Como minha empresa pode conseguir a ISO 14001?

Entenda Para Que Serve E Como Implementar A ISO 14001 Na Sua Empresa

Imagem de Sanon Matias

A ISO 14001 é uma norma internacional relacionada a questões ambientais. Ela garante que as empresas certificadas tenham processos sustentáveis e se preocupem com o impacto das suas ações no meio ambiente.

Então, neste artigo, você conhecerá melhor essa norma e os benefícios da certificação, além de conferir um passo a passo para a sua aplicação nas indústrias.

E se você quer facilitar esse processo, um ERP pode ajudar a implementar e manter um sistema de gestão ambiental (SGA) eficaz, conforme os requisitos da norma ISO 14001.

Mas, antes, que tal agendar uma demonstração grátis do software da WebMais para ver seus benefícios na prática.

BANNER Cupom tá on abril 2024

O Que É a ISO 14001?

A ISO 14001 é uma norma internacional voltada para a implementação de sistemas eficazes de gestão ambiental.

Ela foi projetada para auxiliar empresas a adequar seus processos internos para que eles se tornem mais sustentáveis, porém sem deixar de lado o sucesso comercial e a produtividade.

A ISO 14001 especifica requisitos para uma organização identificar os impactos ambientais de sua atividade e, assim, possa adotar ações com o objetivo de diminuí-los.

Gestão Dos Resíduos Industriais

A gestão dos resíduos industriais é uma parte importante de um SGA. Os resíduos industriais são quaisquer materiais ou substâncias gerados como resultado de uma atividade industrial. Eles podem ser sólidos, líquidos ou gasosos.

Assim, a ISO 14001 exige que as organizações identifiquem, avaliem e controlem os seus resíduos industriais. Então, elas devem estabelecer procedimentos para a coleta, transporte, armazenamento, tratamento e disposição desses restos.

Destinação De Resíduos Industriais

Em resumo, a destinação dos resíduos industriais é o processo de descarte ou reutilização dos resíduos. Isso porque a escolha da destinação adequada é importante para minimizar os impactos ambientais.

Atualmente, as opções de destinação de resíduos industriais incluem:

  • reciclagem: os resíduos são transformados em novos produtos ou materiais;
  • compostagem: os que forem orgânicos são transformados em composto, que pode ser usado como fertilizante;
  • incineração: são queimados para gerar energia;
  • disposição em aterros sanitários: são depositados em aterros sanitários, onde são compactados e cobertos com terra.

Rastreabilidade Dos Resíduos Industriais

A rastreabilidade dos resíduos industriais é a capacidade de rastrear os resíduos desde a sua geração até a sua destinação final. Assim, ela garante o tratamento de forma adequada e identifica as fontes de poluição.

Então, as organizações podem implementar sistemas de rastreabilidade dos resíduos usando uma variedade de métodos, incluindo:

  • etiquetagem: os resíduos são etiquetados com informações sobre a sua origem, composição e destinação final;
  • sistemas de gerenciamento de informações: os dados sobre eles são armazenados em um sistema de gerenciamento de informações;
  • rastreamento físico: são rastreados fisicamente por meio de um sistema de monitoramento.

Mas, a ISO 14001 não exige especificamente a rastreabilidade dos resíduos industriais. No entanto, essa pode ser uma ferramenta valiosa para as empresas que buscam melhorar seu desempenho ambiental.

Como Surgiu a ISO 14001?

A norma ISO 14001 foi projetada para ser compatível com outras normas de sistemas de gestão reconhecidos, como o caso da ISO 9001. A sua elaboração aconteceu nos anos 90, pelo comitê da ISO — International Standardization Organization).

O seu objetivo era capacitar as empresas para operar sob um regime mais sustentável do ponto de vista ambiental. Isso porque, naquele momento, aumentava a preocupação da sociedade com a natureza e as questões climáticas.

Quais São os Objetivos da ISO 14001?

O principal objetivo da ISO 14001 é colocar em vigor, nas organizações, um sistema de gestão ambiental eficaz.

Assim, as empresas podem demonstrar o seu compromisso com a preservação do meio ambiente, por meio de ações a serem desenvolvidas e gestão de riscos ambientais.

A ISO 14001 foi criada para: - Proteger o meio ambiente - Mitigar efeitos ambientas adversos - Ajudar a empresa a alcançar benefícios financeiros e operacionais - Comunicar informações ambientas para stakeholders - Influenciar produtos e serviços a serem oferecidos com pouco impacto ambiental

Porém, não faz parte dos objetivos da norma a diminuição na produtividade. Isso porque a ideia é que as empresas possam adotar novas ações mais sustentáveis sem perder o foco na qualidade dos produtos e serviços e na eficiência dos seus processos.

Podemos afirmar, portanto, que os objetivos da ISO 14001 são:

  • proteger o meio ambiente;
  • mitigar efeitos ambientais adversos;
  • ajudar a empresa a alcançar benefícios financeiros e operacionais;
  • comunicar informações ambientais para stakeholders;
  • influenciar o modo com o qual os produtos e serviços de uma empresa são projetados, de modo a diminuir os impactos que essa produção causa ao meio ambiente.

Como A Norma ISO 14001 Define A Política Ambiental?

A norma ISO 14001 define a política ambiental como um documento formalizado que expressa o compromisso da organização com a proteção do meio ambiente.

Além disso, a política deve ser desenvolvida pela alta direção e deve ser comunicada a todos os funcionários da organização. Ela fornece o direcionamento para todas as atividades de gestão ambiental.

Em resumo, a política ambiental deve incluir os seguintes elementos:

  • o compromisso da organização com a proteção do meio ambiente;
  • os princípios e valores ambientais da organização;
  • os objetivos e metas ambientais da organização;
  • a estrutura organizacional para a gestão ambiental;
  • os procedimentos para a comunicação ambiental.

Ela deve ser revisada regularmente para ficar alinhada com as mudanças nas atividades, produtos ou serviços da organização, bem como com as mudanças nas regulamentações ambientais.

De acordo com a ISO 14001, a política ambiental deve ser:

  • apropriada à natureza, escala e impactos ambientais das atividades, produtos e serviços da organização;
  • formalizada, documentada, comunicada, implementada e mantida;
  • consistente com outros requisitos da organização;
  • revisada e atualizada periodicamente.

Benefícios Da Certificação ISO 14001 Para As Empresas

Em resumo, a certificação ISO 14001 é uma certificação internacional que atesta que uma organização implementou um sistema de gestão ambiental (SGA) eficaz.

Além disso, a norma ISO 14001 é reconhecida globalmente como o padrão de excelência em gestão ambiental.

Então, na prática, ela pode trazer uma série de benefícios para as empresas, incluindo:

  • melhoria do desempenho ambiental: as empresas certificadas pela ISO 14001 geralmente apresentam um melhor desempenho ambiental do que as não certificadas. Isso ocorre porque a norma exige identificação, avaliação e controle dos seus impactos ambientais;
  • cumprimento com as regulamentações ambientais: ajuda as empresas a cumprir com as regulamentações ambientais aplicáveis. Assim, é possível reduzir o risco de multas e sanções;
  • melhoria da imagem pública: pode melhorar a imagem pública do negócio, demonstrando seu compromisso com a proteção do meio ambiente. Dessa forma, pode haver um aumento nas vendas e na lucratividade;
  • redução de custos: a certificação leva a uma redução de custos, por meio de melhorias na eficiência operacional e na redução do consumo de recursos.

Quais São os Benefícios de um Sistema de Gestão Ambiental?

As empresas que recebem a certificação ISO 14001 passam a usufruir de uma série de benefícios:

  • aperfeiçoamento do sistema de gestão ambiental: e isso é feito sem comprometer a competitividade da empresa;
  • redução de gastos: processos mais sustentáveis podem ter melhor custo-benefício, o que também contribui com o crescimento do negócio;
  • mais rentabilidade: a diminuição de gastos com energia e descarte de resíduos, por exemplo, torna a organização mais rentável;
  • cumprimento da legislação ambiental: isso evita o acontecimento de acidentes e catástrofes ambientais, que, além de gerarem multas altíssimas, prejudicam consideravelmente a imagem da empresa;
  • melhoria na imagem da empresa: organizações responsáveis ambiental e socialmente são mais bem vistas pelos consumidores;
  • competitividade internacional: muitas empresas internacionais exigem a certificação ISO 14001 antes do fechamento de contratos.

Como É Feita a Aplicação da ISO 14001?

Atualmente, a aplicação da ISO 14001 em uma organização depende de alguns fatores. Os principais são a natureza das suas atividades, a política ambiental da empresa, a complexidade de suas operações, mercado em que atua e o meio no qual está inserida.

Implantar a ISO 14001 depende de fatores como a natureza de atividades da empresa, política ambiental e complexidade das operações

Quais são os Elementos da ISO 14001?

Para garantir a certificação, a organização deve apresentar alguns documentos. Então, caso eles ainda não existam, é necessário providenciá-los:

  • declaração das suas políticas, metas e objetivos;
  • informações sobre aspectos ambientais significativos;
  • organogramas;
  • normas internas e externas;
  • planos de emergência;
  • e outros registros.

Mas, a depender do caso, podem ser solicitados ainda outros documentos.

Implementação e Certificação ISO 14001

Para conseguir a certificação, é fundamental que a empresa conheça e aplique medidas para atender a todos os requisitos da norma. Porém, o processo não é simples e demora de 10 a 18 meses em casos de menor complexidade.

Isso acontece porque o Brasil tem uma legislação ambiental muito ampla, exigindo que se faça um levantamento minucioso da situação da empresa.

Quem Faz A Certificação ISO 14001 No Brasil?

No Brasil, a certificação ISO 14001 é realizada por organismos de certificação acreditados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Em resumo, o Inmetro é um órgão do governo brasileiro responsável por estabelecer padrões e regulamentações de produtos, serviços e processos.

Então, para obter a certificação ISO 14001, uma empresa deve contratar um organismo de certificação acreditado pelo Inmetro.

Dessa forma, o organismo de certificação realizará uma auditoria na empresa para verificar se ela está implementando um SGA eficaz. Se a auditoria for bem-sucedida, a empresa será certificada.

Existem vários organismos de certificação acreditados pelo Inmetro no Brasil. Os principais deles são:

  • BSI Brasil
  • DNV GL
  • Bureau Veritas
  • TÜV Rheinland
  • Lloyd’s Register

Veja Todos Os Requisitos Da Certificação ISO 14001

A norma ISO 14001:2015 estabelece os requisitos para um sistema de gestão ambiental.

Então, para obter a certificação ISO 14001, uma organização deve demonstrar que está implementando um SGA que atende aos requisitos da norma.

Os requisitos da norma são divididos em cinco seções:

  1. Requisitos gerais;
  2. Política ambiental;
  3. Plano;
  4. Implementação e operação;
  5. Verificação, análise crítica e melhoria;

Vamos entendê-los melhor:

Os requisitos gerais determinam que a organização deve:

  • estabelecer, implementar e manter um SGA conforme os requisitos da norma;
  • definir o escopo do seu SGA;
  • estabelecer e manter um processo de comunicação interna e externa;
  • estabelecer e manter um processo de controle de documentos;
  • estabelecer e manter um processo de controle operacional;
  • estabelecer e manter um processo de preparação e resposta a emergências.

A política ambiental precisa ser:

  • apropriada à natureza, escala e impactos ambientais das atividades, produtos ou serviços da organização;
  • formalizada, documentada, comunicada, implementada e mantida;
  • consistente com outros requisitos da organização;
  • revisada e atualizada periodicamente.

Além disso, o plano exige que a organização deve:

  • determinar os aspectos ambientais significativos de suas atividades, produtos ou serviços;
  • estabelecer, implementar e manter objetivos e metas ambientais para abordar os seus aspectos ambientais significativos;
  • desenvolver um plano para alcançar os seus objetivos e metas ambientais.

Já na seção de implementação e operação, estão os requisitos para a empresa desenvolver, implementar e manter procedimentos para:

  • o controle operacional;
  • a comunicação ambiental;
  • a formação, conscientização e competência;
  • a verificação e monitoramento;
  • a gestão de mudanças.

Por fim, a verificação, análise crítica e melhoria refere que o negócio deve estabelecer, implementar e manter procedimentos para:

  • a verificação do seu SGA;
  • a análise crítica do seu SGA;
  • a melhoria contínua do seu SGA.

O Que Foi Alterado na ISO 14001 Com a Versão 2015?

Para manter a eficiência de suas normas, a ISO 14001 foi atualizada no ano de 2015, quando uma nova versão entrou em vigor. Agora, as normas focam não apenas na questão ecológica, mas no desenvolvimento sustentável na totalidade.

Ilustração mostrando ícones ligados ao desenvolvimento sustentável: uma empresa, uma lâmpada, uma máquina de trabalho pesado, engrenagens, geradores de energia eólica, um caminhão

Essas foram algumas das principais mudanças na ISO 14001 em 2015:

  • desenvolvimento sustentável: isso envolve, além da questão ambiental, o equilíbrio entre ela e as outras duas bases da sustentabilidade: sociedade e economia;
  • gestão de risco: desde então, as empresas precisam criar planos de gestão de riscos para receber a certificação;
  • liderança: outra mudança diz respeito ao envolvimento da alta liderança a organização no plano de execução dos requisitos;
  • melhoria contínua: a nova versão da norma pretende demonstrar que melhorias contínuas no sistema de desempenho ambiental são fundamentais para a manutenção da sustentabilidade.

Como Implementar a ISO 14001 em Uma Indústria?

Primeiramente, para implementar a ISO 14001 na indústria, é preciso estudar sobre a norma e conhecer os seus requisitos.

Depois, para cumpri-los, é muito importante entender quais são os impactos que as atividades da empresa causam na natureza.

Então, a partir disso, deve-se traçar um plano de ações para garantir que os processos da empresa estão em conformidade com os requisitos da norma.

Para que isso seja feito com mais eficiência, não deixe de envolver no plano todas as pessoas que trabalham na empresa, desde os acionistas até os operários.

Além disso, para conseguir a certificação, é necessário contratar uma consultoria externa para fazer uma auditoria e ajudar a sua equipe nessa adaptação.

Por fim, é hora de dar entrada no pedido do certificado!

BANNER Veja como o ERP WebMais facilita a ISO 14001 na sua empresa

Conclusão

A ISO 14001 é uma norma ambiental que pode ajudar as organizações a diminuir o impacto das suas atividades no meio ambiente. Isso ocorre por meio da exigência de algumas ações e medidas sustentáveis.

A conquista do certificado é uma grande vitória para qualquer empresa, pois mostra que ela está comprometida com a preservação do meio ambiente. 

Além disso, comprova que conseguiu adotar processos mais eficientes e sustentáveis, sem deixar de lado a sua competitividade e o sucesso comercial.

Quer facilitar a implementação da ISO 14001? Então conte com o ERP WebMais para te ajudar a coletar, armazenar, monitorar e analisar dados ambientais. Agende uma demonstração gratuita agora mesmo.

Deixe um comentário