores tendem a entender melhor os processos, as metas e os objetivos da empresa. Além disso, eles vão se sentir mais motivados e engajados.

Quais Os Fundamentos Para Uma Melhoria Contínua No Processo De Qualidade?

Como vimos, muitas melhorias podem ser implementadas no processo produtivo. Mas, ainda é preciso tomar algumas ações para que a gestão da qualidade realmente traga excelentes resultados para o negócio. Por exemplo, é preciso garantir que a empresa siga alguns fundamentos que são importantes para o sucesso dessa estratégia.

Comunicação Interna Empresarial

O sucesso da gestão da qualidade está diretamente ligado à capacidade de comunicação interna da empresa. Então, é muito importante que todos, independentemente do cargo, estejam cientes da importância da padronização e da melhoria contínua.

Além disso, todas as pessoas envolvidas na operação precisam saber o que deve ser feito, como e quando.

Isso porque, sem comunicação, é impossível que a equipe tenha a sinergia necessária para realizar um bom trabalho.

Busca Pela Melhoria Contínua

A busca pela melhoria contínua deve fazer parte da cultura da empresa. Como já falamos aqui, ela é um processo que nunca termina, ou seja, deve ser um exercício diário.

E aqui não estamos falando de melhorias somente nos processos produtivos. É que, quando a melhoria faz parte da cultura, é possível otimizar tudo, inclusive a comunicação, as relações entre as pessoas e o relacionamento com os clientes.

Uso De Tecnologia

A tecnologia pode e deve ser uma grande aliada de qualquer empresa que busque uma gestão de qualidade eficiente.

Por isso, existem no mercado diversos sistemas que permitem estruturar processos, integrar os mais diversos setores da organização e até automatizar algumas tarefas.

Dessa forma, além de tornar o trabalho ainda mais produtivo, é possível ter acesso a dados para um melhor processo de tomada de decisão.

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Como Estruturar Uma Gestão De Qualidade Eficiente Na Sua Empresa?

Tirar a certificação ISO 9001 é a principal referência em termos de controle de qualidade que uma empresa pode ter para conseguir se enquadrar nos padrões exigidos. Mas, para tanto, será preciso promover algumas mudanças na empresa.

Confira as nossas dicas!

Use A Curva ABC

Essa ferramenta permite uma melhor gestão do seu estoque, classificando os produtos pelo seu grau de importância para a empresa. Assim, você vai sair quais realmente trazem o retorno esperado.

Quer saber mais sobre a Curva ABC? Preparamos um guia completo sobre o tema. Então confira o material completo e otimize seus resultados.

Envolva Todo O Time

Como falamos, na busca da melhoria contínua, é fundamental que todo o time esteja envolvido e ciente da importância da otimização de processos.

Por isso, todos devem saber o que precisa ser feito, quando e como. Assim, a equipe se engaja e consegue entregar resultados melhores a cada dia.

Ofereça Capacitação

Além da motivação, a capacitação é essencial. Assim, é preciso trabalhar a questão da cultura organizacional voltada para a melhoria contínua. Além disso, não deixe de oferecer todos os treinamentos necessários para a sua equipe, independentemente da sua área de atuação dentro da empresa.

Reduza O Desperdício

Diminuir desperdícios é o primeiro passo para reduzir custos, retrabalho e perdas de tempo. Mas, quando falamos em desperdício, não nos referimos apenas a produtos com defeito que precisam ser descartados.

Entram aqui nesta lista os processos desnecessários, o excesso de movimentações nas operações, transporte desnecessários, produção em excesso, tempo de espera e estoque.

Melhore A Relação Com Fornecedores

Manter uma boa relação com seus fornecedores também é muito importante para uma boa gestão da qualidade. Afinal, quanto melhor for essa relação, mais rápido a sua empresa pode agir diante de algumas situações.

Acompanhe Os Indicadores

Para saber o que está dando certo nos seus processos e quais ainda precisam ser otimizados, é preciso analisar constantemente os indicadores.

Então, faça isso com frequência e com muito cuidado, para não confundi-los. A nossa dica é que você tenha um sistema que facilite o acompanhamento e permita o registro dos dados.

Alguns indicadores a serem acompanhados são a conformidade da matéria-prima, dimensões, defeitos, acabamento, armazenamento, envio, transporte, entre outros.

Faça Conferências E Auditorias Regulares

Além de medir os indicadores, é necessário fazer frequentes auditorias internas. É nesse momento que os gestores podem entender o que precisa ser corrigido, garantindo os padrões de qualidade desejados pela empresa e pelo mercado.

Auditorias são importantes para manter o padrão de qualidade

Onde Pode Trabalhar Um Gestor De Qualidade?

De pequenas às grandes empresas é possível encontrar um gestor de qualidade. Esse profissional pode trabalhar em empresas de diferentes segmentos. Entre eles, podemos citar a indústria, a tecnologia e a saúde.

Os profissionais de gestão da qualidade utilizam de ferramentas para a elaboração e execução dos processos. Eles são responsáveis pelo planejamento, controle e melhoria da qualidade.

Exemplos De Gestão De Qualidade Nas Empresas

Um exemplo de gestão de qualidade é a Toyota, que é conhecida por suas práticas de gestão de qualidade. Isso inclui o Sistema Toyota de Produção.

Esse sistema envolve uma filosofia de produção enxuta que se concentra na eliminação de desperdício e no aumento da eficiência do processo de produção.

A Toyota também utiliza diversas ferramentas de gestão de qualidade, como o Kaizen, o Poka-Yoke e as cartas de controle, para monitorar e melhorar seus processos.

Além disso, também promove uma cultura de qualidade em toda a organização. Assim, incentiva a participação de todos os funcionários na identificação e resolução de problemas.

Dessa forma, todas essas práticas de gestão de qualidade ajudaram a Toyota a construir uma reputação de excelência em qualidade.

Quais As Principais Ferramentas De Gestão Da Qualidade?

A seguir vamos ver algumas das principais ferramentas de gestão da qualidade que você pode aplicar no seu negócio.

Análise Swot

A análise SWOT é uma ferramenta que analisa a influência do ambiente interno e externo nos negócios. O seu objetivo é ajudar o gestor a identificar tudo o que precisa ser melhorado na empresa.

Fazer uma análise SWOT pode ser interessante para o planejamento estratégico, pois permite conhecer mais a fundo o negócio e o mercado.

SWOT é uma palavra composta pelas iniciais dessas palavras em inglês:

  • Strenghts: forças;
  • Weaknesses: fraquezas;
  • Opportunities: oportunidades;
  • Threats: ameaças.

Em português, a análise SWOT também pode ser chamada de análise FOFA.

Diagrama De Pareto

O Diagrama de Pareto é uma representação gráfica da Lei de Pareto. Esse método também é conhecido como princípio 80-20.

De acordo com essa lei, 80% dos resultados decorrem de 20% das ações. Dessa forma, o time de controle de qualidade deve identificar quais são esses 20% de ações que trazem mais resultados e trabalhar para a sua otimização.

O objetivo desse método é identificar e priorizar os problemas mais relevantes ou frequentes em uma determinada situação ou processo.

Diagrama De Ishikawa

O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta visual, muito usada por empresas de produção em série. Esse método tem como objetivo ajudar uma equipe de trabalho a encontrar a causa principal de um problema.

Com o diagrama é possível listar todos os fatores envolvidos na produção e analisá-los um a um. Ele funciona como um mapa, ajudando a organizar o raciocínio.

O diagrama recebe esse nome por causa do seu criador, o engenheiro Kaoru Ishikawa. Mas ele também é chamado de Diagrama Espinha de Peixe, Diagrama Causa e Efeito.

O diagrama pode ser conhecido como diagrama de 6Ms porque nele são usadas as seguintes categorias: método, matéria-prima, mão de obra, máquina, medida e meio ambiente.

Exemplo de Diagrama de Ishikawa

Ciclo Pdca

O ciclo PDCA é uma das ferramentas de gerenciamento de qualidade mais eficazes e mais simples. O PDCA pode ser usado para diferentes fins, em empresas dos mais variados setores.

O PDCA tem o objetivo de trazer melhorias contínuas aos processos e a qualidade de uma empresa. E além disso, promove o aprendizado contínuo e a criação de inteligência sobre o próprio negócio.

Na sigla PDCA estão as 4 etapas do ciclo:

  • P: Plan ou Planejar;
  • D: Do ou Fazer;
  • C: Check ou Checar;
  • A: Act ou Agir.

A aplicação do ciclo PDCA é simples e facilita a tomada de decisão, por isso, ele é tão utilizado!

Fluxograma

Já o fluxograma é uma ferramenta que tem como objetivo representar de forma gráfica um processo.

O fluxograma mostra todas as etapas importantes de um processo. Para isso utilizamos símbolos, figuras geométricas e setas para ilustrar as conexões e interações entre as diferentes etapas do processo.

Essa técnica ajuda a identificar os possíveis pontos de melhoria, desperdício de recursos e gargalos durante o processo. É uma ferramenta simples, mas muito eficaz, que pode ser usada em várias áreas da empresa.

Cartas De Controle

As cartas de controle tem como objetivo identificar possíveis alterações no processo padrão de produção. Essa é uma ferramenta que utiliza gráficos para acompanhar um processo ao longo do tempo.

Esse é um método muito útil para a gestão de qualidade, pois permite monitorar um processo em tempo real.

Diagrama De Dispersão

O diagrama de dispersão também utiliza gráficos para analisar as possíveis causas de um problema. Para isso são utilizados dois eixos numéricos.

Com esta ferramenta é possível entender a correlação entre duas variáveis, tais como tempo, custo, quantidade, entre outros.

Histograma

O histograma é uma ferramenta visual que mostra a frequência de ocorrência de determinados problemas em um processo.

Ele é útil para entender melhor como os dados se comportam e se há variações significativas no processo. Com o histograma, é possível identificar padrões e tendências nos dados.

Além disso, a ferramenta pode ser usada para comparar diferentes processos ou verificar se as mudanças feitas tiveram o efeito desejado.

Método 5w2h

O método 5W2H é uma ferramenta que funciona como um checklist de atividades, prazos e responsabilidades. E é muito usada no gerenciamento de projetos.

A sigla 5W2H é formada pelas iniciais de cada uma das sete diretrizes da metodologia.

  • What  (o que será feito)
  • Why (por quê será feito)
  • Where (onde será feito)
  • When (quando será feito)
  • Who (por quem será feito)
  • How (como será feito)
  • How much (quanto vai custar)

A principal utilidade da ferramenta 5W2H é o controle de tarefas do dia a dia. Isso ajuda na economia de recursos e de tempo, além da diminuição do desperdício.

Folhas De Verificação

As folhas de verificação são uma ferramenta utilizada para a coleta de dados de forma organizada.

Elas geralmente apresentam uma lista de itens a serem verificados ou medidos e permitem que a equipe registre facilmente as informações coletadas. Além disso, ajudam a reduzir erros de registro e aumentar a precisão dos dados.

Como A Tecnologia Pode Ser Utilizada Na Etapa De Implementação?

Hoje em dia, contar com a tecnologia é essencial para uma gestão da qualidade bem sucedida.

Um sistema de gestão permite um olhar mais crítico sobre todos os processos. Assim ele dá, ao mesmo tempo, uma visão mais ampla sobre a produção e mais detalhada sobre cada processo.

Um sistema ajuda tanto no planejamento como na sua execução, além de facilitar muito o acompanhamento de indicadores, registro de resultados e análise de dados.

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Conclusão

Como você pôde entender com a leitura, a gestão da qualidade é fundamental para que uma empresa se mantenha competitiva e atenda as expectativas dos clientes. Para que ela se torne uma prática constante, é preciso contar com a tecnologia.

O ideal é ter um sistema de gestão que facilite a visão geral do negócio. Além disso, ao mesmo tempo, deve permitir o acompanhamento dos processos de cada uma das áreas da empresa. Assim, fica muito mais fácil obter informações e tomar decisões com base em dados.

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