Estoque Mínimo e Programação de Compras

Uma prática que deveria ser mais aplicada, é de trabalhar com estoque mínimo e programação de compras, pois é assim que sua empresa evita aqueles pedidos em cima da hora que geram um frete mais caro, ou o produto acaba saindo mais caro.

Com o estoque mínimo, você evita perder vendas por falta de mercadoria, além de comprar de seu fornecedor uma vez só com a quantidade correta. Se você possui clientes que querem comprar com urgência, o estoque mínimo é um método que será ainda mais importante.

Demonstrativo Princípios Básicos Controle de Estoque
Demonstrativo Necessidade de Compra

Necessidade de Compra

Um dos relatórios mais utilizados pelas indústrias e distribuidoras, é o relatório de necessidade de compra, que apresenta a lista exata de quais itens precisam ser comprados, baseado no estoque mínimo, estoque disponível, e caso tenha alguma ordem de compra em aberto, também considera-se este saldo.

Com isso, o comprador sabe exatamente qual produto é mais necessário, e evita compras em cima da hora, deixando o estoque mais enxuto e com menos dinheiro parado.

Rotatividade

Muitas empresas possuem produtos que são vendidos com frequência o ano inteiro, e outros produtos que são sazonais. Desta forma, a WebMais oferece o relatório de rotatividade, que apresenta esta sazonalidade e a rotatividade de cada item, fazendo com que o gestor se planeje com antecedência para um determinado período em que alguns produtos irão ser mais solicitados.

Além disso, dentro deste relatório, é possível enxergar quais produtos estão demorando mais para completar o ciclo de rotatividade, o que pode também influenciar na programação de compras.

Demonstrativo de Rotatividade
Estoque em Poder de Terceiros

Estoque em Poder de Terceiros

Este controle é muito utilizado por quem trabalha com comodato ou industrialização, que é o estoque em posse de terceiros. Para quem já está enquadrado no SPED Fiscal Bloco K, é obrigatório controlar este tipo de estoque.

Cada vez que o gestor precisa saber o que a empresa tem de mercadoria em mãos de fornecedores, ou que tem “em casa” mas pertence a outras empresas, basta dar um clique e o ERP WebMais apresenta claramente esse tipo de informação. Além de um controle gerencial, o sistema está totalmente configurado dentro das normas do SPED Fiscal.

Se sua empresa vem sofrendo para conseguir controlar o estoque, o problema pode estar em seus processos ou nas ferramentas e tecnologias utilizadas.

Como a WebMais tem ajudado a otimizar o Controle do Estoque?

Dentro do nosso sistema de gestão, várias indústrias e distribuidores têm reduzido os gastos com compras, perdas de mercadorias vencidas, e utilizando o estoque de maneira mais estratégica dentro do dia-a-dia.

Essa mudança começa pelo cadastro de produtos, pois o ERP WebMais oferece uma oportunidade de cadastrar os produtos de maneira bem completa. Além das informações básicas como código, tipo de produto e descrição, o sistema de controle oferece os campos para separar em até três níveis de família.

Isso pode ser filtrado depois em relatórios de estoque e vendas, para saber qual grupo, subgrupo ou até mesmo linha de produto que está mais acumulado ou que está vendendo acima da média.

Para deixar o cadastro mais completo ainda, o sistema oferece opção de adicionar código de barras, medidas, foto do produto, e até mesmo comentários. Após um cadastro bem alimentado, é hora de explorar as informações e analisar o estoque de forma detalhada.

Quer conferir como o ERP WebMais pode ajudar sua empresa na prática? Solicite abaixo a sua demonstração do sistema.

Alguns de Nossos Recursos

ícone especialista

Controle de Lote e Validade

Possibilita consulta rápida de lotes e data de validade, permitindo uma gestão de qualidade dos produtos entregues e em estoque. Saiba mais!

ícone estoque

Controle de Estoque

Estão disponíveis funcionalidades que irão lhe ajudar tanto na compra de produtos para revenda, como de insumos, matérias-primas e/ou serviços. Saiba mais!

ícone materiais

Gestão de Materiais

Neste módulo é possível controlar o abastecimento de materiais, sejam eles para fabricação de produtos, entrada de matéria-prima, material de expediente e etc. Saiba mais!

ícone produção

Controle de Produção

Esta funcionalidade contempla controles de processos produtivos, como engenharia de produto, ordens de produção, apontamentos e etc. Saiba mais!

ícone vendas

Gestão de Vendas

Neste módulo você acompanha todo o processo, desde a emissão de um orçamento até a confirmação de recebimento da mercadoria pelo cliente. Saiba mais!

ícone expedição

Controle de Expedição

Estarão disponíveis funcionalidades para facilitar o processo de carregamento, acompanhamento da entrega e cálculo do frete sobre suas vendas. Saiba mais!

ícone financeiro

Controle Financeiro

Você terá controle total das finanças da empresa, integrando processos junto ao seu banco, reduzindo inadimplência, provisionar caixa e muito mais. Saiba mais!

ícone integração

Integração com Terceiros

Os principais objetivos são as extração de informações para tomada de decisões, entrega de obrigações legais e integração com softwares. Saiba mais!

ícone clientes

Gestão de Clientes

Mantenha informações centralizadas sobre prospecções, oportunidades e propostas além de acompanhar e otimizar a gestão de vendas da sua equipe. Saiba mais!

A WebMais em Números

Confira os indicadores que comprovam a qualidade da nossa solução

20%

Aumento médio nas vendas de clientes

80%

Redução de custo e manutenção

95%

Índice de satisfação de nossos clientes.