Pessoas conversando ao fundo com o titulo escrito: 5 ferramentas de gestão baseadas no Scrum e Kanban

5 Ferramentas de Gestão Ágil Baseadas no Scrum e Kanban

A utilização de metodologias ágeis na indústria, como o Kanban e o Scrum, vem crescendo nos últimos anos. 

Essa mudança aconteceu por duas razões: busca de maior eficiência e menos burocracia na execução das atividades de um projeto e o aumento do engajamento e motivação interna das equipes, o que de certa forma também impacta no primeiro fator.

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado baseadas nestas metodologias, possibilitando um grande ganho para as empresas. 

A seguir, você verá mais sobre as metodologias ágeis de projeto e os melhores softwares que podem ser utilizadas por você. 

Vamos lá?

Afinal, o Que São Metodologias Ágeis de Gestão de Projetos?

Metodologias ágeis são conjuntos de práticas que proporcionam uma forma de gerenciar projetos mais adaptável às mudanças e com uma maior produtividade

Elas são estruturadas em ciclos curtos. Portanto, as metodologias ágeis têm como principal restrição o tempo e são caracterizadas por produzirem entregas rápidas e frequentes.

É importante ressaltar que as metodologias ágeis partem do pressuposto que a condução do projeto será feita por uma equipe pequena e autogerenciável. 

Essa equipe normalmente será sênior, multidisciplinar e concentrada em um único local. Todo o esforço da equipe será empregado na qualidade da solução apresentada, que deverá acrescentar alto valor para o cliente do projeto.

Seguindo esse conceito, diferentes metodologias podem ser aplicadas. Entre as mais comuns utilizadas pelas empresas brasileiras estão:

  • Scrum;
  • Kanban;
  • Nexus;
  • Lean.

Scaled Agile Framework (SAFe)

Vale lembrar que o conceito de metodologias ágeis é relativamente novo. Ele surgiu a partir do Manifesto Ágil, lançado em 2001 por um grupo de 17 desenvolvedores de software.

Atualmente, seu conceito serviu de base para a criação de diversas ferramentas e com aplicações diversas em diferentes setores.

Vantagens de Aplicar Metodologias Ágeis na Sua Empresa

A implementação de metodologias ágeis na gestão de projetos pode trazer uma série de benefícios para as empresas. 

Quer saber quais? Separamos 5 vantagens para você.

  1. Aumento da Produtividade

Com um processo produtivo mais rápido e eficaz, você aumenta a produtividade do seu time. Ou seja, o trabalho é focado nos componentes e tarefas que fazem a diferença para o consumidor, o que agiliza as entregas.

  1. Melhorias na Comunicação

As metodologias ágeis pregam que o fluxo de trabalho seja iterativo, tanto em relação às equipes e seus gestores como da empresa com os clientes.

  1. Maior Qualidade dos Projetos

Projetos realizados com base nesta metodologia, possuem uma entrega mais eficiente e maiores chances de não precisarem de ajustes.

  1. Integração Entre os Setores e as Pessoas

De maneira geral, a metodologia ágil cria muitas oportunidades para o envolvimento das pessoas envolvidas no projeto.

  1. Respostas Mais Rápidas Para Imprevistos

Com a estrutura ágil, é possível redefinir prioridades e realizar mudanças de maneira mais flexível do que em estruturas tradicionais de projeto.

Vantagens de Aplicar Metodologias Ágeis na Sua Empresa:

1. Aumento da Produtividade
2. Melhorias na Comunicação
3. Maior Qualidade dos Projetos
4.Integração Entre os Setores e as Pessoas
5.Respostas Mais Rápidas Para Imprevistos

4 Ferramentas de Gestão de Projetos com Base nas Metodologias Scrum e Kanban

Existem várias webpages, programas e aplicativos que permitem o gerenciamento de projetos com métodos ágeis de forma gratuita, freemium ou pagas.

Selecionamos 5 delas, as mais úteis e lucrativas para sua empresa! 

Confira a seguir.

1 – Monday

O Monday é uma plataforma colaborativa de gerenciamento de equipes e projetos que pode ser acessada de qualquer lugar, a qualquer momento.

É indicado para empresas de todos os portes e ramos, a partir de 3 usuários, e que precisam organizar seu fluxo de trabalho além de otimizar tempo.

Com o Monday, você consegue gerenciar tarefas e distribuí-las entre os usuários e equipes de forma transparente, através de quadros personalizáveis que vão de acordo com suas necessidades.

Você ainda pode escolher os melhores modelos de visualização de seus quadros, dentre eles: visualizações Kanban, calendário, mapa, formulário, Gantt e timeline.

2 – Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos, colaborativa, que possui uma versão gratuita com funcionalidades específicas, e uma versão paga com mais funcionalidades. 

Com o Trello é possível organizar as tarefas da equipe através de listas, cards, quadros e calendários, adicionando etiquetas coloridas para definir prioridades, afazeres e tarefas concluídas.

É indicado para empreendedores, autônomos, empresas de todos os portes e segmentos.

Possui painel personalizável, integrações com outros softwares, metodologias ágeis, dentre outras funcionalidades.

3 – Asana

O Asana é uma plataforma de gerenciamento de projetos na qual é possível criar tarefas e sincronizar a colaboração da equipe.

Consegue-se ter a visualização de status das tarefas definidas para cada usuário e analisar os resultados obtidos.

A versão Basic é gratuita e permite a inclusão de até 15 usuários, ideal para empresas que estão iniciando projetos.

Possui integração com outras ferramentas como:

  • Gmail;
  • Dropbox;
  • Trello;
  • Office 365;
  • entre outras.

4 – CRM Néctar

O uso de uma plataforma CRM, como o Néctar, é uma forma de tornar sua gestão de vendas mais ágil. Assim, você fica com um processo muito mais efetivo, tanto para seu time comercial como para seus clientes.

Com o Néctar, você reúne todas as informações sobre cada cliente em um único local. Dessa forma, tudo o que foi conversado nos contatos anteriores podem ser verificados e, caso outro vendedor passe a atender aquele cliente, todos os dados estarão ali.

5 – ERP WebMais

O ERP Online WebMais Sistema fornece recursos e funcionalidades que facilitam o dia a dia das equipes ágeis, tornando as entregas e a mensuração de resultados mais simples. 

Afinal, ele é uma tecnologia essencial para otimizar sua gestão — independente do estilo que siga.

Além disso, permite a digitalização e integração de setores inteiros. Desse modo, todas as informações de um projeto e dos colaboradores envolvidos neles ficam centralizadas em um único banco de dados.

Com isso, os responsáveis conseguem realizar uma gestão por indicadores eficiente, medindo os sucessos e mapeando pontos de melhoria de maneira mais transparente. 

Sem necessidade de perder horas em planilhas e documentos, todos os dados ficam a alguns cliques de distância.

É uma ótima forma de mensurar os retornos financeiros de cada projeto, comparando as informações do banco de horas de cada funcionário, com os recursos investidos e o lucro em cima das soluções entregues. 

Ou seja, alinhando com seu planejamento estratégico.Que tal conhecer mais detalhes e entender todos os benefícios dessa solução? Conheça o ERP Online WebMais Sistemas.

Deixe um comentário

um × quatro =