ISSO 9001 o que é e quais vantagens de obter esse selo

ISO 9001: O que é e quais vantagens de obter esse selo

Muitas dúvidas podem surgir a respeito da implantação da ISO 9001 pois ela é rigorosa ao estabelecer os padrões de qualidade que uma empresa deve seguir. 

Utilizar este tipo de selo de qualidade nos seus produtos ou serviços, faz com que aumente a percepção de qualidade e segurança dos consumidores em relação a sua marca.

Embora este processo seja rigoroso, ele é fundamental para manter o padrão de qualidade das indústrias e por isso neste artigo respondemos as principais dúvidas sobre a Certificação ISO 9001.

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O que é ISO 9001?

A ISO 9001 é uma norma de sistema de gerenciamento de qualidade que fornece diretrizes a serem seguidas pelas organizações a fim de criar um sistema de gerenciamento de qualidade. A norma é desenvolvida e publicada pela Organização Internacional de Normalização (ISO), e está atualmente em sua revisão de 2015.

A norma é projetada para ajudar as organizações a garantir que elas estejam fornecendo produtos e serviços que atendam às exigências dos clientes e que estejam continuamente melhorando seus processos.

Para atingir estes objetivos, a ISO 9001 exige que as organizações implementem um sistema de gestão de qualidade, que inclui um conjunto de processos e procedimentos para planejamento, controle e melhoria da qualidade de seus produtos e serviços.

As organizações que implementam um sistema de gestão de qualidade baseado na ISO 9001 podem ser certificadas pelo órgão responsável, para mostrar que elas atendem aos requisitos da norma.

A obtenção da certificação fornece às organizações uma credencial valiosa que pode ser usada para demonstrar seu compromisso com a qualidade e a melhoria contínua para clientes, fornecedores e outras partes interessadas.

A certificação também pode ser usada como uma ferramenta de marketing para ajudar a conquistar novos negócios.

Quando surgiu o selo ISO 9001?

O selo ISO 9001 está em uso desde 1987, quando a Organização Internacional de Normalização lançou a primeira versão de seus requisitos de sistemas de gerenciamento de qualidade. A versão 2015 dos requisitos, que é a mais recente, foi lançada em setembro de 2015. 

A ISO 9001 é uma norma voluntária, o que significa que as empresas podem optar por adotá-la ou não. Entretanto, muitas empresas optam por adotar este selo porque pode ajudá-las a melhorar seus sistemas de gestão de qualidade e, como resultado, melhorar seu desempenho geral.

A norma ISO 9001 contém requisitos, em vez de regras prescritivas, e pode, portanto, ser adaptada para garantir que ela atenda às necessidades específicas de uma empresa. A norma é mantida pelo comitê ISO/TC 197, Gerenciamento de qualidade.

Para que serve a ISO 9001?

ISO 9001 Quality Management System (QMS) é uma norma reconhecida internacionalmente que especifica os requisitos para um QMS (Quality Management System). O QMS é uma abordagem sistemática para atender aos requisitos legais e regulamentares aplicáveis e ao cliente, aumentando a satisfação do cliente através da melhoria contínua e reduzindo o risco de uma organização.

A ISO 9001 é a versão mais recente e especifica os requisitos para um SGQ onde as organizações definem os requisitos, processos e recursos necessários para permitir que uma organização forneça consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e às exigências estatutárias e regulamentares aplicáveis. 

Quais as vantagens de obter a Certificação da ISO 9001

quais as vantagens de obter a certificação da ISO 9001

A ISO 9001 é a norma internacional de gestão da qualidade mais popular do mundo, proporcionando uma estrutura para que uma organização demonstre seu compromisso com a qualidade.

A norma aborda todos os aspectos da gestão de qualidade em uma organização, incluindo planejamento estratégico, compras, fabricação e atendimento ao cliente.

Essa norma é baseada em vários princípios de gestão de qualidade, incluindo um forte foco no cliente, a motivação e implicação da alta administração, a abordagem do processo, a melhoria contínua e uma abordagem baseada no risco.

Confiabilidade

A norma ISO 9001 é amplamente aceita como, “uma norma de gestão de qualidade que estabelece requisitos para um sistema de gestão de qualidade”. As empresas com essa certificação desfrutam de uma série de benefícios comerciais, inclusive:

  • Vantagem competitiva
  • Melhoria da produtividade
  • Maior capacidade de atender aos clientes
  • Custos reduzidos
  • Aumento dos lucros
  • Melhor relacionamento com fornecedores

Reconhecimento Internacional

ISO 9001 é uma norma internacional para a gestão da qualidade. Basicamente, é um conjunto de diretrizes, regulamentos e processos que uma empresa tem que seguir.

É uma norma internacionalmente reconhecida que descreve o processo ideal de uma organização para o fornecimento de produtos e serviços. Seguindo esta norma, uma organização pode realizar melhorias significativas em eficiência, eficácia e satisfação do cliente. 

Melhoria do desempenho do produto/serviço

A ISO 9001 é um sistema de gestão de qualidade. Ele cria um conjunto de princípios de gestão que são seguidos em uma empresa ou organização. Ela garante que os processos, produtos e serviços atendam aos requisitos do cliente e às exigências legais e regulamentares aplicáveis. Ao rever e melhorar continuamente a eficácia de seu sistema de gestão da qualidade, uma organização pode melhorar seus produtos e serviços.

Satisfação do Consumidor

A certificação ISO 9001 garante que os produtos sejam produzidos de forma consistente de acordo com estas normas. Os clientes preferem consistentemente produtos fabricados em empresas com esse certificado devido a um melhor controle de qualidade, menos defeitos de fabricação, maior produtividade e produtos de melhor qualidade.

Investimentos mais assertivos

A ISO 9001 incentiva as empresas a serem assertivas em seus investimentos, que lhes permitam crescer. A Certificação ISO 9001 diz que as empresas devem ser capazes de ver claramente onde estão suas oportunidades, e ser capazes de medir como os investimentos estão afetando a taxa de crescimento da empresa.

Melhora a imagem da Empresa

A ISO 9001 pode ajudar uma empresa a manter e melhorar sua imagem no mercado, o que ajuda a empresa a conquistar e reter clientes. Essa certificação ajuda uma empresa a trabalhar de acordo com sua norma e essa norma ajuda a empresa a ganhar a confiança dos clientes. 

Como obter o selo da ISO 9001

Conseguir a certificação ISO 9001 é algo que a maioria das empresas quer alcançar. Os benefícios de obter este selo são numerosos. 

As empresas que passam pela auditoria da ISO 9001 têm os processos documentados, fazem da qualidade uma alta prioridade, implementaram políticas apropriadas e têm pessoas treinadas para desempenhar suas funções.

Essa é a norma de gestão de qualidade mais amplamente utilizada no mundo. É utilizada por mais de 3 milhões de empresas, em mais de 170 países.

O que é preciso para conseguir a certificação ISO 9001 para a minha empresa?

 Para conquistar a certificação ISO 9001 a empresa precisa:

  • Possuir um CNPJ;
  • Cumprir a legislação pertinente ao negócio;
  • Identificar o contexto da organização;
  • Identificação das partes interessadas;
  • Mapeamento de Processos;
  • Definição da Liderança;
  • Política da Qualidade;
  • Planejamento do Sistema de Gestão;
  • Definição dos Recursos para atendimento do planejamento;
  • Processos de Operação;
  • Verificação do cumprimento dos objetivos;
  • Ações corretivas;
  • Realizar a auditoria interna;
  • Contratar um organismo de certificação.

Qual o processo de implementação da ISO 9001?

qual o processo de implantação da iso 9001

A implantação da ISO 9001 pode seguir caminhos diferentes conforme a consultoria que irá aplicá-la, aqui criamos um breve passo a passo para a implantação na sua empresa, caso você deseje fazê-la sem o auxílio de um profissional qualificado.

Os passos para implantação da Norma ISO 9001 são:

  • Identificar as questões internas e externas que podem impactar o seu negócio.
  • Identificar quem são os interessados na organização e qual o seu impacto no sucesso da implementação.
  • Mapear os processos para ter uma visão completa do funcionamento da empresa e identificar os gargalos.
  • Política de qualidade é fundamental, já que este é o principal objetivo da ISO 9001, garantir os padrões de qualidade em qualquer empresa.
  • Ações corretivas para verificar os eventuais problemas que podem surgir durante a implantação.
  • Auditoria interna para avaliar se cada procedimento está sendo aplicado de forma correta.
  • Certificação, que será entregue ao final de toda a avaliação da empresa. Desta forma, ela estará apta a utilizar o selo ISO 9001.

Conclusão

Conforme você percebeu na leitura, a norma da ISO 9001 é utilizada no mundo inteiro e é de suma importância para as organizações, tendo em vista os grandes benefícios que ela traz.

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