homem-segurando-notebook-com-indicador-levantado

Entenda O Que É o Danfe Online e Como Emitir! (GUIA COMPLETO)

É muito comum alguns gestores confundirem a Nota Fiscal Eletrônica com o DANFE Online. Existe uma relação direta entre esses dois documentos, mas o fato é que eles são distintos e ambos apresentam propostas completamente diferentes.

Essa confusão também assombra você, gestor de indústria? Então continue com a gente para descobrir de uma vez por todas o que é Danfe Online, como emitir esse documento e qual é a diferença entre o Danfe e a NF-e.

Boa leitura!  

O que é Danfe Online?

O Danfe Online nada mais é que a versão gráfica da Nota Fiscal Eletrônica. É, portanto, considerado um documento auxiliar da NF-e.  

Embora seja a versão impressa da NF-e, o Danfe Online não substitui a Nota Fiscal Eletrônica. O documento impresso tem como função apenas facilitar a visibilidade das principais informações na nota como a chave numérica de acesso e o código de barras do produto.

Para que serve o Danfe online? 

O Danfe Online não possui validade jurídica, mas isso não quer dizer que o documento não é importante. Ele é indispensável para comprovar a existência e emissão da NF-e, e serve para acompanhar a mercadoria durante a trajetória do vendedor ao comprador. 

O seu cliente, por exemplo, pode solicitar o DANFE para monitorar o trânsito das mercadorias adquiridas com a sua empresa. No caso da sua indústria ou distribuidora, você pode transmitir o documento ao contador para auxiliar na escrituração contábil da transação.

Quais informações devem constar no Danfe?

Por ser considerada a versão gráfica da Nota Fiscal Eletrônica, o Danfe Online deve seguir um layout padronizado e conter todas as principais informações relacionadas à transação de compra e venda. 

Os dados principais que necessitam estar no Danfe são: 

  • Natureza da operação (entrada ou saída);
  • Chave de acesso de 44 dígitos;
  • Código de barra;
  • Inscrição social, endereço, telefone, CNPJ e razão social da empresa;
  • Nome completo do destinatário, seu CPF ou CNPJ e endereço;
  • Quantidade e preço unitário dos produtos; 
  • Valor do frete e desconto;
  • Código de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) de cada produto ou serviço;
  • Total da nota;
  • Informações adicionais ao fisco.
capa-ebook-fluxo-de-caixa

Como tirar o Danfe Online?

Como é uma versão simplificada da NF-e, muitos gestores podem pensar que tirar o Danfe Online é um processo burocrático tanto como para emitir notas fiscais. Mas, na verdade, o procedimento para tirar esse documento é mais simples do que parece. 

Abaixo, veja o passo a passo para tirar o Danfe:  

Passo 1: Use o seu emissor de nota fiscal

O DANFE Online sempre deve ser gerado pelo mesmo sistema utilizado para a emissão de NF-e. Assim sendo, o primeiro passo para emitir o Danfe da sua indústria ou distribuidora é entrar no seu emissor de Nota Fiscal Eletrônica

Passo 2: Selecione a NF-e correspondente

Depois que estiver dentro do seu emissor de nota fiscal eletrônica, é hora de você pesquisar a nota que você quer tirar o Danfe. Se você já tiver emitido a NF-e em outro momento, basta selecionar o documento que será impresso ou encaminhado por e-mail.  

Passo 3: Imprima ou encaminhe o seu DANFE Online

Selecionada a Nota Fiscal Eletrônica que você quer tirar o Danfe? Então agora você só precisa clicar na opção para imprimir ou transmitir o documento por e-mail. Nesse caso, você pode encaminhar a versão gráfica da nota para o seu próprio correio eletrônico ou do cliente.  

Quem pode emitir Danfe

O emissor da nota fiscal eletrônica pode emitir o Danfe Online sempre que achar necessário ou o cliente solicitar. Para isso, basta usar um emissor de nota fiscal de confiança como o da WebMais.

Se a sua indústria ou distribuidora realizar o transporte de um produto, por exemplo, você pode emitir o Danfe antes da circulação da mercadoria para comprovar a transação de venda e assim garantir o transporte regular. 

sistema de gestão financeira webmais

Qual a diferença entre Danfe Online e Nota Fiscal Eletrônica 

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento totalmente digital criado para substituir a nota fiscal de papel. Ela possui validade jurídica e o seu arquivo XML precisa ser armazenado pelo emissor por, no mínimo, cinco anos no caso da Receita Federal solicitar a fiscalização.

O Danfe Online, por outro lado, é apenas um documento auxiliar criado para representar a versão impressa da Nota Fiscal Eletrônica. Assim sendo, não possui qualquer validade jurídica, e não requer que o seu emissor ou destinatário guardem o documento.   

Embora o Danfe Online e a Nota Fiscal Eletrônica sejam distintos, ambos os documentos são complementares e cada um tem a sua importância. 

Saber qual é a diferença entre eles, como emiti-los e qual é o jeito correto de armazená-los é fundamental para que a sua possa empresa realizar uma boa gestão financeira e manter controle sobre todas as operações de compra e venda.

Conseguiu entender o que é Danfe Online, como emitir o documento e qual a sua importância? Se ainda ficaram dúvidas sobre o assunto, clique e converse agora mesmo com um de nossos consultores para ajudar! 

Deixe um comentário

9 + dezoito =