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Gestão de vendas para indústria: dicas e ferramentas essenciais

Com a concorrência cada vez mais acirrada, as indústrias estão sempre buscando incorporar características que as diferenciam no mercado. Uma delas, e talvez a mais almejada de todas, é otimizar a gestão de vendas para aumentar a receita e atrair mais clientes.

Precisa otimizar a gestão de vendas na sua indústria, mas não sabe como fazer isso exatamente? Então prepare-se porque este artigo é para você!

O que é a gestão de vendas e qual o seu papel para as indústrias?

O setor de vendas é um dos departamentos mais importantes de uma indústria. Afinal, é responsável pelo fechamento de negócios, aumento das receitas e atração de clientes. 

Por desempenhar um papel tão importante, a área precisa contar com profissionais capacitados, motivados e preparados para atender o público. Também, para realizar uma performance livre de erros diante um comprador. 

Assim sendo, a gestão de vendas para indústria nada mais é que o conjunto de práticas direcionadas ao aprimoramento dessa equipe. 

Precificação correta dos produtos, escolha do canal para atendimento, estabelecer a rota para distribuição dos itens, definir processos, criar estratégias para divulgação da marca, enfim. Tudo isso está relacionado à gestão de vendas e contribui para deixar o time comercial mais bem preparado para as negociações.

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Importância de uma gestão de vendas eficaz

O setor de vendas é uma área que centraliza todas as atividades comerciais. Isso quer dizer que todos os outros departamentos da empresa estão envolvidos e que eles precisam estar integrados para que as vendas funcionem.    

Com auxílio das áreas de marketing, financeiro e recursos humanos, por exemplo, o setor de vendas consegue organizar as estratégicas com mais assertividade. Não só isso, providenciar os recursos certos e necessários para a elaboração dos produtos.

Se a indústria não possui uma boa gestão de vendas fica praticamente impossível identificar os gargalos nos processos. Isso prejudica a fabricação dos itens, a experiência do cliente e inclusive a comercialização das mercadorias. 

Dicas de gestão de vendas para indústria 

Agora que você chegou nessa parte do texto, deve estar se perguntando: “Ok, entendi que a gestão de vendas é importante. Mas, como posso otimizar a gestão dentro da minha indústria e melhorar o desempenho da minha equipe?”

Pois bem, trouxemos 4 dicas práticas que podem ajudar a aprimorar o seu time comercial. Confira! 

#1. Integre o setor de vendas com outros departamentos

Como falamos anteriormente, todos os setores da indústria estão interligados com as vendas de alguma forma. Compras, estoque, produção, transporte, marketing, enfim. Todas as áreas influenciam na experiência do cliente, e suas ações refletem diretamente na performance dos vendedores.

Pense só, se a equipe do setor de compras não tiver atenção e deixa faltar matéria-prima no estoque, isso significa que a produção dos itens pode ser paralisada em algum momento crítico. Esse atraso prejudica as entregas e estratégias de marketing, afetando assim a experiência do comprador.

Agora responda, o que acontece quando um cliente tem uma experiência ruim com a empresa? Ele para de fazer negócios e troca a marca por uma concorrente, certo? Você não quer isso, quer? Então a primeira dica é integrar o setor de vendas aos outros departamentos, de modo que a sua indústria funcione como um todo.   

#2. Defina metas e objetivos

Não existe uma forma melhor de deixar a sua equipe motivada do que definindo metas e objetivos. Quando você estabelece um propósito a ser atingido, os vendedores sabem qual é o caminho certo a seguir e qual é o retorno que esperado para cada um deles.

Muitas vezes, dentro do time comercial, é natural existir uma certa rivalidade entre os vendedores. Nesse grupo todos querem demonstrar o seu potencial e, consequentemente, serem reconhecidos por isso.    

Assim sendo, a nossa segunda dica é definir metas e objetivos para direcioná-los para o caminho do sucesso e, de certa forma, manter essa “competitividade sadia” bem viva. 

#3. Invista em treinamento e qualificação

O time comercial é responsável pelo contato direto com o cliente. Isso significa que os seus integrantes precisam estar 100% preparados para atendê-los da melhor forma possível. 

Eles precisam conhecer todos os produtos que são comercializados, quais as características de cada um e seus diferenciais. Não só isso, ter domínio sobre as principais táticas de vendas e apresentar uma boa comunicação para assegurar um relacionamento fluido e objetivo com o comprador.

Investir em treinamentos, cursos, palestras e workshops é uma excelente forma de qualificar a sua equipe. Você tem feito isso ultimamente? Se não, essa é uma boa hora para começar a pensar na ideia.  

#4. Faça networking com outras empresas

Você já deve ter ouvido falar a seguinte frase: “Oportunidades não surgem. É você quem as cria”, certo?

No mundo das vendas essa citação se encaixa perfeitamente, uma vez que construir uma boa rede de contatos pode aumentar (e muito) a oportunidade de novas negociações.

Assim sendo, a nossa última dica é justamente relacionado ao networking com outras empresas. Compartilhar informações, formar relacionamentos comerciais, trocar experiências e discutir ideias com empreendedores que também buscam crescimento. 

Faça isso, seja para criar oportunidades de vendas ou para otimizar a construção de novas parcerias.    

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Ferramentas para auxiliar na gestão de vendas para indústria

Entendido o que é gestão de vendas, qual a sua importância e como aprimorar o seu time comercial? Então é hora de conferir as ferramentas que podem simplificar a gestão. 

ERP

O ERP, do inglês Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão que interliga todos os departamentos da indústria de modo que dados, processos e pessoas interajam em uma única plataforma.

Setor de Finanças, Contabilidade, Compras, Estoque, Produção, Marketing, Vendas, enfim. Todas as áreas são interligadas e passam a funcionar simultaneamente como um todo. 

Como todos os setores da indústria estarão interligados pelo software, o gestor pode acessar a plataforma para conferir todas as informações sobre os processos e pedidos. E, com base em dados atualizados, tomar decisões mais estratégicas para aumentar as vendas ou reduzir custos.  

Entre as principais vantagens de um Sistema ERP destacamos: 

  • Maior agilidade empresarial;
  • Escalabilidade;
  • Segurança das informações;
  • Redução no tempo dos processos gerenciais;
  • Flexibilidade e acesso remoto;
  • Otimização do fluxo das informações;
  • Melhor controle de estoque;
  • Redução nos custos operacionais.

CRM 

CRM, do inglês Customer Relationship Management, é uma ferramenta desenvolvida para  automatizar as funções de contato com o cliente. 

Esse software armazena todas as informações sobre o comprador (suas atividades e interações com a empresa), que podem ser acessadas pelas equipes para a criação de estratégias de marketing e vendas. 

Como gestor da indústria, você pode usar essa ferramenta para identificar o padrão de comportamento do cliente, por exemplo. Também para antecipar seus desejos e necessidades. 

Existem 4 tipos de CRM: 

  • Operacional, que busca otimizar os processos operacionais e melhorar a comunicação com os clientes;
  • Colaborativo, que busca integrar todas as áreas da empresa para promover a colaboração entre os setores; 
  • Analítico, que permite a análise de dados por meio de relatórios e indicadores, a fim de segmentar os clientes e identificar suas principais necessidades; 
  • Estratégico, que auxilia as equipes de vendas na definição de metas e planejamento de rotinas, e permite o acesso a relatórios de desempenho sobre os vendedores.  

Entre os principais benefícios de usar um CRM, temos: 

  • Centralização das informações; 
  • Melhora na comunicação da equipe comercial;
  • Economia de tempo pela automatização de tarefas; 
  • Aumento na taxa de fidelização de clientes;
  • Maior poder gerencial para o líder de vendas;
  • Direcionamento mais assertivo das estratégias;
  • Melhora o relacionamento com os clientes ativos.

Aplicativo de força de vendas

O aplicativo força de vendas é uma ferramenta mobile que pode ser utilizada por vendedores e representantes comerciais para a emissão de pedidos, cálculo de impostos e acompanhamento de vendas. Basta terem um smartphones ou tablet com acesso à internet.

No caso do aplicativo da WebMais, o pedido é sincronizado para a nuvem da força de vendas e de lá pode ser consultado pelo portal web. Ou enviado diretamente para o sistema de gestão da WebMais. 

As vantagens do aplicativo força de vendas são inúmeras. Mas, abaixo destacamos os principais: 

  • Gestão de equipe de vendas: por meio do aplicativo é possível verificar qual vendedor apresentou o melhor desempenho no dia, bem como conferir o número total de vendas;
  • Roteiros de visita: é possível usar a ferramenta para definir um roteiro de visita e acompanhar, em tempo real, a localização de cada vendedor;
  • Oferta automática de portfólio: o aplicativo pode ser configurado para apresentar ao vendedor ofertas automáticas, potencializando o aumento de vendas.

O papel de um sistema ERP na gestão de vendas 

Todo mundo sabe que em uma tomada de decisão a análise de dados é extremamente importante. Afinal, é por meio dos números que o gestor de vendas vai conseguir identificar os gargalos e saber como está o desempenho dos vendedores. Inclusive conferir se o time atingiu os resultados pretendidos.

A questão é que fazer o levantamento de todas as informações pode ser complicado e lento quando o processo é manual. Algo que pode prejudicar a tomada de decisão e atrasar a elaboração de estratégias.    

Por sorte, acompanhar todos os números não precisa mais ser tão complicado. Não agora, com o apoio da tecnologia.

O Sistema ERP veio para simplificar a coleta, armazenagem e acesso aos dados, permitindo que o gestor de vendas acompanhe, em tempo real, todos os indicadores e relatórios sobre o seu time.

Essa facilidade contribui para a gestão de vendas da indústria, uma vez que a análise dos números é feita de forma praticamente instantânea. Ou seja, basta acessar o sistema ERP para o profissional acompanhar os vendedores e estabelecer ações de melhoria para aumentar as vendas.

Hoje existem sistemas como o WebMais, que automatizam os processos e integram os setores da indústria de forma totalmente online. O que significa que você pode fazer a gestão de vendas da sua indústria em qualquer lugar e hora. 

E se você acha que um sistema ERP é incrível apenas porque ajuda na gestão de vendas, você está enganado. A ferramenta ainda é útil para auxiliar outros departamentos e otimizar uma série de atividades, como:

  • Cálculo da necessidade de compra para produção;
  • Controle de estoque de matéria-prima e produto acabado;
  • Emissão de relatórios de necessidade de compra para otimizar o setor de compra;
  • Controle de custos de produção, incluindo mão-de-obra;
  • Organização do setor financeiro;
  • Automatização de rotinas e tarefas burocráticas. 

Viu só como um Sistema ERP pode simplificar a gestão de vendas para indústria? Não só isso, auxiliar na gestão de todo o negócio? 

Se você ficou curioso para saber mais sobre como essa super ferramenta funciona, fale agora mesmo com um de nossos consultores e veja como o Sistema ERP da WebMais pode ajudar! 

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