Como fazer uma solicitação de compra?

Conheça o módulo de compras do ERP WebMais

O setor de compras de uma empresa tem um papel fundamental para garantir uma boa gestão, afinal, é o responsável pela compra de insumos. Além disso, todas as decisões tomadas por este setor impactam diretamente na gestão de estoque e do financeiro, por isso manter um controle de compras rígido é tão importante.

Muitas empresas realizam esta gestão por meio de planilhas de controle, porém quando o fluxo de informações aumenta fica difícil manter um controle eficaz. Logo, o uso de sistemas que automatizam a gestão da sua empresa como um todo é fundamental, como um ERP.

Nosso ERP online é capaz de integrar todos os departamentos do seu negócio, proporcionando uma gestão completa de todos os setores. Assim, você pode fazer o controle das compras de uma forma mais assertiva. Conheça os recursos que o nosso software de gestão de compras possui.

Integração entre compras e estoque: fundamental para sua empresa

Os setores de compras e estoque precisam trabalhar de forma integrada para que problemas como estoque excessivo ou em falta sejam evitados. O nosso sistema de gestão integra todos os setores em uma única plataforma e conta com recursos para otimizar sua gestão de compras.

O maior exemplo é o relatório de necessidade de compra, que lista todos os itens que precisam ser adquiridos, orientando o trabalho do seu comprador. Este relatório é baseado nas informações de estoque mínimo, estoque atual e ordens de compra em aberto. Com estas informações fica muito mais fácil planejar e realizar compras mais assertivas para o seu negócio, não é mesmo?

Demonstrativo Integração com Estoque Controle de Compras
Demonstrativo Solicitação Compras Controle de Compras

Como gerar a ordem de compra no sistema para compras WebMais

Depois de verificado quais itens serão adquiridos, o software gera, de forma automatizada, a solicitação de compra. Nela é descrito quais produtos e as quantidades que serão compradas, ainda acompanha uma lista dos três últimos fornecedores de cada item, juntamente com os melhores preços praticados. Após isso, com apenas poucos cliques você gera um documento chamado ordem de compra.

A ordem de compra, ou OC, é um documento muito importante na gestão de uma empresa. Afinal, é nela que informações como produto a ser comprado, quantidade, fornecedor, valores, estão contidas, mas também para uma prestação de contas correta e eficiente.

Ainda, você realiza um acompanhamento completo das ordens de compras, desde o momento em que são geradas no software até a chegada dos materiais a sua empresa. Isso possibilita um controle mais assertivo e eficaz.

Importação dos dados do XML no controle das compras

Sempre que um pedido gerado por uma ordem de compra chegar na sua empresa, é feita a importação da nota fiscal de entrada via XML. Com isso é feita a baixa da ordem de compra, o incremento da quantidade do item no estoque e ainda é atualizado o seu contas a pagar. Tudo de acordo com os dados da NF-e.

Além disso, o sistema realiza a atualização dos custos dos produtos diariamente, levando em consideração o valor do frete e impostos pagos, contidos no XML da nota. Assim, você pode acompanhar com exatidão não apenas o custo dos insumos, mas também a margem de lucro de cada produto comercializado.

Demonstrativo Importação de XML Controle de Compras

Como a WebMais tem ajudado a otimizar o controle de compras?

Para deixar o dia a dia da sua empresa mais ágil, é fundamental que suas rotinas sejam o mais automatizadas possíveis. Com isso, sua equipe ganha tempo e pode se dedicar a atividades mais estratégicas.

O setor de compras de uma empresa, seja ela indústria ou distribuidora, é primordial para um bom funcionamento da operação, afinal, é responsável por adquirir insumos, matérias-primas e serviços.

O processo de compras é complexo e é composto de várias etapas, como a abertura de requisições, cotações, respeito às políticas internas da empresa, compra e a baixa da ordem de compra gerada após o recebimento.

Para que o seu negócio possa crescer e se desenvolver de forma sustentável e deixar o dia a dia dos seus colaboradores mais fácil, é importante poder contar com um sistema que integre todos os setores para facilitar a gestão e comunicação.

Nosso sistema de gestão está em constante evolução e realiza esta integração, onde todos os departamentos utilizam o mesmo software. Logo, o controle dos produtos em estoque e das compras são integrados, agilizando a compra de insumos, evitando compras de última hora que acabam tendo um custo mais elevado e também automatizando os processos.

Quer conferir como o ERP WebMais pode ajudar sua empresa na prática? Solicite abaixo a sua demonstração do sistema.

Alguns de Nossos Recursos

ícone especialista

Controle de Lote e Validade

Possibilita consulta rápida de lotes e data de validade, permitindo uma gestão de qualidade dos produtos entregues e em estoque. Saiba mais!

ícone estoque

Controle de Estoque

Estão disponíveis funcionalidades que irão lhe ajudar tanto na compra de produtos para revenda, como de insumos, matérias-primas e/ou serviços. Saiba mais!

ícone materiais

Gestão de Materiais

Neste módulo é possível controlar o abastecimento de materiais, sejam eles para fabricação de produtos, entrada de matéria-prima, material de expediente e etc. Saiba mais!

ícone produção

Controle de Produção

Esta funcionalidade contempla controles de processos produtivos, como engenharia de produto, ordens de produção, apontamentos e etc. Saiba mais!

ícone vendas

Gestão de Vendas

Neste módulo você acompanha todo o processo, desde a emissão de um orçamento até a confirmação de recebimento da mercadoria pelo cliente. Saiba mais!

ícone expedição

Controle de Expedição

Estarão disponíveis funcionalidades para facilitar o processo de carregamento, acompanhamento da entrega e cálculo do frete sobre suas vendas. Saiba mais!

ícone financeiro

Controle Financeiro

Você terá controle total das finanças da empresa, integrando processos junto ao seu banco, reduzindo inadimplência, provisionar caixa e muito mais. Saiba mais!

ícone integração

Integração com Terceiros

Os principais objetivos são as extração de informações para tomada de decisões, entrega de obrigações legais e integração com softwares. Saiba mais!

ícone clientes

Gestão de Clientes

Mantenha informações centralizadas sobre prospecções, oportunidades e propostas além de acompanhar e otimizar a gestão de vendas da sua equipe. Saiba mais!

A WebMais em Números

Confira os indicadores que comprovam a qualidade da nossa solução

20%

Aumento médio nas vendas de clientes

80%

Redução de custo e manutenção

95%

Índice de satisfação de nossos clientes.