rotulos de alimentos

Entenda O Que É Rótulos de Alimentos e Quais Informações São Obrigatórias!

Os rótulos de alimentos são a principal forma de comunicação entre o fabricante e o consumidor. É lá que estão todas as informações importantes sobre conservação, consumo, data de validade, ingredientes, entre outras coisas.

Existe uma legislação sobre rótulos de alimentos que indica quais informações devem constar e de que forma devem estar dispostas. Assim, se garante que os consumidores terão acesso a todos os dados que precisam.

Para saber mais sobre os rótulos de alimentos, conhecer melhor a legislação e saber como interpretar um rótulo, continue lendo este artigo!

O Que São Rótulos de Alimentos?

Os rótulos de alimentos existem para que o fabricante possa dar ao consumidor todas as informações que ele precisa na hora da compra. Podemos dizer, portanto, que essa é uma ferramenta de comunicação muito importante para ambas as partes.

É pelo rótulo que o fabricante vai passar para o consumidor todos os dados sobre os seus produtos, como a descrição, data de validade, orientações para o consumo e conservação, data de fabricação, etc.

Qual a Importância do Rótulo em Alimentos?

Os rótulos de alimentos devem constar em todos os alimentos que são embalados na ausência do consumidor. 

Essa é uma obrigação do fabricante, que, por meio dessa ferramenta, pode passar para o cliente informações fundamentais para que ele faça bom uso do produto, não tenha problemas de saúde decorrentes de uso inadequado e fique mais satisfeito com a compra.

Para o cliente, os rótulos de alimentos são importantes porque indicam exatamente o que está sendo comprado. Dessa forma, é possível fazer escolhas com mais consciência, priorizando alimentos mais saudáveis se essa for a sua vontade.

Por meio do rótulo, o cliente também recebe instruções importantes para o seu consumo e conservação, além de saber qual o período seguro para a utilização do produto adquirido.

Quais São as Informações Obrigatórias em Rótulos?

informações obrigatórias em rótulos

Aqui no Brasil, os rótulos de alimentos devem seguir as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desde 1998, o órgão segue as instruções do Mercosul e, em 2020, foram aprovadas novas normas de rotulagem.

As regras indicam algumas informações que são obrigatórias, que devem constar em todos os rótulos. Saiba quais são!

Denominação de Venda

É a indicação do tipo de produto que está na embalagem. Mesmo que o produto tenha um nome comercial, é preciso descrever o produto de forma clara. 

Um iogurte zero gordura, por exemplo, deve ter em seu rótulo o  texto “iogurte desnatado com edulcorantes”, mesmo que ele seja conhecido por outro nome pelo público.

Lista de Ingredientes

Todos os rótulos de alimentos também precisam ter uma lista de ingredientes, que deve ser apresentada em ordem decrescente, colocando no topo aqueles ingredientes que são usados em maior quantidade na fabricação do produto.

Conteúdo Líquido

É a quantidade verdadeira de produto, sem contar a embalagem. A quantidade deve estar em massa (gramas ou quilos) ou volume (mililitros ou litros), sempre respeitando os padrões do INMETRO.

Identificação de Origem e do Lote

A origem do produto é a indicação de onde ele foi fabricado e embalado. Essa é uma informação obrigatória, assim como a indicação do lote, que facilita o controle do fabricante sobre os produtos distribuídos.


A indicação de lote permite que a empresa identifique quais produtos precisam ser recolhidos em casos de problemas. 

Prazo de Validade

Outra informação obrigatória para os rótulos de alimentos é a data de validade. Ela deve ser indicada com o dia e mês quando o prazo for menor que três meses. Para prazos mais longos, ela deve indicar o mês e o ano de vencimento.

Preparo e Instruções de Uso do Produto

Também é obrigatório colocar nos rótulos de alimentos as oito instruções de como o produto deve ser consumido ou preparado. 

Se for necessário, devem constar ainda informações sobre o descongelamento e qualquer outro tratamento que precise ser realizado pelo cliente.

Tabela de Informação Nutricional

As informações nutricionais são importantes para que os clientes possam optar por produtos mais saudáveis de forma consciente. 

Essas informações precisam ser apresentadas de forma clara, de modo que o cliente consiga entender quais são os nutrientes e os valores de cada um deles.

Como Ler Um Rótulo de Alimentos?

como ler um rótulo de alimento

A primeira coisa a se reparar na hora de ler um rótulo é a descrição do produto, assim como a sua data de validade, origem e instruções de uso. 

Além disso, é importante analisar a tabela nutricional para que você possa fazer melhores escolhas na hora das compras.

Confira as nossas dicas para entender melhor as informações ali dispostas:

  • porção: é a quantidade média que um adulto saudável deve ingerir e ela deve ser indicada com medidas caseiras como, por exemplo, 30 gramas (1 fatia ou 2 biscoitos);
  • calorias: é a quantidade de energia que um alimento fornece e elas são indicadas em Kcal ou Kj;
  • carboidratos: fornecem energia para o corpo e um adulto saudável deve consumir, em média, 300g por dia;
  • proteínas: a quantidade recomendada para um adulto é de 75g por dia;
  • gorduras totais: é a soma das gorduras de fonte animal e de fonte vegetal;
  • gorduras saturadas: representam uma parte das gorduras totais, que são aquelas encontradas em produtos de origem animal;
  • gorduras trans: são gorduras encontradas somente em produtos industrializados e adultos saudáveis devem consumir somente 2g por dia;
  • fibras: 
  • a recomendação para adultos saudáveis é de 25g por dia;
  • sódio: seu consumo excessivo pode causar problemas de saúde, por isso, o adulto saudável não deve consumir mais do que 2400 mg por dia;
  • outros nutrientes: indica a quantidade de outros nutrientes, como ferro, potássio, cálcio, entre outros;
  • valor diário: é representado por %VD e apresenta qual a porcentagem de nutrientes que se deve consumir por dia para uma alimentação saudável, com base em uma dieta de 2000 calorias por dia.

Conclusão

Os rótulos de alimentos são a principal forma de comunicação entre empresa e consumidor é fundamental para que os produtos alimentícios possam ser consumidos e conservados de maneira correta, evitando problemas de saúde.

Além disso, eles são de extrema importância para que a população consiga manter uma alimentação equilibrada e faça escolhas mais conscientes, pois saberá exatamente o que está sendo levado para casa.

Para a indústria, os rótulos também trazem vantagens, pois, como falamos, ajudam na identificação dos lotes e boa comunicação com seus clientes.

Deixe um comentário

13 + três =