homem-jovem-falando-celular

8 razões para integrar o controle de estoque ao software de gestão

Você conhece as razões para contratar um software de controle de estoque? Uma das tarefas mais difíceis em uma empresa é controlar o estoque, pois isso requer planejamento, definição de processos, fornecedores e monitoramento, entre outros. Nesse cenário, um sistema de gestão pode ajudar muito. 

Ao mesmo tempo, por mais facilidades que uma ferramenta como essa traga para sua indústria ou distribuidora, nem sempre é fácil escolher entre tantas opções disponíveis no mercado. 

No post de hoje vamos falar do porquê adotar um sistema de gestão eficiente na sua empresa. Ao final, você vai saber mais sobre o ERP da WebMais e descobrir como ele pode ajudar na organização do negócio. Agora, conheça alguns motivos para contratar um software de controle de estoque!

sistema de controle de estoque webmais

Motivos para contratar um software de controle de estoque 

Separamos 8 razões que podem levar a sua indústria ou distribuidora a adotar um software de controle de estoque. Confira a seguir!   

1. Redução de erros

Uma ferramenta especializada aumenta a organização e o controle do seu estoque. Assim, você consegue ter uma visão ampla sobre a quantidade de itens armazenados, além de entender a necessidade de novas compras

A partir disso, o resultado é a redução de erros nos processos de produção e distribuição dos produtos. Além disso, como a comunicação entre os times é mais eficiente com um ERP, os erros e o retrabalho diminuem consideravelmente. 

2. Redução de custos

Com um software de controle de estoque, os gestores conseguem reduzir custos em diversas frentes. Primeiro, a organização oferecida por esse ERP evita realizar compras de última hora e que normalmente geram um gasto alto para a empresa. Depois, a análise do inventário feita por uma ferramenta de gestão permite evitar desperdícios de produtos e, portanto, economizar nos custos da empresa. 

3. Otimização de processos

Um ERP de gestão de estoque otimiza os processos na sua indústria ou distribuidora. Afinal, um sistema como esse tem diversas automatizações que eliminam o trabalho manual e aumentam a produtividade da equipe como um todo. Com isso, as operações na sua empresa ficam muito mais fluidas, trazendo resultados melhores. 

4. Maior controle sobre o inventário

Em um software de controle de estoque é possível incluir informações precisas sobre cada item armazenado, como lote, quantidade, tipo de material e prazo de validade. Com esse inventário, os gestores têm uma visão completa do estoque, facilitando o planejamento de compras e evitando os gastos desnecessários. 

Além disso, muitas organizações sofrem com os prejuízos financeiros gerados pelas compras de urgência. Com um software de controle de estoque, é possível evitar essa situação, porque o ERP mostra quando um item deve ser reposto com antecedência. 

5. Relatórios mais assertivos

Um ERP robusto traz uma variedade de relatórios para melhorar o gerenciamento de estoque da sua indústria ou distribuidora. Esses documentos são valiosos na hora de tomar decisões importantes para o negócio. 

Afinal, eles trazem dados reais sobre as suas movimentações de estoque e podem basear as suas escolhas em números precisos. Os relatórios permitem comparar dados em relação a períodos anteriores, além de informações sobre estoque mínimo e de segurança, por exemplo. 

6. Prevenção de prejuízos

Com uma gestão de estoque eficiente realizada por uma ferramenta especializada, é mais fácil evitar prejuízos. Isso porque, com todo o inventário organizado dentro do sistema, é possível prever quais itens estão sobrando e quais prazos estão perto do vencimento. 

Assim, evita-se o desperdício de materiais e, por consequência, prejuízos financeiros para a sua empresa. O software também permite identificar o estoque parado, que significaria um grande prejuízo para o negócio caso essa situação continuasse. 

7. Maior controle sobre as compras e fornecedores

Um sistema de gestão oferece uma visão completa do seu estoque. Assim, os gestores podem avaliar quais itens precisam ser repostos. Isso impacta diretamente o setor de compras, que tem mais elementos para tomar decisões e consegue realizar um planejamento mais eficiente com base em dados precisos. 

A partir disso, é possível estabelecer uma relação de maior confiança com os fornecedores. Isso porque você consegue realizar compras com mais antecedência, negociando prazos e preços. 

8. Integração dos setores

Um software de controle de estoque torna a comunicação entre os setores da empresa mais fluida. Isso é particularmente importante para evitar falhas nos processos e retrabalho. Além disso, com essa integração, a equipe cria uma sintonia melhor, fortalecendo a empresa internamente. 

Conheça o sistema ERP WebMais 

O ERP WebMais é um eficiente software que também realiza o controle de estoque para a sua indústria ou distribuidora. Com ele, você centraliza todos os dados importantes para a gestão em um único lugar, otimizando as operações na empresa. As informações mais importantes para o negócio ficam disponíveis em uma tela, seu painel de bordo com acesso facilitado.

Agilidade para as compras

O setor de compras recebe particular atenção dentro desse sistema, que oferece um módulo inteiro dedicado à gestão da área, com envios personalizados de ordem de compra, tabela de preços e possibilidade de inclusão de anexos.

Relatórios de gestão

Além de integrar todos os setores da empresa, essa ferramenta possui funcionalidades e relatórios específicos para tornar seu estoque muito mais otimizado e as suas decisões mais inteligentes. Alguns exemplos são relatórios de: necessidade de compra, curva ABC, reserva de estoque x pedido, estoque mínimo, estoque em poder de terceiros, entre outros. 

Facilidade na emissão de notas

O ERP também permite uma emissão fácil de notas fiscais, para evitar erros de contabilidade que tanto prejudicam as empresas. Essa ferramenta oferece toda a segurança para facilitar o trabalho dos diversos setores do negócio, desde a área de compras até o financeiro. 

Processos integrados

Além disso, o software de controle de estoque WebMais traz todas as automatizações que a sua indústria ou distribuidora precisa para tornar o dia a dia da equipe mais simples e otimizar a produtividade desses profissionais.

1 Comentário “8 razões para integrar o controle de estoque ao software de gestão

Deixe um comentário

um × 3 =