Lean Manufacturing: o que é, como funciona e objetivos!

Entenda o Que É Lean Manufacturing, Como Funciona e Como Aplicá-lo na Sua Empresa!

O Lean Manufacturing ou Produção Enxuta, como também é conhecido no Brasil, está longe de ser uma novidade, mas é um termo que nós provavelmente ouviremos cada vez mais.

Esse termo vem se popularizando nos últimos anos, sendo uma referência especialmente para startups e empresas iniciantes. Afinal, ele propõe o aumento da produtividade por meio da solução de erros comuns nos processos empresariais e da diminuição de desperdícios dos mais diversos setores.

Continue a leitura e saiba tudo sobre essa metodologia!

O Que É Lean Manufacturing ou Produção Enxuta?

Traduzido como empresa enxuta, o Lean Manufacturing é uma metodologia (ou filosofia) de gestão. Ela surgiu com a Toyota durante a década de 1950, no Japão, originalmente conhecida como Sistema Toyota de Produção.

Ele prega uma produtividade inteligente e efetiva, de forma a aumentar o valor agregado dos produtos sem que isso aumente os custos da produção.

O Lean Manufacturing é mais que uma metodologia. Hoje seus princípios influenciam a forma de pensar e agir dentro de algumas empresas. É praticamente uma filosofia, pois a mentalidade enxuta que propõe deve ser absorvida pela cultura organizacional da companhia.

Qual a Origem do Lean Manufacturing?

O sistema de produção da Toyota surgiu nos anos que se seguiram após a Segunda Guerra Mundial. Eram anos difíceis para o Japão, que estava no lado derrotado e viu sua economia devastada.

Essa necessidade motivou criar um sistema que envolvesse pouco estoque, fluxo de caixa curto e eficiência na produção, sem abrir mão da qualidade. Os engenheiros industriais Taiichi Ohno e Eiji Toyoda começaram a desenvolvê-lo em 1948.

Originalmente, ele não era conhecido como Lean Manufacturing, e sim como Toyota Production System (Sistema de Produção da Toyota), ou TSP.

Quais os Objetivos da Filosofia Lean?

O Lean tem como objetivo central evitar perdas e desperdícios, eliminando da cadeia operacional as execuções que não agreguem valor ao processo produtivo e ao produto final.

A abordagem da manufatura enxuta acontece por meio de uma análise das etapas produtivas, e de como as perdas pontuais podem ser solucionadas. Para cada ponto especificado, existe um tipo de ação.

O objetivo é identificar o valor, mapear suas origens, criar um fluxo produtivo que potencialize essa entrega e buscar a perfeição através da melhoria contínua.

Assim, você não precisa repetir o seu trabalho sucessivamente, na busca por mitigar falhas que prejudiquem o funcionamento da sua organização.

Como Funciona o Sistema Lean Manufacturing?

Como implementar o lean manufacturing no contexto de uma indústria que busca a modernização?

Com um sistema que potencialize sua atuação, simplificando rotinas, com maior controle dos qualidade das entregas e mais mobilidade nos processos.

É necessário contar com a tecnologia para que você amplie o olhar sobre os processos de manufatura. O chão de fábrica e suas rotinas devem se concentrar em um ambiente de fácil visualização e que permita a integração de dados.

Assim, é possível entender em tempo real a performance da operação, o que permite a rápida atuação dos gestores e dos profissionais em cima dos problemas.

Ou seja, com um sistema lean manufacturing, sua empresa possibilita a criação de uma cultura que preza pela melhoria contínua e pela automação de processos — reduzindo a carga operacional e agregando valor ao trabalho das equipes.

Quais São os 5 Princípios do Lean Manufacturing?

A metodologia de Lean Manufacturing é baseada em 5 princípios, que serão detalhados a seguir. 

Confira: 

Valor

O valor é tudo aquilo que o cliente considera importante, ou seja, aquilo que atende às suas necessidades em tempo e momento específico. Esse valor pode ser percebido pelo design do produto, funcionalidade, percepção da marca, tecnologia empregada e preço final do produto. 

Na mentalidade enxuta a visão de valor do cliente é essencial para que não sejam entregues os produtos ou serviços errados – o que acarreta desperdício.

Fluxo de Valor

O fluxo de valor é a soma de todas as fases que levam o produto da cadeia produtiva ao cliente. Ao analisar cada fase deve-se separar o que agrega ou não valor, eliminando etapas desnecessárias ou repetitivas e fortalecendo etapas que efetivamente tornam matéria-prima em um produto que os clientes estão dispostos a consumir.

Fluxo

O fluxo contínuo da manufatura enxuta prevê a produção de cada parte do produto por vez, seguindo um estágio de processo onde cada etapa é feita sem parada ou desperdício entre elas.

A filosofia entende que, ao definir o valor e o fluxo de produção ideal é possível chegar ao que realmente agrega valor e fazendo rapidamente o “produto perfeito” para aquele consumidor e suas preferências. 

Esse pilar contrasta com parte da produção industrial que considera mais eficiente produzir em lotes.

Puxar

Essa definição prevê que nenhuma fase do produto deve ser repassada ao cliente sem que tenha sido demandada, ou seja, ao invés da produção “empurrar” para o cliente seus produtos ela é estimulada pela demanda e busca atendê-la.

Perfeição

Para chegar a esse princípio é preciso que todas as demais fases corram para identificação de barreiras e eliminação progressiva dos desperdícios. A perfeição é a entrega de um processo que fornece valor na visão do cliente e que não tem desperdício.

5 princípios do lean manufacturing:

1. Valor
2. Fluxo de valor
3. Fluxo
4. Puxar
5. Perfeição

Como Aplicar o Conceito Lean Manufacturing?

O sistema Lean Manufacturing é bem mais do que uma metodologia. Trata-se certamente de uma filosofia, um modo único de encarar as atividades do dia a dia. Portanto, não é por meio de alguma espécie de receita de bolo que se consegue uma implantação de sucesso, dando ares a empresa de uma indústria 4.0.

Devido ao fato de haver muitas ferramentas disponíveis, o melhor a fazer é realizar estudos aprofundados acerca do processo produtivo alvo. Somente entendendo muito bem os problemas é que se consegue desenhar uma solução adequada.

Uma boa dica é tomar conhecimento da literatura de James Womack e Daniel Jones, intitulada “A Mentalidade Enxuta nas Empresas: Elimine o Desperdício e Crie Riqueza”. Esse livro popularizou o tema mundo afora e é um ótimo ponto de partida!

Conclusão

A metodologia Lean Manufacturing revolucionou o sistema de produção das fábricas por todo o mundo. Iniciado na indústria automobilística, surgiu na Toyota para a produção de automóveis e depois se disseminou por todos os tipos de atividades produtivas.

O uso de seus princípios e ferramentas vêm levando enorme eficiência a empresas do mundo inteiro. Isso já acontece há mais de meio século e, por meio de suas modernizações, certamente ainda perdurará por bastante tempo.

Como falamos, a tecnologia é fundamental para aplicar a metodologia Lean na sua indústria. Para isso, conte com o ERP WebMais para te ajudar nesse processo. 

Entre em contato com um de nossos especialistas e veja como podemos te ajudar!

Deixe um comentário

16 − cinco =