você sabe como calcular a margem líquida da sua empresa?

Entenda O Que É Margem Líquida e Aprenda Como Calcular na Sua Empresa!

Imagem de Sanon Matias

A margem líquida é um indicador crucial da saúde financeira de uma empresa, representando a proporção do lucro líquido em relação à receita líquida após deduções fiscais. Esse cálculo, realizado dividindo o lucro líquido pela receita líquida, é essencial tanto em análises trimestrais quanto anuais.

A margem líquida é um dos principais indicadores financeiros que ajudam a analisar a saúde financeira de uma empresa. Em resumo, ela serve para indicar se o negócio foi lucrativo ou não em um determinado período. 

Neste artigo, você vai entender a importância desse cálculo para a empresa e conhecer a fórmula para chegar ao resultado! 

Também temos uma dica para facilitar toda a sua gestão financeira, incluindo o controle da margem líquida: é o ERP WebMais! Agende uma demonstração gratuita e entenda como o sistema facilita seu trabalho.

Agora, vamos ao artigo.

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O Que É Margem Líquida?

Margem líquida é um indicador financeiro que mostra a porcentagem de lucro em relação às receitas de uma empresa. Normalmente, ele é utilizado na análise de demonstrativos de resultados trimestrais e anuais. 

Também chamada de margem de lucro líquido, a margem líquida é o resultado da divisão do lucro líquido da empresa pela receita líquida. E é claro, isso tudo após a dedução de todos os impostos e tributos. 

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O Que A Margem Líquida Sinaliza?

A margem líquida, como falamos, indica se uma empresa está sendo lucrativa ou não. A partir da análise desse indicador, é possível tirar conclusões relacionadas a outros fatores relativos à empresa:

  • Custo de produção;
  • Gestão operacional;
  • Sinais de alerta;
  • Valor do produto;
  • Vantagens competitivas;
  • Entre outros.

Para Que Serve O Indicador De Margem Líquida?

A margem líquida é um dos principais indicadores que norteiam uma organização na hora de avaliar a sua situação financeira em um determinado período.

A empresa que tem margem negativa não conseguiu gerar lucros – no máximo, manteve os seus custos pagos. 

Já a margem positiva indica que a empresa teve lucro no período analisado. A partir dessa informação, é possível traçar planos para otimizar as ações, sempre visando à melhoria dos processos e os melhores resultados financeiros. 

Sendo assim, a margem líquida também funciona como uma base para a tomada de decisões. E isso é ainda mais preciso quando se trata de definir os próximos passos a serem dados pelo negócio.

Por Que O Indicador De Margem Líquida É Importante Para Sua Empresa?

Conhecer a situação financeira da empresa é o primeiro passo para uma tomada de decisão inteligente. E aqui não estamos falando somente das decisões que envolvem o setor financeiro, mas referentes a qualquer área da empresa. 

Esse conhecimento permite que você saiba quando e quanto investir em novas iniciativas e também quando parar de gastar e cortar custos. 

A margem líquida também é importante para demonstrar a situação financeira do negócio a possíveis investidores e ajudar a calcular dividendos a serem recebidos. 

Conhecer a margem líquida ajuda a empresa a:  (Pode ser um documento numa prancheta, com o título acima como o título do documento, e os itens embaixo:)  - Tomar decisões inteligentes - Facilitar investimentos  - Simplificar cortes de custo - Calcular dividendos - Avaliar a gestão do negócio

Por fim, não podemos deixar de falar que ela serve como um termômetro para avaliar a gestão do negócio. Isso porque, se uma empresa não está tendo lucro, provavelmente a pessoa responsável pela sua gestão está cometendo alguns erros!

Quais São As Vantagens De Avaliar A Margem Líquida?

Além de trazer vantagens para o gestor da empresa, o conhecimento sobre a margem líquida também ajuda um negócio a se posicionar na Bolsa de Valores. Confira as vantagens:

Análise do Potencial de Valorização

A margem líquida permite analisar a saúde financeira de uma organização e, por isso, é um dos principais aspectos a serem considerados na análise fundamentalista. Esse tipo de análise busca entender a qualidade de uma empresa no mercado de ações. 

É analisando esse indicador que os investidores entendem a rentabilidade de um negócio e o seu potencial de valorização.

Identificação de Empresas em Expansão

A margem líquida negativa, no entanto, nem sempre é sinal de que o negócio vai mal. Algumas empresas operam no negativo por anos e, ainda assim, têm alto valor no mercado, pois estão crescendo e se valorizando. 

Então, entender o que cada resultado quer dizer ajuda o empresário a identificar os momentos de expansão. Assim, ele poderá tomar melhores decisões em relação aos seus próximos investimentos.

Como Calcular O Indicador De Margem Líquida?

Agora que você já sabe o que é margem líquida e qual a sua importância, é hora de aprender a calculá-la. Para isso, você vai precisar conhecer dois outros indicadores: a receita líquida e o lucro líquido.

Qual É a Fórmula da Margem Líquida?

O cálculo da margem líquida é simples – basta dividir o lucro líquido pela receita líquida, ambos relativos ao mesmo período.

Margem líquida = lucro líquido / receita líquida 

Exemplo do Cálculo da Margem Líquida

Para facilitar o seu entendimento, vamos mostrar aqui o cálculo de margem líquida das Lojas Renner, divulgado pelo site The Capital Advisor.

Os dados são do quarto trimestre de 2019, período em destaque na imagem. Na época, a empresa teve uma receita líquida de R$ 2.873,1 bilhões e lucro líquido de R$ 514,2 milhões no mesmo período.  

Dividindo o lucro pela receita, chegamos ao resultado: a margem líquida da empresa nesse período foi de 17,9%. 

É importante lembrar que a margem líquida de empresas de capital aberto é sempre divulgada, com o objetivo de facilitar a análise dos investidores.

Quais As Diferenças Entre Margem Líquida E Margem Bruta?

A margem bruta é o indicador que aponta o retorno que uma empresa alcançou com suas vendas. É muito comum confundir esse conceito com o de margem líquida, mas eles são diferentes. 

A margem bruta é o resultado da divisão do lucro bruto pelas receitas líquidas de um mesmo período, deduzindo os custos de produção.

Assim, quanto maior a margem bruta, maior a lucratividade das vendas, e não necessariamente do negócio como um todo.

Quais As Diferenças Entre A Margem Líquida E Margem De Contribuição?

A margem de contribuição é o valor que sobra das vendas depois de descontados os custos e despesas variáveis. 

O objetivo desse indicador é sinalizar a capacidade que a empresa tem de gerar receitas a partir de suas vendas. A ideia é pagar esses custos e despesas e, ainda assim, gerar lucro.

Quando o valor da margem de contribuição é maior que o valor total de custos e despesas, a empresa tem capacidade para cumprir com esses compromissos e gerar lucro. Quando é igual, indica que o negócio opera no seu ponto de equilíbrio.

Por outro lado, se o valor da margem de contribuição for menos do que a soma dos custos e despesas variáveis, a empresa está tendo prejuízo. Nesse caso, a empresa deve tomar providências para reverter o cenário.

Diferença entre margem líquida, margem bruta e margem de contribuição  (No meio, o título acima, e cada um dos 3 itens apontando pra ele com uma seta)  Margem líquida Divisão do lucro líquido pela receita líquida, após dedução de custos  Margem bruta Lucro bruto dividido pelas receias líquidas, após dedução de custos  Margem de contribuição Valor que sobra das vendas após dedução de custos e despesas variáveis

E a margem líquida, como você já sabe, é a diferença entre a receita líquida e o lucro líquido, depois da dedução de todos os tributos e impostos.

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Quanto É Uma Boa Margem Líquida?

A porcentagem ideal de margem líquida varia de um setor para o outro e de acordo com a realidade de cada negócio. Mas para ajudar você a entender se a margem líquida do seu negócio está na média do seu mercado, trouxemos aqui alguns referenciais:

  • Comércio: entre 10% e 20%;
  • Serviços: entre 20% e 30%;
  • Indústria: entre 8% e 12%.

Como Aumentar A Lucratividade Da Sua Empresa?

O objetivo de todo negócio é ter lucro. Por isso, independentemente do resultado da sua margem líquida, é importante estar sempre desenvolvendo estratégias para aumentar a lucratividade do negócio.

Assim, é possível recuperar a saúde financeira da empresa em casos de resultado negativo ou otimizar ainda mais os resultados em caso de margem positiva.

Confira as nossas dicas!

Controle Os Custos Fixos

Todo negócio precisa estar sempre atento aos seus custos fixos. Quanto menores eles forem, maior será a lucratividade. 

Por isso é tão importante conhecer detalhadamente todas as movimentações financeiras da empresa.

Assim, é possível tomar decisões de forma mais inteligente sobre esse tema. Você saberá exatamente o que pode ser cortado ou diminuído sem que as operações sejam prejudicadas.

Fique De Olho Na Margem De Lucro Dos Produtos

Outro ponto importante é o cuidado com a margem de lucro de cada produto. A precificação correta de cada item comercializado pela empresa é fundamental para que não se tenha prejuízo.

O importante aqui é conhecer os custos de produção de cada item, para, assim, determinar por quanto cada um será vendido. 

Nesse momento, você deve deixar de lado a sua intuição e os preços praticados pelo mercado. Dessa forma, poderá fazer uma análise 100% racional.

Depois de chegar ao valor ideal, você pode analisar o mercado. Se achar que o valor encontrado está abaixo da média, pode optar por aumentar. Se estiver acima, é hora de refletir.

Em alguns casos, pode valer a pena diminuir um pouco a margem e ganhar no volume ou compensar com outros produtos que você tenha em seu portfólio. 

O importante é nunca deixar de tomar esse tipo de decisão com base em dados e sempre colocar tudo na ponta do lápis!

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Conclusão

A margem líquida é um excelente indicador para tomada de decisão e captação de novos investimentos para a empresa. 

Além de saber calculá-la, é importante saber interpretá-la, porque, como falamos, nem sempre uma margem negativa é sinal de que a empresa está caminhando na direção errada.

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