homem-mulher-conferindo-estoque

Logística industrial: como funciona e qual a sua importância

A logística é um procedimento que envolve métodos e técnicas a fim de garantir o abastecimento dos estoques, a elaboração dos produtos e a entrega correta das mercadorias.

Cada departamento dentro da empresa tem ligação com a logística de alguma forma. Por isso, assegurar que todas as áreas estão cumprindo suas funções conforme o planejado é crucial para alcançar o sucesso.  

Quando uma empresa não se preocupa com o processo logístico, ela pode se deparar com uma série de problemas durante a produção prejudicando, assim, a entrega dos itens e a satisfação dos clientes. 

Quer manter a competitividade do seu negócio e entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado? Veja, neste post, o que é logística industrial, qual a sua importância e os principais desafios dessa prática de gestão.

Veja ainda como a logística industrial pode ajudar a sua empresa aumentar a produtividade, e quais são as ferramentas de controle e planejamento que ajudam na expedição e logística.

Boa leitura! 

Afinal, o que é logística industrial?

A logística industrial nada mais é que um conjunto de práticas ligadas à gestão da cadeia de suprimentos e distribuição de uma indústria. Abrange o planejamento de compras, armazenamento de insumos e reposição. Também o controle de estoque, produção e fornecimento de matéria-prima. 

Se a logística da indústria está debilitada e algum departamento (compras ou estoque, entre outros) não realiza suas funções corretamente, a produção pode sofrer atrasos devido a falta de insumos e matéria-prima.

Esses atrasos podem prejudicar a fabricação dos itens e atrasar as entregas, afetando assim a reputação da marca e a sua competitividade no mercado. E que empresa quer correr esse risco? Nenhuma! 

Por que a logística industrial é importante?

A logística industrial é responsável por assegurar o fornecimento e a distribuição de matéria-prima para produção.  Sem ela a empresa pode deixar faltar componentes importantes para a fabricação dos itens. E não só isso, realizar compras desnecessárias e contabilizar custos elevados de armazenamento. 

Como na indústria os processos produtivos funcionam como “ramificações” — isto é, cada etapa complementa a outra —, a logística industrial é crucial para ter sucesso na fabricação, estoque e entrega de mercadorias. Mas mais que isso, é importante para a empresa se manter competitiva e ficar bem preparada para atender o mercado.

Principais desafios para otimizar a logística industrial

Uma vez que envolve uma série de etapas como aquisição, armazenagem, movimentação e distribuição de produtos, o gestor pode se deparar com alguns obstáculos para otimizar a logística. Abaixo, veja quais são os principais desafios:

1- Controle de qualidade

O gestor precisa ficar atento a todos os processos para certificar que tudo está saindo conforme o planejado. Se não conseguir acompanhar os procedimentos, ficará mais difícil para ele garantir a qualidade dos seus produtos e serviços. 

2- Prestação de serviços

A empresa precisa assegurar que o cliente irá receber o produto certo, na hora certa. O problema é que encontrar mão de obra especializada e experiente nem sempre é fácil e escolher o profissional errado pode ser suficiente para prejudicar a qualidade dos itens e a confiabilidade da marca. 

sistema de controle de estoque webmais

3- Dificuldades com o transporte

O transporte é um dos setores mais importantes na logística. Por isso, exige maior atenção e cuidado por parte do gestor. Fazer o planejamento de rotas e elaborar estratégias para reduzir os custos com combustível é tão importante quanto escolher o prestador de serviço certo. Mas nem sempre sobra tempo e disponibilidade para o gestor executar essas ações. 

Como a logística industrial pode ajudar a aumentar a produtividade

Nessa parte do texto você deve estar pensando que otimizar a logística é complicado demais. Afinal, exige bastante trabalho, tempo e dedicação constante por parte do gestor. Mas, se dissermos que existe uma forma de você agilizar o departamento e garantir mais produtividade, você acreditaria? 

Pois bem, veja abaixo 3 ações que você pode tomar para conseguir isso: 

1- Otimizar o espaço

Quando os produtos são armazenados corretamente, a distribuição e localização dos itens ocorre de forma mais fluida e fácil. Se você pretende otimizar a sua logística, você precisa certificar que o seu depósito está usando os espaços corretamente e que possui um bom método de gestão de estoque.  

2- Reduzir movimentações desnecessárias

Outro segredo para otimizar a logística está na objetividade. Ou seja, reduzir as movimentações desnecessárias que acabam tomando tempo e energia do operador. Quer realmente aumentar a produtividade? Crie uma política dentro da sua indústria para comprar, armazenar e distribuir apenas os insumos necessários.  

3- Mapear e automatizar processos

A melhor forma de otimizar a logística em uma indústria é por meio da tecnologia. Utilizar um Sistema ERP para mapear e automatizar processos, por exemplo, pode fazer a sua empresa concluir as atividades e os serviços mais rápido. Também, promover a facilidade do acesso à informação.

Ferramentas de controle e planejamento para otimizar a logística

Até pouco tempo, a logística era considerada um procedimento demorado e complexo. No entanto, desde que a tecnologia foi inserida dentro das indústrias, fazer a gestão da cadeia de suprimentos ficou muito mais prático.

Para se ter ideia, com um sistema integrado como o ERP WebMais, que possui um módulo dedicado à expedição e logística, você já pode calcular a sua necessidade de produção, gerenciar por status (saldo e etapas) e as suas ordens de produção.

Não só isso, pode controlar o estoque de matéria-prima e produtos em poucos cliques de qualquer local com acesso à internet, gerando relatórios de necessidade de compra para otimizar a aquisição de itens e impedir a falta de produtos nas prateleiras.

Também pode avaliar todos os custos do seu processo produtivo, bem como organizar o setor financeiro e automatizar outras rotinas e tarefas burocráticas.

Viu só como investir em um sistema de controle e planejamento como o ERP WebMais pode otimizar a logística da sua indústria? Se você ficou curioso para saber mais sobre como a ferramenta funciona, fale agora mesmo com um de nossos consultores e veja como a tecnologia pode ajudar a sua indústria a crescer!  

1 Comentário “Logística industrial: como funciona e qual a sua importância

Deixe um comentário

15 − 10 =