Guia completo e atualizado sobre planejamento estratégico!

Guia Prático E Completo Com Tudo Sobre Planejamento Estratégico

Imagem de Sanon Matias

O planejamento estratégico é essencial para desenvolver uma visão de médio e longo prazo dos objetivos que você deseja alcançar na sua empresa.

Mas, apesar de parecer uma tarefa pouco prática, planejar é o que torna possível às empresas organizarem seus processos e terem resultados mais precisos.

Você sabe o que ele é e qual a importância do planejamento estratégico para os negócios?

Confira, neste artigo, tudo o que você precisa saber para desenvolver o planejamento estratégico da sua empresa de maneira acertada!

Para complementar a leitura, temos uma dica que facilita o acompanhamento do seu planejamento estratégico: o ERP WebMais.

Agende uma demonstração gratuita e entenda como o sistema fortalece a coleta e o tratamento dos dados da sua gestão.

Agora, vamos continuar com o artigo. Boa leitura!

BANNER Cupom tá on abril 2024

O Que É Planejamento Estratégico?

Planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão responsável por mapear o caminho para atingir os objetivos de uma empresa.

Em outras palavras, ele funciona como uma espécie de roteiro, que determina onde seu negócio está, aonde quer chegar e as ações necessárias para ter sucesso na jornada.

Peter Drucker, pai da administração moderna, conceituou o planejamento estratégico da seguinte forma:

Um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio. Incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”

Isso significa que planejar é essencial para o seu negócio alcançar o sucesso. Afinal, com um bom plano, você define metas, traça estratégias, antecipa necessidades e monitora seu progresso.

Para Que Serve Um Planejamento Estratégico?

O planejamento estratégico é um documento essencial para as empresas e deve existir desde a sua fase mais inicial. Isso porque é nela que o plano de negócio começa a ser desenvolvido e ganhar forma.

Depois que a ideia de negócio sai do papel, a necessidade desse planejamento não desaparece. Pelo contrário, ela se torna mais vital para a manutenção da empresa e o seu crescimento.

Com um plano bem elaborado, você pode atingir objetivos como:

  • lançar novos produtos e serviços;
  • conquistar um bom posicionamento da sua marca no mercado;
  • expandir o negócio para novos locais;
  • ampliar e diversificar os canais de venda;
  • aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças do mercado;
  • aumentar as vendas e os lucros;
  • otimizar a gestão financeira;
  • estabelecer vantagem competitiva em relação aos concorrentes;
  • atrair e fidelizar clientes;
  • melhorar a imagem e reputação da empresa na mídia.

De forma geral, podemos dizer que todo objetivo pode ser alcançado mais facilmente por meio de um planejamento estratégico. Mas, para tanto, ele precisa ser realista e considerar a realidade da empresa e do mercado em que está inserida.

Contudo, é necessário que a gestão tenha em mãos todos os dados importantes da empresa, como indicadores financeiros, de estoque e mais. Se precisar de ajuda com isso, o ERP WebMais pode te ajudar. Converse com nossos especialistas e saiba mais.

Agora, vamos conhecer os objetivos desse planejamento tão importante. Confira abaixo.

Conhecer A Empresa

Atualmente, um dos principais objetivos do planejamento estratégico é ajudar os gestores a conhecerem melhor a identidade da empresa.

Mas, muitos empreendedores começam o negócio sem uma definição clara sobre o que é a empresa e quais são os seus objetivos para o futuro. Só que isso pode trazer problemas para a gestão.

Afinal, quando não se sabe aonde se quer chegar, fica muito mais difícil escolher o melhor caminho.

É por isso que identificar as virtudes e os defeitos do negócio é fundamental para a construção de um bom planejamento estratégico.

3 objetivos do planejamento estratégico

Assim, ao fazer investimentos, desenvolver produtos, lançar serviços e assumir novos riscos, é possível tomar decisões considerando os pontos nos quais o negócio tem mais potencial e afinidade.

Entender Onde A Empresa Está E Onde Quer Chegar

O planejamento estratégico ajuda a conhecer melhor a empresa e seus valores. Além disso, serve para a definição de objetivos e metas a serem cumpridas para que eles sejam atingidos.

É importante que os objetivos sejam as primeiras coisas a serem definidas no planejamento estratégico. Isso porque eles influenciam quase todas as outras decisões. Alguns podem demandar mais investimentos; outros, mais esforços.

Somente entendendo quais são esses objetivos e quando a empresa gostaria de atingi-los é possível criar um plano eficaz, com medidas a curto, médio e longo prazos.

Saber Como Chegar Aonde Se Quer

O planejamento estratégico também funciona como um mapa a ser seguido pelo time, indicando tudo o que precisa ser executado para os objetivos definidos serem atingidos.

Então, quando esse caminho é bem planejado, os objetivos são cumpridos com mais tranquilidade e menos retrabalho.

Por Que Seu Negócio Precisa De Um Planejamento Estratégico?

Sabemos que, sem um planejamento, se torna muito mais difícil alcançar os objetivos. Ou seja, sem uma organização prévia, sua empresa pode não saber onde quer chegar e, muito menos, como chegar.

Isso normalmente acontece quando a organização não tem um entendimento claro da sua cultura e dos seus diferenciais.

Mesmo que você tenha definido a missão, visão e valores do seu negócio, é muito comum que esses conceitos se percam com o passar dos anos.

Dessa forma, poder visualizar todo o potencial da sua empresa e enxergar além do óbvio para sair na frente é uma tarefa bastante trabalhosa.

E, nesse sentido, o planejamento estratégico pode ajudar muito!

Por isso, enxergue o planejamento estratégico muito além do papel. Apesar de ser um documento, é ele que faz com que a empresa caminhe para o crescimento sem perder a sua identidade ao longo do trajeto.

4 Motivos Para Fazer Um Planejamento Estratégico

Ainda tem dúvidas sobre a necessidade de fazer um planejamento estratégico para o seu negócio? Então vamos justificar com quatro motivos simples para construir o seu quanto antes!

1. Saber Quem Realmente É

Antes de assumir riscos com investimentos de qualquer tipo, é muito importante conhecer suas forças e fraquezas, para fazer tudo conforme o seu potencial de arcar com as responsabilidades.

Um negócio que sabe o que tem a oferecer para a sociedade tem mais chances de crescer. Um bom planejamento estratégico ajuda a analisar a empresa internamente e definir esses pontos.

2. Saber Onde Está E Onde Quer Chegar

Além de conhecer a própria empresa, é fundamental saber de onde veio, onde está e onde quer chegar. Ou seja, trace um mapa com seus objetivos atuais e liste se as ações de agora ajudam realmente a alcançar o lugar que você espera.

O planejamento estratégico ajuda a entender a situação da empresa e definir uma meta e um caminho a seguir

Um planejamento estratégico auxilia a descobrir o seu cenário atual e a partir daí, definir seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Assim, não existirá metas absurdas e ações desalinhadas.

3. Saber Como Chegar Aonde Se Quer

Mesmo com uma meta, muitos caminhos podem levar a sua empresa até lá, mas nem todos eles serão o correto. Afinal, alguns podem envolver maior tempo e desgaste que outros.

Então, o planejamento estratégico define muito bem um percurso para realizar essa caminhada, sem tantos esforços ou perdas. Nesse caso, basta pensar nos riscos que cada jornada oferece e planejar as ações junto das correções. É como se fosse um jogo de xadrez!

4. Chegar Aonde Quer, Acompanhado De Outros

Uma forma de chegar onde quer com menos chances de errar é ter ao lado as pessoas certas, como os funcionários que estão todos os dias no setor e sabem as oportunidades e deficiências da empresa.

Ouça cada um deles para se preparar ainda mais para os desafios do dia a dia. Assim, o seu planejamento estratégico será muito mais eficiente.

13 Vantagens Do Planejamento Estratégico Para Os Negócios

Como você já pode perceber até aqui, o planejamento estratégico possui diversas vantagens para as empresas, independentemente do momento em que elas se encontram. 

Abaixo, vamos falar mais sobre cada um desses benefícios.

1- Organização

Quando você organiza, tem uma visão mais clara dos seus objetivos. Sendo assim, com o planejamento estratégico, eles se tornam mais definidos e saem da teoria.

Sem um plano, fica difícil desviar-se dos seus objetivos e perder o foco, mas, com as táticas para atingir as metas e os KPIs para monitorar o progresso, não há erros.

2- Assertividade

Com o planejamento definido, torna-se mais ágil a tomada de decisões, visto que se tem uma ideia melhor de onde a empresa está e onde quer chegar.

Sem um planejamento adequado, não é difícil desperdiçar recursos em tarefas que não são cruciais para alcançar seus objetivos. Afinal, não há priorização de tempo e recursos no que realmente vale a pena investir.

3- Decisão Racional

Permite que as decisões sejam tomadas de forma mais racional, com base em dados mensurados. Assim, o acesso às metas que estão sendo atingidas e as que ainda não estão é mais fácil, sendo possível criar estratégias para cumpri-las.

Sem isso, o gestor pode tomar decisões que não sejam benéficas para os seus negócios por conta de achismos.

4- Priorização

Priorizar as tarefas é essencial. Para isso, é importante ter um cronograma das principais medidas a serem tomadas, e, assim, não perder tempo com algo que pode ser resolvido em outro momento.

13 vantagens do planejamento estratégico para sua empresa

O planejamento estratégico fornece uma lista de prioridades para garantir que as tarefas mais importantes são concluídas primeiro. Assim, não há desperdício de tempo, aumentando a produtividade.

5- Estratégia

Possibilita ao gestor investir naquilo que é mais estratégico. Sem um planejamento, é impossível compreender a importância de cada estratégia para atingir os objetivos desejados.

Essa compreensão permite alocação eficiente de recursos e esforços, otimizando a implementação das estratégias delineadas pelos gestores.

6- Comprometimento

Quando há um planejamento estratégico com o envolvimento direto dos colaboradores, todo o time fica mais engajado, principalmente quando sente que participou do processo de decisão.

Além disso, quando as pessoas conhecem suas atribuições e responsabilidades, é natural que se sintam valorizadas pela empresa. Dessa forma, elas se comprometem mais com a entrega de bons resultados.

7- Prevenção de Problemas

O planejamento estratégico também ajuda a prever problemas futuros. Como resultado de conhecer as possibilidades de obstáculos e riscos que o negócio corre, é possível traçar planos tanto para evitar como para mitigar crises.

Ou seja, é uma forma de proporcionar ao gestor a capacidade de não apenas reagir a possíveis cenários prejudiciais, mas de antecipá-los para diminuir seus riscos com soluções pensadas.

8- Produtividade

Como cada pessoa do time sabe exatamente o que precisa ser feito para a empresa atingir os seus objetivos, o trabalho passa a ser mais produtivo.

Isso acontece porque cada talento passa a trabalhar com foco naquilo que é realmente importante para o negócio, diminuindo distrações e desvios no caminho.

Afinal, o alinhamento das responsabilidades individuais em busca de um objetivo, cria uma atmosfera de trabalho mais centrada, onde cada contribuição é percebida como vital para o sucesso coletivo.

9- Economia

Ter um time mais engajado e produtivo naturalmente traz economia para o negócio, já que as entregas podem ser feitas mais rapidamente e com maior qualidade. 

Além disso, quando todos têm definições muito claras de quais são as suas principais responsabilidades, compreendem melhor o que precisa ser feito. Isso evita erros de procedimentos, minimizando custos associados a retrabalhos, correções e potenciais impactos negativos na reputação.

10- Otimização de Tempo

Por fim, não podemos deixar de citar o ganho de tempo que o planejamento estratégico proporciona.  

Isso acontece porque quando cada um sabe exatamente o que precisa ser feito, diminui o desperdício de tempo com atividades menos importantes ou não essenciais. Por sua vez, isso aumenta o rendimento dos processos.

Que tal iniciar seu planejamento agora mesmo e levar esses benefícios até sua empresa? Agende uma demonstração gratuita do ERP WebMais e saiba como o sistema vai te ajudar nessa tarefa.

BANNER Gestão de ponta com o ERP WebMais

11. Senso De Direção Comum

O planejamento estratégico ajuda a estabelecer um senso de direção comum para todos os seus colaboradores. Isso significa que todos estão alinhados em relação aos objetivos da empresa e às ações necessárias para alcançá-los.

Quando há um senso de direção comum, as empresas são mais eficientes e eficazes. Os colaboradores são mais motivados e produtivos, pois sabem para onde estão trabalhando.

12. Posição De Mercado Forte No Longo Prazo

Planejar é uma forma de desenvolver uma posição de mercado forte no longo prazo. Isso significa se posicionar para atender às necessidades de seus clientes, enfrentar a concorrência e se adaptar às mudanças no mercado.

Para desenvolver uma posição de mercado forte, as empresas precisam identificar suas forças e fraquezas, as oportunidades e ameaças do mercado e seus objetivos de longo prazo.

13. Visão De Resultados Atuais E Futuros

O planejamento fornece uma visão dos resultados atuais e futuros de um negócio, identificando as áreas em que estão se saindo bem e aquelas que precisam de melhorias.

Com esses dados em mãos, é possível tomar decisões mais acertadas sobre como alocar recursos e priorizar ações que trazem mais retorno sobre o investimento feito.

Quais São Os 3 Níveis Do Planejamento Estratégico?

Você sabe quais são os três níveis do planejamento estratégico? Esses conceitos são importantes para que você saiba qual dos níveis aplicar em seu negócio, de acordo com as necessidades ou a realidade da empresa.

Então, vamos conhecer quais são esses três níveis de planejamento estratégico e entender as características de cada um. Acompanhe!

Estratégico

O planejamento estratégico estabelece a direção futura de uma empresa, juntamente com sua missão e valores essenciais. Seu objetivo é identificar os fatores internos e externos que podem influenciar a realização dessa visão.

Por ser um planejamento que aborda a estratégia do negócio, requer uma participação ativa dos responsáveis pela gestão, embora seja possível envolver toda a organização em seu desenvolvimento.

Outro ponto é que se trata de um processo a longo prazo, com resultados em um período de 5 a 10 anos. Por isso, as ações são detalhadas, mas também devem ser flexíveis o suficiente para se adaptar às mudanças no ambiente empresarial.

Tático

O planejamento tático se concentra em uma parte específica da organização. Pode ser direcionado a um único departamento ou a um processo em particular.

Ele é voltado para os colaboradores da média gestão, como os gerentes de departamento. São eles que tomam as decisões diárias, e é nesse contexto que o planejamento tático tem papel orientador.

Além disso, tem um horizonte de médio prazo, com foco em objetivos a serem alcançados em um período de 1 a 3 anos. Essa temporalidade permite prever ações com maior especificidade, fornecendo um roteiro claro para a concretização desses objetivos.

Os 3 níveis do planejamento estratégico

Vale ressaltar que a ênfase recai em maximizar a eficiência, a produtividade e a qualidade em uma área específica da organização. Por meio de medidas estratégicas, há implementação de melhorias contínuas específicas e a alocação eficiente de recursos.

Operacional

O planejamento operacional lida com as tarefas e operações essenciais de uma empresa. Nenhum negócio pode sobreviver se elas não forem conduzidas de maneira inteligente, pois são o que mantém o bom funcionamento.

Diferentemente dos outros níveis de planejamento, esse planejamento abrange todos os colaboradores de uma organização, uma vez que todos estão, de alguma forma, envolvidos em suas operações diárias.

As ações previstas são bem delimitadas, permitindo sua aplicação com assertividade, devido ao guia claro para a execução eficaz.

No entanto, ele é caracterizado por um horizonte de curto prazo, com metas e objetivos estabelecidos para um período de 3 a 6 meses.

Mesmo assim, a flexibilidade e a adaptabilidade são elementos-chave nesse nível, uma vez que as demandas e circunstâncias podem se alterar rapidamente. Portanto, é necessário estar preparado para ajustar as ações planejadas.

Passo A Passo Para Criar Um Planejamento Estratégico

Algumas etapas precisam ser cumpridas para fazer um planejamento estratégico empresarial eficaz. Por isso, trouxemos o passo a passo do planejamento estratégico.

Confira!

Passo 1: Diagnóstico

O primeiro passo para um planejamento estratégico é conhecer a sua empresa e o mercado em que você está inserido.

Assim, o uso de uma ferramenta como a análise SWOT, do inglês Strengths (Força), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), é indispensável.

A nossa dica é que você reúna sua equipe e liste todas as forças e fraquezas internas da sua empresa.

Após essa análise interna, faça o mesmo com o ambiente externo. Ou seja, identifique as oportunidades e ameaças que impactam a organização, tais como a sazonalidade de vendas ou a situação econômica do país.

O diagnóstico é fundamental para entender o contexto em que seu negócio está inserido. Além disso, ele ajuda a verificar quais ações são mais adequadas para alcançar suas metas e objetivos.

Passo 2: Identidade Organizacional

Todo negócio é único e ele precisa de uma cultura organizacional que reflita seus valores e que sejam reconhecidos tanto pelos clientes como pelos colaboradores.

A filosofia da sua empresa é tão importante que ela é quem norteia grande parte das decisões e das suas diretrizes estratégicas.

A missão é a razão pela qual seu negócio existe, enquanto a visão é o que você deseja se tornar ou chegar. Por fim, os valores representam os princípios que guiam a cultura da empresa e dos colaboradores.

Logo, a identidade organizacional funciona como um guia para contratar novas pessoas, fechar contratos com fornecedores e lançar produtos e serviços no mercado. Por isso, é fundamental reforçá-la a todo momento e garantir com que ela permeie todo o negócio.

5 passos para fazer o planejamento estratégico

E tudo fica ainda melhor para quem já tem essa parte do planejamento estratégico pronta. Mas, entender quando ela foi desenvolvida é sempre bom. Assim, você verá a necessidade de fazer uma revisão.

Uma empresa pode mudar muito ao longo dos anos e pode acontecer que a missão, visão e valores sejam modificados ao longo do tempo. Em suma, isso ocorre por não se adequarem mais à imagem transmitida.

Passo 3: Metas E Indicadores

As metas precisam envolver todo o time, por isso, criar uma meta geral e depois transformá-la em metas de vendas, marketing, recursos humanos e outras, é essencial.

Lembre-se: para que todos se envolvam, cada setor precisa ter suas próprias metas!

Os objetivos precisam ser desafiadores, porém realistas. Por isso é tão importante conhecer seu mercado. Assim você garante que não sejam utilizados números impossíveis de serem alcançados.

Já em relação aos indicadores, são eles que permitirem acompanhar suas metas. Por exemplo: se uma das metas é conquistar um faturamento pré-definido, o próprio faturamento mensal será um dos indicadores a ser acompanhado ao longo dos meses.

Por fim, faça com que todos os colaboradores tenham ciência de todas essas metas e indicadores. Dessa forma, cada um saberá a sua importância e o seu papel para a empresa chegar no lugar desejado.

Conte com o ERP WebMais para uma gestão mais completa e eficiente de metas e indicadores. Agende uma demonstração gratuita e conheça a ferramenta.

Passo 4: Plano De Ação

Agora que você já sabe onde e como chegar, chegou o momento da ação propriamente dita! O plano de ação é o responsável por viabilizar a conquista das metas e objetivos definidos na etapa anterior.  

Para isso, é necessário contar com um cronograma e estabelecer os responsáveis por cada uma das tarefas. Isso quer dizer que você precisa defini-las e delegar quem serão os responsáveis por executar cada uma.  

Ter todas essas informações documentadas pode ser o grande diferencial entre uma estratégia bem-sucedida e uma problemática.  

Como nem tudo pode ser prioridade, é fundamental elencar as ações para que elas aconteçam por ordem de importância. Com isso, o ideal é realizar primeiro o que for mais simples ou urgente.

Se tiver dificuldade, pense em quais ações realmente farão a diferença para conquistar os objetivos e dê preferência a elas.

Passo 5: Acompanhamento E Análise

Por fim, a última etapa do seu planejamento estratégico diz respeito às formas e a periodicidade que você acompanhará os resultados.

Muitas empresas optam por realizar estes encontros semanalmente, porém, você precisa considerar a realidade da sua organização.

Além de apresentar os resultados alcançados, nesses encontros serão discutidos também os próximos passos. É importante reunir os gestores sempre que possível para os resultados serem avaliados.

Aqui, também deve-se revisar e redefinir a análise SWOT, as metas e o plano de ação. Afinal, o mercado não é estático e é preciso se adequar a todo momento.

Os melhores indicadores para o seu plano de ação! EXPERIMENTE O ERP WEBMAIS

Quem É Responsável Pelo Planejamento Estratégico?

Normalmente, a diretoria da empresa fica responsável pela criação do planejamento estratégico. Afinal, o plano precisa ser definido por pessoas com alto poder de decisão na empresa, justamente pelo seu caráter estratégico, como o próprio nome indica.

No entanto, com o crescimento dos modelos de gestão participativa, é cada vez mais comum incluir lideranças de cada uma das áreas da empresa na definição do planejamento estratégico.

Quando isso acontece, a diretoria pode contar com o conhecimento de quem vive a rotina da empresa, com contato com os demais funcionários.

Além disso, os colaboradores se sentem valorizados pela organização — e, como você já sabe, isso pode se transformar em motivação e produtividade.

5 Obstáculos Mais Comuns Para A Criação Do Planejamento Estratégico

Muitos gestores ainda apresentam uma certa resistência à questão do planejamento, questionando se é viável investir no seu desenvolvimento.

É normal que alguns obstáculos e dúvidas surjam no processo, por isso, trouxemos os mais comuns para que você possa contorná-los.

Falta De Conhecimento

Muitos empresários até sabem dos benefícios que a adoção de um planejamento estratégico traz. Porém, por desconhecerem seus elementos principais, acreditam que uma gestão estratégica não se aplica à sua realidade.

Normalmente, pensam que se trata de algo exclusivo para grandes corporações, ignorando que a maioria delas já foi pequena um dia.

Elas só chegaram onde estão porque souberam executar uma gestão baseada no planejamento estratégico e no controle dos processos e resultados.

Falta Do Hábito De Planejar

A maioria das pessoas sabe que planejar antes de executar é uma prática que reduz riscos e desperdícios, além de aumentar as chances de sucesso. Mas, mesmo assim, ainda existem empresários que abrem mão do planejamento.

Planejar, geralmente, não significa fazer um detalhamento minucioso de tudo que será feito. Na verdade, isso define minimamente o que, quem, quando e como será feito, pensando também no porquê e no custo que terá.

Se você começar a sistematizar o que será feito antes de começar, acabará criando o hábito saudável do planejamento.

Falta De Tempo

Muitos gestores também alegam que não têm tempo para esse tipo de planejamento. Mas o propósito desta ferramenta é justamente reduzir o desperdício de tempo.  

Quando você sistematiza suas ações e planeja a sua execução, normalmente ela precisa ser realizada uma única vez. Dessa forma, erros e retrabalhos são evitados.  

O tempo utilizado para planejar sempre será inferior ao que seria desperdiçado quando se faz algo sem planejamento.

Foco Exclusivo Na Sobrevivência

Com o mercado muito competitivo e a situação sendo agravada pela economia globalizada, é comum que o empreendedor se preocupe exclusivamente com a sobrevivência.

Gestores sem conhecimentos do planejamento estratégico acabam deixando de lado a visão estratégica e de longo prazo, tão importante para o seu desenvolvimento.

Principais obstáculos para a criação do planejamento estratégico

Resistência À Mudança

É difícil encontrar uma pessoa que não tenha medo do novo e acaba por resistir às mudanças. Porém, elas são as grandes responsáveis por impulsionar os negócios. 

Logo, você precisa estar preparado para enfrentá-las e a melhor forma de preparo é por meio de um planejamento estratégico.

8 Erros Mais Comuns No Planejamento Estratégico Empresarial

Muitas organizações cometem alguns erros no momento de criar seu planejamento estratégico e, com isso, ele não se torna tão eficaz. Mas para que isso não aconteça com você e sua empresa, trouxemos os erros mais comuns para você evitar.  

Confira!

1- Definição Dos Objetivos Incorreta Ou Sem Diagnóstico

Como já falamos, a primeira etapa do planejamento estratégico é o entendimento da realidade do negócio seguida da definição dos objetivos. 

De nada adianta começar pelos objetivos estratégicos sem conhecer o panorama da empresa e do contexto socioeconômico. Todos esses pontos precisam estar bem alinhados.

Isso envolve avaliar seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, bem como entender o mercado no qual ela atua e as tendências relevantes.

Definir objetivos estratégicos sem considerar a realidade do negócio leva a problemas como metas inatingíveis, falta de direcionamento claro e desperdício de recursos. Além disso, prejudica a competitividade, por não alinhar as necessidades e expectativas do mercado.

2- Não Definir As Responsabilidades De Cada Um

Se a equipe responsável pelo planejamento não estiver trabalhando de maneira sincronizada, seus resultados podem não ser os melhores. Um exemplo é o momento da realização da SWOT, que necessita de um envolvimento de todos e uma boa comunicação.  

Caso isso não aconteça, o planejamento fica prejudicado e pode acabar sendo feito com informações equivocadas.

Por isso, todos os envolvidos precisam se comunicar e ter clareza sobre suas responsabilidades e tarefas específicas. Caso contrário, não há como desempenhar o seu papel e estar ciente das expectativas e prazos relacionados às suas atividades.

3- Terceirizar A Coordenação Do Planejamento Empresarial

Terceirizar a coordenação do planejamento estratégico é uma prática comum, na qual os líderes designam um gerente para administrar as funções do planejamento.

Embora é possível atribuir essa responsabilidade a alguém que não seja o gestor da empresa, é importante que essa pessoa esteja plenamente ciente de tudo o que ocorre na organização.

O sucesso do planejamento estratégico depende de uma compreensão profunda da realidade do negócio, dos objetivos da empresa e do contexto em que ela atua.

Ainda, é preciso a colaboração com os líderes da empresa e a comunicação eficiente para posicionar o negócio de maneira a alcançar os seus objetivos.

4- Deixar Membros Da Equipe Sem Metas

Cada colaborador precisa ter metas claras, responsabilidades bem definidas e tarefas atribuídas, caso contrário, sua presença na empresa pode se tornar insignificante.

As metas individuais são importantes porque fornecem direcionamento e foco para cada membro. Elas ajudam a definir expectativas, estabelecem um senso de propósito e permitem o acompanhamento de seu próprio progresso.

8 erros para evitar no planejamento estratégico empresarial

Contudo, para o planejamento atingir o sucesso, é fundamental definir quais objetivos e metas são prioritários e, assim, desenvolver um calendário de ações. Além disso, elimine os que não são tão importantes para o momento.  

Essa seleção pode ser mais eficiente e gerar mais resultados do que uma grande lista de planos. O foco deve ser no que é mais importante para não desperdiçar recursos da empresa.

5- Deixar Algum Objetivo Sem Plano De Ação

Um objetivo sem um plano de ação adequado é como ter uma visão sem o caminho para alcançá-la.

Um planejamento estratégico consistente e eficaz envolve a identificação das metas a serem alcançadas e a criação de um plano detalhado que delineie as ações necessárias para alcançar cada objetivo.

Ao criar um plano de ação, pondere todos os aspectos relevantes para a realização dos objetivos, incluindo recursos financeiros, humanos e materiais necessários. Também é aponte eventuais riscos e obstáculos e defina ações para mitigá-los.

6- Deixar Algum Objetivo Sem Meta Mensurável

Ao definir objetivos, estabeleça metas mensuráveis para cada um deles. Ou seja, que sejam claras, específicas e possíveis de serem acompanhadas ao longo do tempo.

A ausência de metas claras dificulta o monitoramento do progresso, tornando-se difícil avaliar o desempenho e identificar se as ações estão ou não contribuindo para o alcance dos objetivos.

Não basta apenas ter ações definidas, é igualmente importante atribuir prazos para sua conclusão, a fim de garantir que o planejamento estratégico seja seguido e cumprido de forma eficiente.

Ter tempo estipulado, cria um senso de urgência e comprometimento para finalização, sem que se prolonguem muito. Também permite direcionar o foco da equipe.

7- Não Monitorar As Metas E Execução Dos Planos

Por mais bem-planejado que seja um plano estratégico, erros e desafios sempre podem surgir ao longo do caminho. A diferença está em como lidamos com essas situações.

Por meio do monitoramento contínuo, é possível encontrar rapidamente quaisquer desvios. Especialmente com a transformação digital, que facilitou acompanhar em tempo real o desempenho das estratégias e saber o que funciona ou não.

Essa prática não apenas minimiza o impacto negativo, como também permite a correção de ajustes necessários nos planos de ação de cada área ou profissional.

Além disso, essa abordagem possibilita a análise de tendências e padrões, fornecendo insights valiosos para o aprimoramento contínuo das estratégias e processos.

A falta de monitoramento adequado leva a consequências indesejáveis, como a perda de oportunidades de negócio, desperdício de recursos e a incapacidade de responder rapidamente a mudanças no mercado.

8- Não Fazer Reuniões Periódicas De Avaliação E Integração

Embora o monitoramento das metas e dos planos de ação no dia a dia seja importante, é necessário ter momentos específicos para análises mais aprofundadas.

Faça reuniões para promover a revisão do planejamento estratégico, permitindo a identificação de possíveis correções, ajustes e melhorias necessárias. Afinal, o ambiente de negócios está em constante transformação e é crucial estar atento a essas mudanças.

Reuniões periódicas de avaliação e integração ajudam o planejamento estratégico

Sem mencionar que assim como o planejamento estratégico foi desenvolvido em conjunto, as decisões relacionadas a ajustes e mudanças também devem ser tomadas em equipe.

Um espaço para a colaboração e a troca de ideias entre os membros da organização é sempre uma boa ideia para obter diferentes perspectivas, experiências e conhecimentos.

Quais Os Os 8 C’s Do Planejamento?

Os 8 Cs do planejamento estratégico são uma forma de concentrar em alguns valores tudo o que um plano precisa para a empresa alcançar o sucesso. A seguir, saiba mais sobre cada um deles!

Conhecimento

O primeiro valor é o conhecimento sobre o conceito e a importância do planejamento estratégico. Ter esse conhecimento é muito importante para utilizar corretamente os métodos e as ferramentas que ajudam na criação do plano.

O conhecimento pode ser adquirido através de treinamentos, workshops, leitura de livros e artigos sobre o assunto. É importante que seja compartilhado com todos os envolvidos no processo, para todos estarem na mesma página.

Coragem

O segundo valor diz respeito à força de vontade para introduzir o planejamento estratégico na cultura da empresa. O gestor deve conscientizar todo o time sobre a sua importância e sobre as mudanças que podem ser propostas por esse documento.

A mudança pode ser difícil, e é importante que os líderes tenham coragem para enfrentar os desafios que podem surgir. Eles precisam estar preparados para explicar e motivar as pessoas a se comprometerem com o plano.

Confiança

A confiança é essencial para que tudo o que foi planejado se concretize. Aqui estamos falando especificamente sobre a confiança dos gestores no seu time, dando a todos o poder que precisam para aplicar em suas rotinas as transformações necessárias.

Quando os líderes confiam nos seus funcionários, eles os capacitam a tomar decisões e a agir de forma independente. Isso é importante para o plano ser executado de forma eficaz.

Competência

A competência é necessária a todos, garantindo que tenham as habilidades necessárias para cumprirem com as suas tarefas, fazendo entregas de qualidade e dentro do prazo estipulado.

E isso não vale apenas para as competências técnicas, mas também para as habilidades comportamentais necessárias, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.

Controle

Aqui estamos falando sobre a criação de mecanismos para exercer controle sobre o andamento dos planos. Isso é importante para o cumprimento dos prazos e para as metas estabelecidas serem mesmo cumpridas.

O controle pode ser feito por meio de relatórios, reuniões de acompanhamento e outros métodos. É importante que seja feito de forma eficaz, mas também que não seja excessivo, para não desmotivar as pessoas.

Os 8 C's do planejamento estratégico

Comunicação

Comunicação é essencial em qualquer empresa e com o planejamento estratégico não poderia ser diferente.

É muito importante criar processos comunicativos eficazes, que garantam que todas as partes envolvidas estejam sempre atualizadas sobre a evolução do planejamento e da execução das ações.

Colaboração

A colaboração entre as pessoas do time é o que faz com que todos se mantenham engajados e sigam juntos rumo aos objetivos estabelecidos. Assim, todos superam as dificuldades e potencializam os seus pontos fortes.

Por isso, é importante todas as pessoas estarem dispostas a trabalhar juntas, compartilhando ideias e conhecimentos, para criar um ambiente colaborativo e que todas se sintam valorizadas pelo seu trabalho.

Comprometimento

Por fim, falamos sobre o comprometimento de todos, que é muito importante para os compromissos serem cumpridos conforme o esperado. Tudo isso aumenta as chances de sucesso do planejamento estratégico.

O comprometimento pode ser alcançado por meio de treinamentos ou outras atividades que ajudem o time a entender a importância do planejamento estratégico e a se comprometerem com o plano.

Como Um Sistema De Gestão Auxilia No Seu Planejamento Estratégico?

O uso de um sistema de gestão completo pode ser decisivo, tanto no desenvolvimento como no sucesso do seu planejamento estratégico.

É por meio dele que você tem um acesso rápido e fácil aos indicadores do seu negócio. Eles servem de base para: 

  • entendimento da situação da empresa: fornece acesso a dados sobre vendas, financeiro, marketing, operações etc, para entender a situação atual e o que definir sobre metas e estratégias;
  • desenvolvimento de insights: ajuda a analisar dados de forma rápida para encontrar tendências, padrões e oportunidades de melhoria;
  • acompanhamento do plano: os dados sobre o progresso do planejamento garante que as ações são implementadas corretamente e trazem os resultados esperados.

Portanto, o uso de um sistema de gestão pode ser um diferencial importante para o sucesso do planejamento estratégico de uma empresa. Basta apenas escolher o software correto para o seu tamanho, setor e objetivos.

Como Escolher Um Software De Planejamento Estratégico?

Atualmente, existem diversos softwares de planejamento estratégico no mercado. Então, nada mais justo do que dizer que é preciso pensar bem antes de escolher o seu, correto?

Isso porque é comum que muitos gestores se perguntem: “qual sistema eu devo escolher para meu negócio?”. Será que todas as opções são boas para qualquer empresa? Confira alguns pontos para considerar antes de se decidir:

Saiba A Necessidade Da Sua Empresa

Antes de mais nada, é preciso entender quais são as necessidades da sua empresa. Apenas assim será possível iniciar a busca pelo melhor sistema para planejamento estratégico.

Então, o ideal é começar por uma lista de justificativas que fortalecem a contratação. Você pode, também, já perceber se a sua empresa faz o controle de planejamento apenas em planilhas, o que dificulta a integração dos dados.

É preciso entender as necessidades da empresa para escolher o melhor software de planejamento estratégico

Se for o caso, um dos principais motivos da sua lista de contratação será a integração completa da empresa. Assim, as equipes podem atuar em conjunto, além de poderem acessar os dados de qualquer lugar.

Entenda A Abrangência Que Necessita

Para entender totalmente as necessidades da sua empresa, é preciso compreender o nível de abrangência. Afinal, para lucrar e alcançar o sucesso, o negócio deve ser visto pelo mercado.

Assim, considere a sua atual abrangência e o nível que necessita alcançar. O software de planejamento estratégico deve permitir um controle preciso dessas informações.

Verifique Se A Empresa Oferece Treinamentos

De nada adianta ter um sistema completo, se ninguém souber como utilizar a ferramenta? E isso vale para todos os casos, até mesmo quando o software é mais simples.

Sendo assim, o ideal é que a empresa fornecedora do sistema ofereça treinamentos capazes de garantir a usabilidade do produto. Hoje em dia, é possível realizar os treinamentos de forma prática, com a ajuda das diversas ferramentas digitais de comunicação por chat ou vídeo.

Além disso, um bom suporte também ajuda a retirar dúvidas de forma ágil.

Descubra O Nível De Suporte

É indispensável escolher um software que ofereça suporte adequado. Ele pode ser realizado por telefone, mensagens de texto, e-mail ou até videochamadas.

Seja qual for o canal, é importante que a empresa e o fornecedor estejam sempre em contato, resolvendo eventuais problemas e esclarecendo dúvidas que possam surgir.

Se a empresa oferecer esse serviço de forma satisfatória, pode ser considerada na hora de selecionar o sistema ideal para seu planejamento estratégico.

Considere Um Software Na Nuvem

Os softwares baseados na nuvem oferecem uma vantagem significativa, permitindo que os usuários acessem suas informações e ferramentas de qualquer lugar e a qualquer momento.

Além disso, as atualizações são automáticas, eliminando a preocupação com a instalação manual de novas versões. Outra vantagem é a realização de cópias de segurança, dispensando a necessidade de backups manuais por parte do usuário.

Enfim, a adoção de um software na nuvem proporciona facilidade, segurança e flexibilidade, liberando tempo e recursos para focar no que realmente importa: impulsionar o sucesso do seu negócio.

BANNER Gestão completa, integrada e em nuvem para facilitar o seu trabalho

Compare Preços

Ao avaliar diferentes produtos concorrentes, é essencial considerar a relação custo x benefício. Compare os preços de fornecedores que oferecem produtos com a mesma finalidade.

Isto é, um software de planejamento estratégico não deve ser comparado diretamente a um software de gestão de tarefas ou projetos, pois cada um possui funcionalidades e propósitos distintos.

Ao realizar uma análise criteriosa dos preços e recursos oferecidos, você poderá tomar uma decisão informada, garantindo que esteja obtendo o melhor valor pelo seu investimento.

Assista Uma Demonstração

Antes de contratar um software, é fundamental solicitar uma demonstração. Durante ela, observe se o software possui uma interface intuitiva, além das principais ferramentas necessárias para um planejamento estratégico, como análise SWOT, mapa estratégico, indicadores e metas, projetos e processos, todos integrados.

No ERP da WebMais há essa possibilidade. Você pode solicitar a demonstração agora mesmo de forma gratuita e analisar todos esses itens!

Certifique-se de explorar todas as funcionalidades e garantir que o software atenda às suas necessidades e expectativas antes de tomar uma decisão.

Dúvidas Frequentes (Guia Rápido)

Agora você já sabe o que é planejamento estratégico e conhece suas vantagens, desafios e principais erros cometidos em sua definição. Então, é hora de tirar algumas dúvidas que possa ter sobre o tema. 

A seguir, separamos as mais comuns!

O Planejamento Estratégico Deve Ser Usado Apenas Por Grandes Empresas?

Não! O planejamento estratégico é uma ferramenta que pode ajudar todo tipo de empresa, independentemente do seu tamanho ou maturidade.  

Inclusive, o primeiro planejamento deve ser construído ainda antes da empresa abrir as portas, como método de estudo sobre o mercado e concorrentes. 

Essa é uma excelente forma de preparar os sócios para enfrentar a concorrência, conquistar o público e se preparar para situações de risco. 

Além disso, o planejamento bem feito é fundamental para o crescimento da empresa. Com certeza grandes players do mercado só chegaram onde estão porque souberam planejar e colocar em prática as ações determinadas pelo plano. 

Portanto, mesmo que o seu negócio seja pequeno ou iniciante, não deixe de usufruir de todos os benefícios que o planejamento estratégico pode trazer para a empresa!

Onde Se Aplica O Planejamento Estratégico?

O planejamento estratégico se aplica a todas as áreas da empresa. Durante a elaboração do documento, você deve contemplar todos os setores que fazem parte do negócio. 

Alguns exemplos são a área de operações, produtos, marketing, segurança, recursos humanos, etc.

O planejamento estratégico se aplica a todas as áreas da empresa

Todo setor na empresa deve ter os seus objetivos bem definidos, assim como metas e planos de ação. E claro, todos com prazos e pessoas responsáveis por cada um, como você já descobriu aqui neste artigo!

O Que Precisa Para Ter Um Planejamento Bem Feito?

Muitos gestores se perguntam o que é preciso para um planejamento bem feito. Por isso, abaixo você confere quais são os requisitos para o melhor planejamento estratégico:

  1. analisar todas as faces do negócio;
  2. fixar objetivos e metas;
  3. identificar as oportunidades e ameaças do mercado;
  4. entender com clareza as forças e fraquezas da empresa;
  5. definir estratégias para alcançar os objetivos e metas;
  6. separar recursos necessários para implementar as estratégias;
  7. estabelecer um sistema de monitoramento e avaliação que acompanhe o progresso e fazer ajustes quando necessário.

Quais São As Decisões Básicas Para O Planejamento Estratégico?

Vai montar o planejamento estratégico do seu negócio? Então é preciso ficar de olho nas decisões básicas mais importantes. Elas são:

  • missão: definir a missão da organização, ou seja, o propósito pelo qual ela existe;
  • análise SWOT: realizar uma análise do ambiente interno (forças e fraquezas da organização) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças do mercado);
  • objetivos: fixar objetivos claros e alcançáveis que a organização deseja atingir a longo prazo;
  • estratégias: identificar e escolher as estratégias mais adequadas para alcançar os objetivos definidos;
  • ações: estabelecer um plano de ação para implementar as estratégias escolhidas;
  • recursos: alocar os recursos necessários para a implementação das ações;
  • controle e monitoramento: estabelecer um sistema de controle e monitoramento para avaliar o desempenho da organização em relação aos objetivos definidos e fazer ajustes quando necessário.

Qual A Diferença Entre Planejamento Tático E Operacional?

O planejamento tático e operacional são dois níveis distintos de planejamento na organização. Vamos conhecer a diferença entre eles.

Planejamento Tático é um nível intermediário de planejamento. Se concentra em traduzir os objetivos estratégicos em planos e ações concretas para cada área ou departamento da organização.

O objetivo do planejamento tático é garantir a coordenação e a eficiência das atividades em cada área da organização para alcançar os objetivos estratégicos.

Planejamento Operacional é o nível mais baixo de planejamento. Concentra-se na execução das atividades diárias para atingir as metas e objetivos estabelecidos no planejamento tático.

O objetivo do planejamento operacional é garantir a eficiência das operações diárias da organização, como produção, vendas, logística, entre outros.

Comparativo entre Planejamento Tático e Planejamento Operacional

Em resumo, o planejamento tático é uma ponte entre o planejamento estratégico e o planejamento operacional. Já o planejamento operacional se concentra na execução das atividades diárias.

Mas, ambos são importantes para garantir que a organização alcance seus objetivos e metas de longo prazo. Assim, todos os dois são importantes.

O Que Torna Um Planejamento Estratégico Bem-Sucedido?

A sua empresa precisa de um planejamento estratégico se quiser alcançar o sucesso. Então, será preciso elevar a participação ativa no processo.

Isso porque todo o time deve estar engajado com a tarefa. O trabalho em equipe bem desenvolvido será essencial para o sucesso do planejamento. Também é preciso envolver fornecedores e demais pessoas externas.

Um bom nível de engajamento garante melhores resultados para o planejamento. É que, quanto mais o time entender a estratégia, mais o negócio prospera.

Quando O Planejamento Estratégico Deve Ser Feito?

Ainda não sabe quando fazer o planejamento estratégico? Em geral, a melhor situação é iniciar o planejamento quanto antes. Mas, antes, é preciso organizar a empresa e entender como ela funciona – e se está tudo em ordem.

Com tudo organizado, é hora de fazer o planejamento estratégico. Normalmente, o plano é projetado ao final de cada ano de trabalho, para ser implementado já no começo do ano seguinte.

Isso é importante para garantir algum tempo extra em caso de correções. Além disso, um planejamento feito muito em cima da hora pode ser executado às pressas, gerando outros problemas.

Mas, mesmo assim, é importante entender que nunca é tarde para iniciar o planejamento. E é claro, também não existe hora ruim para analisar como anda a empresa e fazer ajustes.

Gestão completa para indústrias e distribuidoras CONHEÇA O ERP WEBMAIS

Conclusão

Com nosso software de gestão, você acessa relatórios-chave de todos os setores e com dados atualizados em tempo real. Dessa forma, seu planejamento financeiro, por exemplo, se torna muito mais preciso e eficaz.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender melhor a importância do planejamento estratégico e como montar o seu!

Como você viu, o uso de um ERP contribui muito para tornar seu planejamento mais robusto e completo. Por isso, convidamos você a descobrir tudo sobre o ERP Webmais e como ele auxilia as empresas a crescerem!

Agende uma demonstração gratuita e entenda como o sistema facilita seu planejamento estratégico.

Deixe um comentário