integração na empresa

5 razões para integrar os setores da sua empresa hoje mesmo!

A integração na empresa, partindo da perspectiva dos novos acontecimentos no setor produtivo, é muito mais do que apresentar os novos funcionários à cultura da empresa e suas equipes separadamente.

Integrar é, por essência, coletivizar – fazer com que elementos distintos tornem-se parte de um todo coerente. No ramo industrial, a integração é um processo complexo que envolve todos os processos, desde a aquisição de insumos até a distribuição do produto final.

E, como a divisão clássica do modo de produção das empresas é por setores, eles são os principais elementos que devem ser integrados, o que gera, como resultado, uma empresa mais dinâmica, consciente, produtiva e lucrativa.

Quer saber como dar os primeiros passos em direção à integração total na sua empresa? Confira o conteúdo exclusivo do blog WebMais e saiba porque essa aproximação é tão importante:

Vantagens da integração na empresa

Como dissemos, ter uma empresa, indústria ou distribuidora integradas não pressupõe somente a aproximação entre os setores – trata-se, antes de qualquer coisa, da integralização de informações, rotinas, processos e afins.

O principal objetivo dessa transformação é a redução de erros na produção, facilitar a gestão e, também, diminuir as barreiras entre os setores, contribuindo para um trabalho mais transparente, assertivo e eficiente.

Esse processo garante diversos benefícios aos gestores e donos de empresas que optam por adotar o princípio da integração. Quer saber quais são? Acompanhe:

  • Gestão limpa e transparente das informações, setores e processos;
  • Diminuição dos erros de produção;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Aproximação aos propósitos da Indústria 4.0;
  • Consciência sobre a cadeia produtiva (tanto para funcionários quanto gestores);
  • Segurança das informações (diminuição do risco de perdas);
  • Harmonia entre os setores.

Vale ressaltar que a principal vantagem continua sendo em relação à gestão de dados e informações, especialmente na era da digitalização, dos arquivos e ERPs em nuvem. Isso porque empresas que se integram conseguem gerenciar suas informações de forma mais eficiente, sendo capazes de entender e prever tendências internas e externas.

5 motivos para promover a integração setorial

Agora que você já conhece os benefícios do processo, é hora de entender os porquês de ele ser tão necessário para impulsionar o crescimento do seu negócio:

1 – Integrar é a forma mais eficiente otimizar a gestão

Se engana quem acredita que somente o controle das informações é suficiente para uma boa gestão. É preciso, também, estar atento à qualidade delas, já que é ela que atesta a veracidade delas.

Além disso, informações de qualidade demandam fontes de qualidade e organização eficiente para que esses dados não se percam, certo? Quando cada setor tem sua fonte de captação (sistemas específicos, planilhas, documentos em papel etc), a probabilidade de que essas informações não sejam precisas é maior.

Nesse contexto, a integração é uma ferramenta fundamental para gestores que visam melhorar a qualidade de sua gestão, diminuindo erros e conduzindo a empresa ao sucesso.

2 – A integração elimina a competição entre setores da empresa

Pode parecer estranho, mas é muito comum que em empresas de grande porte haja competição indireta entre setores semelhantes. Um grande exemplo disso são os departamentos de vendas e marketing, cujas funções estão relacionadas à captação de novos consumidores.

Esse desequilíbrio e excesso de competitividade são prejudiciais, tendo em vista que o resultado desses setores são interdependentes, assim como em setores da produção, da distribuição, do armazenamento e da qualidade.

Investir em integração é, nesse aspecto, a diminuição das barreiras competitivas que podem gerar tensões internas no negócio e prejudicá-lo ao longo do tempo.

sistema de gestão empresarial

3 – Setores que se integram, unificam-se

Seguindo a mesma linha de pensamento que o motivo anterior, setores com alto grau de interação tendem a serem mais coesos e unidos, o que garante a assertividade dos produtos e serviços que partam deles.

Além disso, ter uma empresa unificada aumenta o grau de consciência dos funcionários sobre todos os processos, o que é uma estratégia altamente eficiente na identificação de erros, falhas e gargalos nos mais diversos processos.

Tudo isso, no entanto, só é possível por intermédio do estímulo da alta gestão, local do qual o processo de integração deve ser iniciado.

4 – Informações integralizadas geram relatórios completos

A base de todo relatório são as informações coletadas nos setores. Um inventário de estoque, demonstrativos, relatórios de faturamento – todos esses documentos essenciais partem das bases de dados dos setores.

Dada a necessidade de relatórios precisos, a integração mostra-se mais que fundamental para que todas as projeções, estratégias e tomadas de ações tenham bases sólidas e exatas.

5 – A integração na empresa é um processo tecnológico

Por fim, a integração entre os setores de uma empresa é um grande diferencial competitivo, ao passo em que, para crescer, é preciso destacar-se e, para que isso aconteça, estratégias eficientes devem ser montadas (apoiadas em dados reais e corretos). 

Com isso, é possível perceber que a otimização feita lá no início de todos os processos pode gerar consequências muito positivas para o seu negócio, certo? Não obstante, vale lembrar que a integração é um processo que tem apoio na tecnologia.

O maior exemplo disso são os sistemas de gerenciamento que integram bancos de dados de setores para compor relatórios claros e objetivos, bem como auxiliar gestores com uma série de recursos otimizados e especializados no seu segmento de atuação.

Viu só porque é tão importante investir em integração? Acompanhe o blog da WebMais Sistemas e fique por dentro de todas as novidades do universo da gestão e ERP. Assine nossa newsletter!

1 Comentário “5 razões para integrar os setores da sua empresa hoje mesmo!

Deixe um comentário

quatro × 4 =