Entenda O Que É o Sistema de Gestão Integrada, Seus Objetivos e Vantagens!

A organização e o acesso a informações importantes são dois pontos fundamentais para o sucesso de um negócio hoje em dia. 

O Sistema de Gestão Integrada é uma solução que permite que esses processos sejam feitos de forma prática e rápida, trazendo uma série de benefícios para a empresa.

Neste artigo, você vai entender a importância de adotar um SGI e conferir um passo a passo para fazer a implantação no seu negócio!

O Que É Sistema de Gestão Integrada?

Um Sistema de Gestão Integrada (SGI) é uma solução tecnológica que permite melhorar o gerenciamento de uma empresa por meio do controle unificado de dados. 

Esse tipo de sistema armazena e organiza informações sobre todas as áreas da empresa, garantindo o seu fácil acesso e análise.

O Sistema de Gestão Integrada se assemelha a um ERP (Enterprise Resource Planning), porém ele vai além da função de automação de processos

O SGI tem o objetivo não só de automatizar, mas de otimizar todos os processos de uma organização, oferecendo suporte para uma melhor tomada de decisão.

E, como você já sabe, isso é fundamental para aumentar a produtividade e melhorar os resultados do negócio!

Por Que Adotar Um Sistema de Gestão Integrada?

Por que adotar um sistema de gestão integrada?

Redução de Custos;
padronização de Processos;
Produtividade;
Controle de Estoque;
Otimização do Processo de Decisão.

A adoção de um Sistema de Gestão Integrada traz benefícios diretos para o fluxo operacional da empresa. 

Por integrar todos os setores, o SGI possibilita um acompanhamento preciso de pontos muito importantes para o crescimento da empresa, como controle financeiro e de estoque, compras, gestão de pessoas, faturamento, entre outros.


A seguir, conheça os principais benefícios de fazer investimento em um sistema de gestão integrada de qualidade.

Redução de Custos

Quando todos os processos estão sendo controlados com um único software, a empresa reduz significativamente os seus custos com gestão. Afinal, é preciso  fazer apenas um investimento, o que sai muito mais em conta do que ter um sistema para cada setor. 

Padronização de Processos

Outro benefício do Sistema de Gestão Integrada é que, com a gestão centralizada, todos os departamentos funcionam sob as mesmas regras. 

Isso garante processos padronizados e, como consequência, melhora o relacionamento com o cliente, com fornecedores e até entre as pessoas do time.

Produtividade

A padronização de processos e centralização de informações traz um grande benefício que é a redução de erros e o aumento na produtividade. 

A equipe também produz melhor quando todos estão bem informados sobre todos os processos, algo que é muito mais simples com um Sistema de Gestão Integrada.

Controle de Estoque

Um controle de estoque mal feito pode ter consequências desastrosas para um negócio, como a perda de produtos e prejuízos financeiros. 

Com um Sistema de Gestão Integrada, além de automatizar o controle de estoque, também é possível planejar melhor as demandas e aumentar o giro.

Assim, é possível reduzir a infraestrutura dedicada ao estoque, que pode ter um espaço físico menor.

Otimização do Processo de Decisão

Quanto mais informações a gestão tem sobre a empresa, melhor é o processo de tomada de decisão. Isso acontece porque as decisões orientadas por dados podem ser tomadas de maneira mais ágil e acertada. 

O Sistema de Gestão Integrada facilita a tomada de decisão porque, além de monitorar, ele também organiza e apresenta as informações rapidamente, permitindo um maior controle sobre os próximos passos da empresa.

Como Implantar Um Sistema de Gestão Integrada na Sua Empresa?

Como implantar um sistema de gestão integrada?

1. Planejamento;
2. Preparação;
3. Implantação
4. Detalhamento e implementação.

Agora que você já  entende o que é Sistema de Gestão Integrada para a empresa e os principais benefícios, vamos falar sobre a implementação dessa ferramenta?

O primeiro passo é fazer uma pesquisa completa para encontrar o sistema mais adequado para a sua empresa. 

Escolha uma ferramenta que tenha todas as funcionalidades e que seja desenvolvida por uma empresa séria, que ofereça todo o suporte necessário e ajude o time no período de adaptação.

sistema de gestao webmais

Depois, é hora de colocar a mão na massa! A seguir, apresentamos as etapas de implementação de SGI propostas pelo livro Sistema de Gestão Integrada — Conceitos e Aplicações.

Planejamento

O objetivo da primeira etapa é definir o caminho que será seguido no processo de implementação, desde a situação atual da empresa até o funcionamento pleno do, com um Sistema de Gestão Integrada

Além de traçar o caminho, é importante definir objetivos para cada etapa do planejamento.

Preparação

Nesta etapa, deve ser estabelecida a política do Sistema de Gestão Integrada — ela precisa ser documentada e divulgada para todas as pessoas da empresa, independentemente do seu nível hierárquico. 

É muito importante que a gestão garanta que todos entendam os pontos da política desenvolvida!

Uma das melhores formas de fazer isso é organizar uma grande reunião com a presença de todos e fazer uma apresentação formal do novo modelo.

Implantação

É neste momento que se iniciam as atividades com o Sistema de Gestão Integrada.

Nesse período inicial, em que todos ainda estão se adaptando, é indicado averiguar se todas as pessoas estão conduzindo o fluxo de trabalho de acordo com o combinado e tirar as dúvidas que possam surgir.

Detalhamento e Implementação

Por fim, a empresa deve estabelecer a forma mais adequada de conscientizar os colaboradores sobre o cumprimento dos novos padrões e fazer auditorias internas periodicamente, para verificar a adequação do sistema.

Quais São os Desafios do Processo de Implementação Sistema de Gestão Integrada?

Um dos principais desafios do processo de implementação do Sistema de Gestão Integrada é fazer com que todas as pessoas do time aceitem o novo sistema. 

Afinal, algumas pessoas são mais resistentes à mudanças do que outras e, geralmente, existem esses dois tipos de funcionários nas empresas.

A melhor forma de lidar com isso é explicar para todos por que a mudança está acontecendo, destacando os benefícios do Sistema de Gestão Integrada e garantindo todo o suporte e treinamento necessários no período de adaptação.

Outro desafio é o desenvolvimento de novos padrões de processos que sejam efetivos, o que costuma demandar um certo tempo  — nem sempre a primeira versão se alinha com as expectativas e rotinas de todos os setores da empresa!

Conclusão

Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas se organizem internamente e garantam processos ágeis para o desenvolvimento de produtos de qualidade. 

Isso é o que vai fazer com que uma organização se destaque em meio à concorrência!
Um Sistema de Gestão Integrada  ajuda nesse sentido, pois organiza e facilita o acesso à informação, simplificando não só o processo de tomada de decisão, como aumentando a produtividade, reduzindo o retrabalho e diminuindo os custos do negócio.

Deixe um comentário

onze − quatro =