produtos-maquiagem-pinceis-perfume-blush

Indústria de cosméticos: como reduzir os custos sem interferir na produção?

Segundo o Painel de Dados de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos fechou 2020 com um crescimento de 5,8%.

Isso significa que, mesmo diante da pandemia, o mercado de cosméticos apresentou um desempenho excelente e acima do esperado.

Para aproveitar esse crescimento e garantir mais lucratividade, é necessário que as indústrias de cosméticos reduzam os custos. A questão é que, conseguir fazer isso sem interferir na produção e performance da empresa é considerado um verdadeiro desafio para qualquer gestor. 

Você sabe qual a importância da redução de custo na indústria de cosméticos? Se a resposta for não, prepare-se! O post de hoje foi escrito especialmente para você! 

Boa leitura! 

Por que a redução de custo reflete na margem de lucro de uma indústria de cosméticos?

De acordo com a pesquisa Global Cosmetics Products Market, o mercado global de produtos cosméticos deve atingir um valor de mercado de 805,61 bilhões de dólares em 2023. 

Como a tendência é que esse mercado cresça ainda mais, espera-se que mais indústrias abram as portas para ajudar a atender a demanda. E, com isso, que a competitividade dentro desse mercado também cresça.

Reduzir os custos na indústria de cosméticos não é apenas uma estratégia para aumentar a margem de lucro sobre os produtos. Também é uma ação importante para oferecer um preço mais atrativo para o cliente e com isso superar a concorrência.  

Comprar matéria-prima mais barata é o caminho?

Geralmente, a estratégia mais utilizada para reduzir os custos é cortar despesas e optar por uma matéria-prima mais barata. No entanto, fazer essas alterações pode ser um verdadeiro “tiro no pé”, uma vez que pode interferir na qualidade dos produtos e performance da indústria.

Então, como reduzir os custos da sua indústria de cosméticos sem que ela perca qualidade ou desempenho? Pois bem, a resposta é bastante simples: apostando em uma tecnologia de ponta como, por exemplo, um ERP.  

Benefícios de um ERP para indústria de cosméticos 

ERP, conhecido também como Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão que integra todos os dados e processos da empresa em um único software. 

Uma vez que interliga vários setores em um mesmo local, simplifica a análise de dados e garante uma visão mais sistêmica sobre os negócios, a indústria de cosméticos é capaz de garantir benefícios incríveis e extremamente competitivos.

Abaixo, veja que benefícios são esses:

  • Padronização de processos;
  • Agilidade e economia nas compras;
  • Mitigação de desperdícios;
  • Segurança dos dados;
  • Redução de custos.
Diagnóstico WebMais

Como o ERP auxilia na redução de custos

Agora que você sabe o que é um ERP e quais são os benefícios que ele oferece para as indústrias de cosméticos, deve estar pensando: “Como exatamente um sistema ERP auxilia na redução de custos?”

Para esclarecer essa dúvida de uma vez por todas, separamos 5 tópicos explicando como a tecnologia pode ajudar. Confira!   

1- Padronização de processos

Dentro de um software de ERP todos os setores e dados ficam interligados, correto? Isso significa que, tanto os processos como a mão de obra podem ser padronizados, o que ajuda a indústria a minimizar desvios, falhas e até erros que resultam em custos.

2- Agilidade no processo de compras

Garantir o melhor insumo pelo melhor preço é extremamente importante para a indústria reduzir os custos com a reposição de materiais. O ERP ajuda nesse quesito, uma vez que disponibiliza informações atualizadas que auxiliam o gestor a planejar e tornar o processo de compras mais ágil.

3- Redução de desperdícios

Como o sistema ERP interliga pessoas, setores e processos, a indústria consegue melhorar o controle sobre os insumos e utilizar apenas a matéria-prima necessária para a produção. O que, consequentemente, ajuda a reduzir os desperdícios com materiais. 

4- Otimização do estoque

Visto que utiliza o ERP para planejar as compras e melhorar o controle sobre os insumos, a indústria de cosméticos consegue evitar otimizar a gestão de estoque, garantir um depósito mais enxuto e evitar o estoque parado.  

5- Maior segurança da informação

O ERP é uma tecnologia em nuvem que oferece criptografia em bloco para proteger os dados. Assim sendo, a indústria de cosméticos pode utilizar um sistema de gestão online como o WebMais para garantir segurança e controlar o acesso às informações remotamente.  

WebMais: tecnologia para otimizar processos e reduzir os custos da indústria

O ERP WebMais é um sistema de gestão completo, desenvolvido para atender todas as necessidades da sua indústria. Por meio dele, você pode contar com uma série de recursos que ajudam a simplificar processos, otimizar o estoque e, inclusive, reduzir os custos.

Entre os principais módulos, destacamos:

  • Módulo materiais: para realizar consultas rápidas de lotes e data de validade. Também para acessar relatórios de controle de estoque que auxiliam a controlar o abastecimento de materiais, sejam eles para fabricação de produtos, entrada de matéria-prima, entre outros.
  • Módulo de compras: para fazer o levantamento de necessidade de compra e controlar a aquisição de matérias-primas para a produção;
  • Módulo de produção: para controlar os processos produtivos, emitir ordens de produção, realizar a reserva de insumos, acompanhar o status dos pedidos, entre outros. 

A Firenze Cosméticos, indústria de cosméticos fundada nos anos 90 e localizada no estado do Paraná, implantou o ERP WebMais e desde então tem garantido resultados mais sólidos e processos mais ágeis. Principalmente para realizar orçamentos, reduzir custos e gerar notas fiscais. Se você quer saber mais sobre como a Firenze Cosméticos foi beneficiada com o ERP WebMais, leia aqui o case de sucesso completo. Ou, se preferir, entre em contato com um de nossos consultores para descobrir todas as funcionalidades da ferramenta.

Deixe um comentário