pix para empresa é seguro

O Pix é seguro para a minha empresa? Entenda tudo sobre este método

Desde o dia 16 de novembro de 2020, lançado pelo Banco Central, o PIX opera como um método de pagamento em todo o território brasileiro. Apesar de 44 milhões pessoas físicas e 3 milhões de pessoas jurídicas terem se cadastrado para utilizar a novidade, muitos estabelecimentos possuem dúvidas sobre a segurança deste sistema de pagamento. Sendo assim, trouxemos hoje um post para explicar para você, tudo sobre o PIX para empresa e como ele pode ajudar a facilitar a rotina do seu negócio.

Siga com a gente e conheça como ele funciona, as vantagens oferecidas e algumas dicas de segurança.

O que é Pix?

O Pix é um meio de pagamento eletrônico para pessoas físicas e jurídicas, que permite realizar transferências de maneira instantânea entre instituições financeiras. O canal digital funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

A transferência via Pix opera como um método de pagamento comum, tal qual TED, DOC e transferências bancárias. Contudo, ao contrário dos outros meios citados, o Pix permite transações a qualquer dia – incluindo finais de semana e feriados – de qualquer tipo, sendo necessário apenas, o pagamento de pequenas taxas, dependendo do banco utilizado.

Entenda como o Pix para empresas funciona

Entender como o Pix para empresas funciona é essencial para poder realizar transferências e consequentemente, utilizá-lo de maneira segura. Assim sendo, é possível destacar que o método funciona com poucas limitações criadas com o objetivo de trazer mais segurança para as transações.

Além disso, é importante salientar que outros diversos benefícios são oferecidos para os usuários.

Como posso me cadastrar?

O cadastro para uso desta ferramenta ocorre de maneira simples. Você deve cadastrar sua empresa utilizando o número de telefone celular, CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), também sendo possível gerar uma chave aleatória – para usuários que não desejam passar dados específicos – ou um QR code, do qual pode ser um QR code dinâmico, ou um QR code estático.

Assim sendo, para fazer transferências você necessita apenas de uma destas informações. Podendo realizar transações a qualquer hora do dia, para qualquer instituição.

Como o pagamento ocorre?

Os pagamentos para pessoas jurídicas poderão ocorrer por meio de um código QR ou um código de chave. Oferecendo assim, uma transação instantânea, agilizando para o consumidor e para o seu estabelecimento.

Mudanças previstas 

Dia 27 de agosto de 2021 foi comunicado pelo Banco Central que uma série de mudanças para o Pix irão ocorrer. Desta maneira, é possível destacar as principais seguintes mudanças que este método de pagamento para a sua empresa pode sofrer:

  • Limitação de R$ 1.000 no valor de transações realizadas entre 20h e 6h; 
  • Dois novos produtos: o Pix Saque e o Pix Troco; Ambas serão implementados em 29 de novembro;

Referente a regra de segurança para valor, ainda não há data definida para a mudança, porém será está previsto para ser em breve.

Qual a diferença entre Pix para pessoas físicas e pessoas jurídicas?

O Pix para pessoas físicas (PF) e jurídicas (PJ), apresentam algumas pequenas diferenças. Neste caso, para PF, o Pix é uma ferramenta totalmente gratuita, não podendo ser cobrada para a realização de pagamentos e transferências.

Já para PJ, a situação é diferente. Os usuários de pessoas jurídicas deverão pagar algumas taxas variando da instituição financeira escolhida. Além disso, as empresas usuárias desta forma de pagamento, poderão cadastrar até 20 chaves para o uso.

Dessa maneira, apesar das diferenças, o objetivo do Pix é o mesmo tanto para usuários empresas quanto para pessoas físicas: enviar e realizar pagamentos com mais versatilidade e rapidez.

diferenças entre pix para pessoa jurídica e pessoa física

Saiba se o método é seguro para a sua empresa

Neste caso, o próprio Banco Central garante a segurança de utilização deste método, justificando que o Pix é um meio de pagamento tão seguro quanto TED e DOC, pois o mesmo segue as mesmas medidas de segurança de tais métodos. 

Dessa maneira, os métodos utilizados citados são:

Sigilo bancário

Do qual trata a Lei Complementar nº 105 e pelas disposições da Lei Geral de Proteção de Dados, que dispõe sobre o sigilo das operações de instituições financeiras e dá outras providências.

Autenticação

De maneira geral, os bancos solicitam a confirmação de identidade do cliente antes de qualquer transação. O método varia dependendo do banco, contudo, deve ocorrer a fim de evitar fraudes, oferecendo uma maior segurança na operação para o seu negócio.

Criptografia

A criptografia pode ser definida como um protocolo de segurança utilizado em soluções tecnológicas que tem como objetivo proteger informações privadas. O Pix utiliza este método a fim de impedir que informações da sua empresa sejam interceptadas.

Os benefícios oferecidos pelo uso de Pix para empresa

Utilizar o Pix como método de transação para a sua empresa pode oferecer diversos benefícios. Dessa maneira, é possível citar algumas vantagens, como:

Maior versatilidade

Devido ao fato da ferramenta estar disponível 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, as transações podem ocorrer a qualquer momento. Dessa maneira, o serviço se torna prático e simples, possível de ocorrer de qualquer lugar, para qualquer instituição financeira.

Assim, é possível dispensar as formas de pagamento físicas, como cartão de débito, crédito ou dinheiro, tornando a negociação com seu cliente, muito mais simples.

Mais segurança

Devido aos padrões de segurança utilizados pelo método Pix, as transações podem ocorrer de maneira invulnerável. Assim, não é necessário conferir todos os dados bancários antes da operação, visto que todas as informações são veiculadas através de um único código. Evitando riscos para o seu negócio.

Mais agilidade

Com a ferramenta de pagamento Pix, as transações da sua empresa podem ocorrer em menos de 10 segundos. Assim, a conclusão de operações se torna eficiente e rápida, tornando processos mais simples e consequentemente fáceis.

Dicas para a sua segurança

Apesar do método em si ser muito seguro, ainda é preciso ter cuidado com fraudes que possam vir a ocorrer. O sistema Pix foi desenvolvido pensando em praticidade e segurança, contudo, pode ocorrer de pessoas mal intencionadas utilizarem a ferramenta para golpes via engenharia social.

Dessa maneira, algumas dicas sobre cuidado de segurança são importantes de serem seguidas:

  • Confira sempre os endereços de sites do qual insere seus dados. Deve verificar se o mesmo é seguro antes;
  • Não acesse links enviados através de e-mail, mídias sociais ou mensagens vindas de fontes duvidosas ou desconhecidas;
  • Realize o cadastro de sua chave Pix por meio apenas de sites oficiais;

Além disso, é sempre importante conferir para quem está transferindo e para onde está enviando seus dados. Todo cuidado é pouco, portanto ter atenção é essencial para manter a segurança de seus dados.

Tendo em vista o que foi visto até aqui, podemos concluir que o Pix é totalmente seguro para a sua empresa! Além de oferecer diversas vantagens para as suas operações diárias.

Gostou do conteúdo? Então você pode se interessar por outros posts do nosso blog, conheça o manual de Gestão Financeira e entenda melhor. 

Deixe um comentário

cinco × quatro =