É muito comum alguns gestores confundirem a Nota Fiscal Eletrônica com o DANFE Online. Existe uma relação direta entre esses dois documentos, mas o fato é que eles são distintos e ambos apresentam propostas completamente diferentes.
Essa confusão também assombra você, gestor de indústria? Então continue com a gente para descobrir de uma vez por todas o que é Danfe Online, como emitir esse documento e qual é a diferença entre o Danfe e a NF-e.
Boa leitura!
Índice de conteudos:
O Danfe Online nada mais é que a versão gráfica da Nota Fiscal Eletrônica. É, portanto, considerado um documento auxiliar da NF-e.
Embora seja a versão impressa da NF-e, o Danfe Online não substitui a Nota Fiscal Eletrônica. O documento impresso tem como função apenas facilitar a visibilidade das principais informações na nota como a chave numérica de acesso e o código de barras do produto.
O Danfe Online não possui validade jurídica, mas isso não quer dizer que o documento não é importante. Ele é indispensável para comprovar a existência e emissão da NF-e, e serve para acompanhar a mercadoria durante a trajetória do vendedor ao comprador.
O seu cliente, por exemplo, pode solicitar o DANFE para monitorar o trânsito das mercadorias adquiridas com a sua empresa. No caso da sua indústria ou distribuidora, você pode transmitir o documento ao contador para auxiliar na escrituração contábil da transação.
Por ser considerada a versão gráfica da Nota Fiscal Eletrônica, o Danfe Online deve seguir um layout padronizado e conter todas as principais informações relacionadas à transação de compra e venda.
Os dados principais que necessitam estar no Danfe são:
Como é uma versão simplificada da NF-e, muitos gestores podem pensar que tirar o Danfe Online é um processo burocrático tanto como para emitir notas fiscais. Mas, na verdade, o procedimento para tirar esse documento é mais simples do que parece.
Abaixo, veja o passo a passo para tirar o Danfe:
O DANFE Online sempre deve ser gerado pelo mesmo sistema utilizado para a emissão de NF-e. Assim sendo, o primeiro passo para emitir o Danfe da sua indústria ou distribuidora é entrar no seu emissor de Nota Fiscal Eletrônica.
Depois que estiver dentro do seu emissor de nota fiscal eletrônica, é hora de você pesquisar a nota que você quer tirar o Danfe. Se você já tiver emitido a NF-e em outro momento, basta selecionar o documento que será impresso ou encaminhado por e-mail.
Selecionada a Nota Fiscal Eletrônica que você quer tirar o Danfe? Então agora você só precisa clicar na opção para imprimir ou transmitir o documento por e-mail. Nesse caso, você pode encaminhar a versão gráfica da nota para o seu próprio correio eletrônico ou do cliente.
O emissor da nota fiscal eletrônica pode emitir o Danfe Online sempre que achar necessário ou o cliente solicitar. Para isso, basta usar um emissor de nota fiscal de confiança como o da WebMais.
Se a sua indústria ou distribuidora realizar o transporte de um produto, por exemplo, você pode emitir o Danfe antes da circulação da mercadoria para comprovar a transação de venda e assim garantir o transporte regular.
A Nota Fiscal Eletrônica é um documento totalmente digital criado para substituir a nota fiscal de papel. Ela possui validade jurídica e o seu arquivo XML precisa ser armazenado pelo emissor por, no mínimo, cinco anos no caso da Receita Federal solicitar a fiscalização.
O Danfe Online, por outro lado, é apenas um documento auxiliar criado para representar a versão impressa da Nota Fiscal Eletrônica. Assim sendo, não possui qualquer validade jurídica, e não requer que o seu emissor ou destinatário guardem o documento.
Embora o Danfe Online e a Nota Fiscal Eletrônica sejam distintos, ambos os documentos são complementares e cada um tem a sua importância.
Saber qual é a diferença entre eles, como emiti-los e qual é o jeito correto de armazená-los é fundamental para que a sua possa empresa realizar uma boa gestão financeira e manter controle sobre todas as operações de compra e venda.
Conseguiu entender o que é Danfe Online, como emitir o documento e qual a sua importância? Se ainda ficaram dúvidas sobre o assunto, clique e converse agora mesmo com um de nossos consultores para ajudar!