implantar iso 22000

Entenda O Que É a ISO 22000, Como Implementar e Quais os Requisitos Necessários!

Atender os requisitos das normas internacionais da ISO (Organização Internacional de Padronização) garante boas práticas na produção de mercadorias e realização de serviços. Assim sendo, se você está buscando levar uma melhor gestão de segurança para a produção de alimentos do seu negócio, deve adquirir a certificação ISO 22000.

Dessa forma, trouxemos hoje aqui no blog, um post completo para explicar para você gestor, como se adequar para poder implementar o ISO 22000 no seu negócio. Continue com a gente!

O que é ISO 22000

Neste caso, o ISO 22000 se classifica como uma norma internacional, que busca adequar todos os negócios que trabalham com a cadeia alimentar. A fim de oferecer produtos seguros e serviços de qualidade, esta norma busca boas práticas de fabricação seguindo alguns requisitos necessários. 

Quem pode aplicar a norma ISO 22000?

Desta maneira, as organizações que se enquadram dentro da possibilidade de implementação são todas que envolvem a cadeia de suprimentos alimentícios e empresas que produzem inter-relacionados, sendo possível citar:

  • Produtores de equipamentos;
  • Indústrias de materiais de embalagens;
  • Agentes de limpeza;
  • E produtores de ingredientes e aditivos;

Objetivo da norma

Tendo como principal objetivo definir os requisitos para a aplicação de um sistema de gerenciamento de segurança de alimentos, o ISO 22000 realiza um controle de riscos em toda a cadeia alimentícia comercializada. Desta maneira, pontos críticos de controle são acompanhados, oferecendo uma maior segurança para os produtores e consumidores.

Implementando o ISO 22000

Para que a norma possa ser aplicada de forma eficiente, é preciso ter atenção e organização a algumas questões importantes que envolvem a gestão de segurança das indústrias de alimentos. Dessa maneira, existem alguns pontos que devem ser verificados antes da implementação das regras em seu negócio. 

Portanto, um dos principais aspectos para qualquer estabelecimento que pretenda atender esta norma, é que estabeleça canais de comunicação entre sua equipe, tanto de maneira interna, quanto externa. Assim sendo, é possível estabelecer uma base de interação otimizada entre seus fornecedores, órgãos reguladores e consumidores.

Requisitos necessários

A certificação do ISO 22000 exige alguns passos para que seja bem-sucedida. Dessa maneira, é possível destacar algumas práticas seguidas por indústrias de alimentos e ou fornecedores de produto:

dicas para implantar iso 22000
  • O gestor deve antes de tudo definir uma equipe de segurança de alimentos que seja capacitada para exercer sua função;
  • Deve-se estabelecer Programas de Pré-Requisito (PPRs), que buscam trazer uma política eficiente de higienização, saneamento, lavanderia, controle de pragas e outros;
  • Estabeleça instruções de procedimentos. Assim, é possível permitir uma comunicação clara e um monitoramento efetivo dos PPRs;
  • Se deve verificar a forma de armazenamento e produção de cada produto, além de conferir os procedimentos de entrada e saída dos mesmos, a fim de que todos sejam seguros e higienizados;
  • Realize o registro das especificações de todos os produtos utilizados para a produção da sua mercadoria;
  • Deve-se realizar uma análise de perigos e pontos críticos e manter registrado todos os pontos observados;
  • Dessa maneira, é necessário definir as medidas de controles para os riscos identificados;
  • Por meio do PPRs é possível estabelecer as medidas de controle;
  • Assim sendo, todos os processos devem ser documentados, a fim de que as medidas implementadas sejam seguidas de maneira efetiva;
  • Tendo implementado as condições de segurança, é importante que sejam seguidas à risca, trazendo mais organização e segurança;

Benefícios de contar com a ISO 22000

 Quando uma empresa se empenha em atender os padrões globais de segurança, ela pode se tornar um grande exemplo dentro do mercado, além de poder passar uma melhor segurança a seus consumidores e garantir uma imagem eficaz de seu nome. Assim sendo, por consequência da atenção tida no seguimento das normas, melhores resultados podem vir a ocorrer para o seu negócio.

Diversas vantagens podem ser observadas diante da certificação ISO 22000. Seus processos diários se tornam mais eficientes e organizados, tendo a viabilização de acompanhamento do início ao fim do desenvolvimento de sua mercadoria. 

Dessa forma, reunimos os principais benefícios apresentados pela adequação à essas normas:

Otimização de seus processos internos

Buscando uma gestão de segurança para suas mercadorias, é possível otimizar diversos processos da cadeia produtiva, desde o recebimento da matéria prima até a venda do produto acabado. Dessa maneira, é viável formar um padrão de qualidade que possibilita as atividades serem realizadas de forma prática e sistemática.

Redução de gastos

Você sabia que se adequar a normas de um padrão de segurança gera diminuição de custos e despesas? Pois sim, é possível. Ao seguir estas regras, as informações se tornam muito mais transparentes e a empresa pode tomar decisões de maneira mais segura e benéfica, buscando sempre o bom aproveitamento de insumos e da mão-de-obra.

Maior assertividade nos resultados

Ao contar com um Sistema de Gestão de Qualidade, todos os processos diários são registrados. Assim sendo,o trabalho de análise e acompanhamento de resultados se torna muito mais simples. 

Além disso, com as informações disponibilizadas de maneira simples, o crescimento se torna esquematizado, constante e organizado.

Comunicação facilitada entre os setores

Contando com um Gestão de Qualidade, é possível integrar os seus setores. Nesse contexto, a comunicação interna de sua empresa se torna muito mais prática e os processos mais transparentes. 

Além disso, com uma comunicação facilitada, é possível diminuir o desgaste da equipe com a solução de problemas, transições, negociações, visto que passando a seguir um padrão de atividades, os processos se tornam mais ágeis de serem realizados.

Dessa forma, para que o Sistema de Gestão de Qualidade seja eficiente, se faz necessário atender as exigências estabelecidas pela ISO, ou seja, é necessário que siga normas essenciais de segurança.

Assim sendo, é possível concluir que quando um estabelecimento é certificado pela ISO, significa que passou obrigatoriamente por vários processos rigorosos de avaliação, e que cumpriu uma série de requisitos. Dessa maneira, é possível passar uma mensagem de responsabilidade e confiança sobre a empresa, atraindo fornecedores e clientes.

Podemos concluir neste caso, que ao atender os critérios solicitado pelo ISO 22000, você garante melhores resultados para a sua empresa. 

Se você se interessou por essa matéria, conheça outros posts do nosso blog e entenda mais sobre o assunto! Como “O que é Certificado Digital e para que serve este documento?

Deixe um comentário

10 + 2 =