Entenda O Que É Margem Líquida e Aprenda Como Calcular na Sua Empresa!

A margem líquida é um dos principais indicadores financeiros que ajudam a analisar a saúde financeira de uma empresa. Em resumo, ela serve para indicar se o negócio foi lucrativo ou não em um determinado período.

Neste artigo, você vai entender a importância desse cálculo para a empresa e conhecer a fórmula para chegar ao resultado!

Veja!

Automatize os processos da margem líquida, integre setores e elimine retrabalhos.

O Que É Margem Líquida?

Margem líquida é um indicador financeiro que mostra a porcentagem de lucro em relação às receitas de uma empresa. Normalmente, ele é utilizado na análise de demonstrativos de resultados trimestrais e anuais.

Também chamada de margem de lucro líquido, a margem líquida é o resultado da divisão do lucro líquido da empresa pela receita líquida, após a dedução de todos os impostos e tributos. 

Para Que Serve o Indicador de Margem Líquida?

A margem líquida é um dos principais indicadores que norteiam uma organização na hora de avaliar a sua situação financeira em um determinado período. A empresa que tem margem negativa não conseguiu gerar lucros – no máximo, manteve os seus custos pagos.

Já a margem positiva indica que a empresa teve lucro no período analisado. A partir dessa informação, é possível traçar planos para otimizar as ações, sempre visando à melhoria dos processos e os melhores resultados financeiros.

Sendo assim, a margem líquida também funciona como uma base para a tomada de decisões, principalmente quando se trata de definir os próximos passos a serem dados pelo negócio.

Por Que o Indicador de Margem Líquida É Importante Para Sua Empresa?

Conhecer a situação financeira da empresa é o primeiro passo para uma tomada de decisão inteligente – e aqui não estamos falando somente das decisões que envolvem o setor financeiro, mas referentes a qualquer área da empresa.

Esse conhecimento permite que você saiba quando e quanto investir em novas iniciativas e também quando parar de gastar e cortar custos.

A margem líquida também é importante para demonstrar a situação financeira do negócio a possíveis investidores e ajudar a calcular dividendos a serem recebidos.

Por fim, não podemos deixar de falar que ela serve como um termômetro para avaliar a gestão do negócio – se uma empresa não está tendo lucro, provavelmente a pessoa responsável pela sua gestão está cometendo alguns erros!

Quais São as Vantagens de Avaliar a Margem Líquida?

Além de trazer vantagens para o gestor da empresa, o conhecimento sobre a margem líquida também ajuda um negócio a se posicionar na Bolsa de Valores.

Confira as vantagens:

Quais são as vantagens de avaliar a margem líquida?

Análise do potencial de valorização;
Identificação de empresas em expansão.

Análise do Potencial de Valorização

A margem líquida permite analisar a saúde financeira de uma organização e, por isso, é um dos principais aspectos a serem considerados na análise fundamentalista – que busca entender a qualidade de uma empresa no mercado de ações.

É analisando este indicador que os investidores entendem a rentabilidade de um negócio e o seu potencial de valorização.

Identificação de Empresas em Expansão

A margem líquida negativa, no entanto, nem sempre é sinal de que o negócio vai mal. Algumas empresas operam no negativo por anos e, ainda assim, têm alto valor no mercado, pois estão crescendo e se valorizando.

Entender o que cada resultado quer dizer ajuda o empresário a identificar os momentos de expansão para, assim, tomar melhores decisões em relação aos seus próximos investimentos.

Como Calcular o Indicador de Margem Líquida?

Agora que você já sabe o que é margem líquida e qual a sua importância, é hora de aprender a calculá-la. Para isso, você vai precisar conhecer dois outros indicadores: a receita líquida e o lucro líquido.

Como calcular o indicador de margem líquida?

Qual é a fórmula da margem líquida?

Margem líquida = lucro líquido / receita líquida

Qual É a Fórmula da Margem Líquida?

O cálculo da margem líquida é simples – basta dividir o lucro líquido pela receita líquida, ambos relativos ao mesmo período.

  • Margem líquida = lucro líquido / receita líquida 

Exemplo do Cálculo da Margem Líquida

Para facilitar o seu entendimento, vamos mostrar aqui o cálculo de margem líquida das Lojas Renner, divulgado pelo site The Capital Advisor.

exemplo do cálculo da margem líquida

No quarto trimestre de 2019, período em destaque na imagem, a empresa teve uma receita líquida de R$ 2.873,1 bilhões e lucro líquido de R$ 514,2 milhões no mesmo período. 

Dividindo o lucro pela receita, chegamos ao resultado: a margem líquida da empresa nesse período foi de 17,9%.

É importante lembrar que a margem líquida de empresas de capital aberto é sempre divulgada, com o objetivo de facilitar a análise dos investidores.

Quais as Diferenças entre Margem Líquida e Margem Bruta?

A margem bruta é o indicador que aponta o retorno que uma empresa alcançou com suas vendas. É muito comum confundir esse conceito com o de margem líquida, mas eles são diferentes.

A margem bruta é o resultado da divisão do lucro bruto pelas receitas líquidas de um mesmo período, deduzindo os custos de produção. Assim, quanto maior a margem bruta, maior a lucratividade das vendas, e não necessariamente do negócio como um todo.

Conclusão

A margem líquida é um excelente indicador para tomada de decisão e captação de novos investimentos para a empresa. Além de saber calculá-la, é importante saber interpretá-la, porque, como falamos, nem sempre uma margem negativa é sinal de que a empresa está caminhando na direção errada.

Deixe um comentário

19 − seis =