saiba se a sua empresa deve emitir Danfe online

O Que É Danfe Online, Quando E Como Emitir

Imagem de Sanon Matias

É muito comum que alguns gestores confundam a Nota Fiscal Eletrônica com o Danfe Online. Existe uma relação direta entre esses dois documentos, mas o fato é que eles são distintos e ambos apresentam propostas completamente diferentes.

Essa confusão também assombra você, gestor de indústria? Então continue com a gente para descobrir de uma vez por todas o que é Danfe Online, como emitir esse documento e qual é a diferença entre o Danfe e a NF-e.

Antes de você iniciar a leitura do artigo, eu tenho uma ótima dica para o seu negócio. É que o ERP da WebMais emite tanto o DANFE quanto a NF-e. Faça uma demonstração gratuita hoje mesmo e otimize sua gestão financeira.

Agora sim, vamos para a leitura. Aproveite!  

O Que é Danfe Online?

O Danfe Online nada mais é que a versão gráfica da Nota Fiscal Eletrônica. É, portanto, considerado um documento auxiliar da NF-e, como indica a própria sigla. Ela significa Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica.

Embora seja a versão impressa da NF-e, o Danfe Online não substitui a Nota Fiscal Eletrônica. 

O documento impresso tem como função apenas facilitar a visibilidade das principais informações na nota como a chave numérica de acesso e o código de barras do produto

Por Que Emitir A Danfe Online?

Emitir Danfe online é uma ótima prática para a sua indústria. Isso porque, como vimos acima, ela serve como documento complementar da NF-e.

Além disso, existem diversos benefícios que o Danfe oferece. Porém, eles estão associados à NF-e.

O principal deles é a redução de diversos custos, além da simplificação das obrigações legais das empresas. Mas, com o documento digital, algumas facilidades do cotidiano se perdem.

Por exemplo, utilizar leitores de códigos de barras não é tão eficiente com a versão eletrônica da nota. Nessas situações, a Danfe vem para facilitar a gestão de mercadorias da sua indústria.

domine o seu estoque!

Para Que Serve O Danfe Online? 

O Danfe Online não possui validade jurídica, mas isso não quer dizer que o documento não é importante. Ele é indispensável para comprovar a existência e emissão da NF-e, e serve para acompanhar a mercadoria durante a trajetória do vendedor ao comprador. 

O seu cliente, por exemplo, pode solicitar o Danfe para monitorar o trânsito das mercadorias adquiridas com a sua empresa. 

No caso da sua indústria ou distribuidora, você pode transmitir o documento ao contador para auxiliar na escrituração contábil da transação.

Quais Informações Devem Constar No Danfe?

Por ser considerada a versão gráfica da Nota Fiscal Eletrônica, o Danfe Online deve seguir um layout padronizado. Dessa forma, ele precisa conter todas as principais informações relacionadas à transação de compra e venda. 

Os dados principais que necessitam estar no Danfe são: 

  • Natureza da operação (entrada ou saída);
  • Chave de acesso de 44 dígitos;
  • Código de barra;
  • Inscrição social, endereço, telefone, CNPJ e razão social da empresa;
  • Nome completo do destinatário, seu CPF ou CNPJ e endereço;
  • Quantidade e preço unitário dos produtos; 
  • Valor do frete e desconto;
  • Código de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) de cada produto ou serviço;
  • Total da nota;
  • Informações adicionais ao fisco.
passo a passo para fluxo de caixa perfeito

Quando O Danfe É Obrigatório?

O Danfe precisa ser emitido para acompanhar a mercadoria durante o transporte até o destinatário. Isso significa que é proibido que os seus produtos circulem sem o documento, mesmo que durante o transporte de uma unidade para outra da empresa.

Além disso, também é preciso emitir o Danfe quando você entrega um produto para um cliente. Enquanto você mantém a NF-e, o cliente terá a versão impressa para representar a nota.

A lei que determina essa e outras informações sobre o Danfe e a NF-e é a Lei Nº 8.846, de 21 de janeiro de 1994. Também existem complementos no Ajuste SINIEF 07/05, de 30 de setembro de 2005.

Mesmo com toda a legislação, ainda é importante lembrar que o Danfe não substitui a NF-e quando falamos de validade jurídica.

Mas existe uma exceção, que são as empresas que não são obrigadas a gerar NF-e. Assim, esses negócios podem utilizar a Danfe como documento fiscal.

Por Que A Nf-E Não É Suficiente?

De acordo com a lei que instituiu a NF-e e, também, o Danfe, cada um desses documentos atende propósitos diferentes.

Assim, como o consumidor precisa ter acesso à NF-e de forma facilitada, a Danfe vem para cumprir esse papel. Por isso, só a NF-e não é o suficiente para que seu negócio funcione de maneira legal.

Além disso, o Danfe também facilita conferir os produtos e materiais. Por fim, ele encurta o processo contábil, já que traz as informações da nota de forma resumida.

Como Fazer A Consulta Do Danfe Online Grátis?

Para consultar o seu Danfe, é preciso acessar o site oficial da NF-e, mantido pelo Governo Federal. Isso porque lá é possível encontrar diversas ferramentas para facilitar o seu controle sobre esse documento.

Entre as funcionalidades mais utilizadas, está a consulta do Danfe Online grátis. Dessa forma, de maneira rápida e fácil, você pode conferir o seu documento.

Para iniciar, selecione a opção “Consultar NF-e”. Então, insira a Chave de Acesso da NF-e e faça a checagem de segurança. Essa chave possui 44 dígitos e pode ser encontrada na Danfe.

Por fim, clique em “Continuar” e confira os dados do seu documento.

Como tirar o Danfe Online?

Como é uma versão simplificada da NF-e, muitos gestores podem pensar que tirar o Danfe Online é um processo burocrático tanto como para emitir notas fiscais. Mas, na verdade, o procedimento para tirar esse documento é mais simples do que parece. 

quero tirar meu danfe online. O que fazer?

Abaixo, veja o passo a passo para tirar o Danfe:  

Passo 1: Use o seu emissor de nota fiscal

O DANFE Online sempre deve ser gerado pelo mesmo sistema utilizado para a emissão de NF-e. Assim sendo, o primeiro passo para emitir o Danfe da sua indústria ou distribuidora é entrar no seu emissor de Nota Fiscal Eletrônica

Passo 2: Selecione a NF-e correspondente

Depois que estiver dentro do seu emissor de nota fiscal eletrônica, é hora de você pesquisar a nota que você quer tirar o Danfe. Se você já tiver emitido a NF-e em outro momento, basta selecionar o documento que será impresso ou encaminhado por e-mail.  

Passo 3: Imprima ou encaminhe o seu DANFE Online

Selecionada a Nota Fiscal Eletrônica que você quer tirar o Danfe? Então agora você só precisa clicar na opção para imprimir ou transmitir o documento por e-mail. 

Nesse caso, você pode encaminhar a versão gráfica da nota para o seu próprio correio eletrônico ou do cliente.  

Quem Pode Emitir Danfe?

O emissor da nota fiscal eletrônica pode emitir o Danfe Online sempre que achar necessário ou o cliente solicitar. Para isso, basta usar um emissor de nota fiscal de confiança, como o da WebMais.

Se a sua indústria ou distribuidora realizar o transporte de um produto, por exemplo, você pode emitir o Danfe antes da circulação da mercadoria para comprovar a transação de venda e assim garantir o transporte regular. 

emita nfe digitalmente

Qual A Diferença Entre Danfe Online E Nota Fiscal Eletrônica?

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento totalmente digital criado para substituir a nota fiscal de papel. Ela possui validade jurídica e o seu arquivo XML precisa ser armazenado pelo emissor por, no mínimo, cinco anos no caso da Receita Federal solicitar a fiscalização.

O Danfe Online, por outro lado, é apenas um documento auxiliar criado para representar a versão impressa da Nota Fiscal Eletrônica. Assim sendo, não possui qualquer validade jurídica, e não requer que o seu emissor ou destinatário guardem o documento.   

Embora o Danfe Online e a Nota Fiscal Eletrônica sejam distintos, ambos os documentos são complementares e cada um tem a sua importância. 

nf-e- e danfe são a mesma coisa?

Saber qual é a diferença entre eles, como emiti-los e qual é o jeito correto de armazená-los é fundamental para que a sua empresa possa realizar uma boa gestão financeira e manter controle sobre todas as operações de compra e venda.

Perguntas Frequentes 

Mesmo quem já utiliza o Danfe de forma diária pode ter dúvidas. Então, respondemos as principais perguntas sobre o tema. Confira abaixo quais são as respostas.

Como Baixar Danfe Online Com E Sem Chave De Acesso?

Hoje em dia, só é possível baixar Danfe Online por meio de um software especializado, como o ERP WebMais.

Isso porque a emissão desse documento é vinculada com a emissão da nota fiscal eletrônica, e é preciso que o sistema esteja preparado.

danfe online e sem mistérios

Como Fazer O Download Danfe Online Em Lote?

Um sistema especializado em gestão fiscal é necessário para que você possa fazer o download do Danfe Online em lote.

Com a consulta e visualização pelo site oficial da NF-e, é possível baixar cada documento de forma separada. Mas isso leva tempo e não pode ser feito em lote.

Como Fazer O Download De Danfe De Terceiros?

Hoje em dia, é impossível fazer o download de Danfe de terceiros. Isso porque, em 2020, a Portaria nº 519 proibiu esse acesso e limitou a visibilidade das informações desse documento.

Essa decisão tem relação com a implantação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Assim, a ideia é evitar problemas jurídicos e garantir segurança para os dados de cidadãos e empresas.

Quais São Os Elementos Adicionais Do Danfe?

A lei do Danfe permite que ele tenha elementos adicionais, de acordo com o que o emissor achar necessário. É possível, por exemplo, incluir a logo da empresa no documento.

Mas esse e outros elementos adicionais não podem interferir na visualização e entendimento do documento. Portanto, cuidado na hora de inserir seus adicionais.

Lembre-se de que ainda é preciso que o arquivo contenha alguns dados essenciais. Sendo assim, eles não podem ser deixados em branco. Eles são:

  • Chave de acesso de validade da NF-e;
  • Código de Barras;
  • Data e horário de saída da mercadoria;
  • Placa do Veículo e Transportadora;
  • Natureza da Operação da NF-e;
  • Descrição das mercadorias inseridas na nota.

Por isso, o ideal é contar com um sistema que faça a emissão do Danfe Online de forma automatizada. Se quiser experimentar o ERP da WebMais, agende uma demonstração e faça a emissão das suas NF-e e Danfe de forma simplificada. 

Quais Os Sites Para Emitir Danfe Online Gratuitamente?

É possível emitir o Danfe Online gratuitamente. Para isso, existem alguns sites. Confira quais são os melhores:

Lembre-se de que nem sempre é possível confiar totalmente em qualquer site da internet. Por isso, o ideal é utilizar um sistema emissor de Danfe Online, como o ERP da WebMais.

Como Consultar Nf-E Através Do Danfe?

Para consultar a NF-e por meio do Danfe, você precisa acessar o site oficial da Nota Fiscal Eletrônica. Então, basta acessar a opção “Consultar NF-e”.

A partir daí, é só inserir a chave de acesso da NF-e e conferir o documento. Lembre-se de que essa chave pode ser encontrada no Danfe e possui 44 dígitos.

O Que É Xml?

O XML é o tipo de arquivo utilizado pela NF-e. Assim, através dele é possível garantir a validade jurídica da nota. Por lei, o XML precisa ser armazenado por, no mínimo, 5 anos.

Além disso, a mesma lei que criou a NF-e e o Danfe também estipula multas para caso isso não ocorra. Assim, em uma eventual fiscalização, se você não apresentar o XML, pode ter que pagar valores acima dos R$ 1 mil.

perdido nas planilhas?

Conclusão

Viu como o Danfe é importante para o seu negócio? Através dele, você garante com que a sua indústria possa ficar em dia com a lei, além de oferecer maior segurança para os seus clientes.

Com o documento, eles podem acompanhar os dados de cada transação de forma facilitada. Além disso, o seu processo de consulta fiscal é otimizado.Para facilitar ainda mais o seu controle, o ERP da WebMais oferece emissão de Danfe Online e, também, de NF-e. Converse agora mesmo com um de nossos consultores e conheça a ferramenta.

Deixe um comentário