planilha de controle de lote e validade

Planilha de controle de lote e validade – Download grátis

Manter a qualidade dos produtos que você fabrica ou distribui é muito importante, principalmente se você trabalha com produtos delicados e perecíveis, como o segmento alimentício e cosmético. Sem este controle, a qualidade das suas mercadorias pode ser seriamente comprometida, além da reputação da sua empresa.

Para que isso não ocorra, é necessário ter um controle bastante rigoroso tanto dos lotes como das datas de validade de todos os itens, sejam eles matérias-primas ou o próprio produto acabado.

Que tal saber mais sobre este controle? Trouxemos neste artigo tudo o que você precisa saber para começar a controlar lote e validade na sua empresa hoje mesmo!

[Baixar Grátis] Planilha de Controle de Lote e Validade

Por que controlar lote e validade na sua empresa?

Ter um controle do lote e da validade dos itens em seu estoque é muito importante, pois ele tem um impacto direto no seu caixa. Imagine que seu estoque está cheio de produtos e foi identificado que há um lote que está perto da data de vencimento. Se a venda não ocorrer a tempo, eles poderão estragar e você terá que arcar com o prejuízo.

Com este tipo de controle, problemas como este podem ser facilmente evitados ou ainda a entrega de itens vencidos aos seus clientes. Ambos causam grandes prejuízos tanto financeiros como na credibilidade do seu negócio.

[Baixar Grátis] Planilha de Controle de Lote e Validade

O que o controle de lote e validade possibilita?

Realizando o controle de lote e validade da maneira correta, você terá rapidamente as respostas para perguntas como:

  • Quais ordens de produção utilizaram determinado lote de um insumo?
  • Qual fornecedor e em que nota fiscal chegou um lote de um determinado insumo e qual era a sua validade?
  • Quais produtos podem vencer e que talvez caiba uma queima de estoque?
  • Quais clientes compraram um determinado lote de um determinado produto?
  • Qual fornecedor e em que nota fiscal chegou um lote de um determinado insumo e qual era a sua validade? 

É importante utilizar as tecnologias disponíveis no mercado. Se a sua produção ou comercialização ainda é pequena, você pode realizar este controle por meio de planilhas. Nelas você precisa listar a data da venda/compra, número da nota fiscal, nome do cliente, quantidade da venda/compra e respectiva data de validade. 

planilha-controle-lote-validade-homem-segurando-notebook

Quais as vantagens de uma planilha de controle de lote e validade?

Ter um controle preciso e as informações sempre à mão é fundamental para ter uma gestão bem-sucedida e, consequentemente, vender mais. Independente do tamanho da sua indústria ou distribuidora, tenho certeza de que você possui um grande fluxo de informação todos os dias, certo?

Por isso é fundamental ter ferramentas que otimizem este controle no seu dia a dia, e que, principalmente, não pesem no seu orçamento. Planilhas, por exemplo, podem ser eficientes e proporcionar diversas informações sobre os produtos que entram e saem da sua empresa.

Com a planilha de controle de lote e validade WebMais, você poderá acompanhar informações como datas de validade, fabricação e número da nota fiscal de todos os produtos que você comercializa, além das matérias-primas, assim, fica mais fácil rastrear desde a chegada de matéria prima até o ponto final de venda.

Precisa de mais planilhas? Acesse agora!

Planilha gratuita de controle de lote e validade

Com a planilha de controle de lote e validade da WebMais em mãos, você irá começar a registar e gerir o lote e a validade dos seus produtos. A primeira coluna a ser preenchida é com a data em que o item foi fabricado ou chegou na sua empresa e, em seguida, você irá registrar o código e o nome do produto. 

O próximo passo é anotar o número do lote ao qual este produto pertence e o motivo. Por exemplo, pode ser compra de matéria-prima, produção ou entrada de produto acabado. Ao lado, você vai preencher com o número do documento associado, normalmente a nota fiscal.

Por fim, você encontrará os campos de validade, onde será inserido a data de validade do produto, quantidade, que você preencherá com número de itens que foram comprados ou vendidos e por último colocará o nome do cliente ou do fornecedor.

Com a planilha preenchida corretamente, você terá uma rastreabilidade completa dos itens movimentados pela sua empresa e, ainda poderá aplicar filtros para encontrar com mais facilidade as informações desejadas.

Deixe um comentário

14 − treze =