Boleto: como emitir e atualizar com segurança?

Como emitir um boleto bancário e em quais situações é preciso atualizar?

O boleto bancário é um dos meios de pagamento favoritos do brasileiro, sendo utilizado tanto em vendas para o consumidor final como entre empresas. Entretanto, mais comum do que o uso do boleto, é o fato das pessoas esquecerem seu pagamento e necessitarem retirar uma segunda via ou atualizar o mesmo.

Com isso em mente, resolvemos fazer um mini guia com tudo o que você precisa saber sobre a emissão de boletos, atualização e geração de segunda via. Vamos lá?

O que é boleto bancário

Boleto bancário ou boleto de cobrança é um documento que funciona como um instrumento de pagamento gerado a partir de uma transação comercial. O emissor, também intitulado como cedente ou beneficiário, utiliza esse título para receber do pagador (ou sacado), o valor referente à prestação de um serviço ou à compra de um produto.

Essa modalidade de pagamento passou por uma modernização, com a implementação obrigatória do boleto com registro, em 2018. A novidade trouxe modificações importantes na rotina de quem emite e de quem paga o boleto. Como principal objetivo está a garantia de mais transparência e segurança nas transações.

Por que ele é tão utilizado no Brasil

6 benefícios do boleto bancário

O boleto é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil. Segundo estudo realizado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) apontou que são emitidos 3,6 bilhões de boletos no Brasil todos os anos. O mesmo levantamento mostrou que cerca de 75% dos consumidores online do país preferem pagar suas contas e realizar compras por boleto bancário ao invés dos demais meios de pagamento.

Ainda, o país ainda conta com um grande número de desbancarizados, ou seja, pessoas que não possuem conta em banco. Além de ser bastante democrático, ele ainda possui outros benefícios que o faz ser tão popular entre as empresas, como:

  • Facilidade para a emissão;
  • Economia de tempo;
  • Diminuição da inadimplência;
  • Melhor controle financeiro;
  • Acessível para todos os clientes;
  • Sensação de segurança para os clientes.

O boleto bancário também  pode ser utilizado por empresas de qualquer tamanho e porte, desde o MEI (microempreendedor individual) até as grandes corporações.

Boas práticas ao utilizar boletos na sua empresa

Para manter um negócio ativo e competitivo, é preciso ter boas práticas na hora de realizar uma venda, seja para benefício da empresa ou fidelização do cliente. Por isso, descubra a seguir, como fazer para vender no boleto bancário de maneira adequada.

Preencha todas as informações

Utilize todos os espaços a serem preenchidos no boleto bancário para esclarecer as ações da venda. Não deixe campos vazios, torne todas as informações acessíveis ao seu cliente. Essa atitude facilitará a organização do cliente e, principalmente, trará segurança à empresa em casos de mal-entendidos.

Forneça um comprovante de venda

O mais utilizado, nesses casos, é a Nota Fiscal ou, ainda, o contrato de compra e venda. Com ele, o cliente terá a segurança de que obterá seu produto ou prestação de serviço e a empresa estará assegurada em casos de inadimplências não negociáveis.

Personalize seu boleto

Você sabia que o nome e logotipo da sua empresa podem ser inseridos nos boletos bancários do seu negócio? Pois é, além de facilitar o reconhecimento da fatura por parte dos clientes, inserir sua marca no documento poderá trazer mais credibilidade para a organização e, portanto, mais confiança para o consumidor no momento da compra.

Não deixe de informar sobre alterações no valor

Por último, é necessário que todas as informações sobre possíveis alterações no valor do título de cobrança estejam claros. Por isso, adicione, caso houver, juros e multas, assim como descontos condicionais.

Lembre-se, também, que o valor máximo de juro adicionado não deve ultrapassar o valor de 0,033% por dia, certo?

Como atualizar um boleto bancário

Caso você tenha deixado passar a data de vencimento do seu boleto ou perdido o documento, é necessário atualizar ou retirar uma segunda via. O processo para ambas as situações é o mesmo. confira o passo a passo:

  1. Entre no site ou aplicativo da instituição e vá na parte das faturas ou boletos;
  2. Procure pelo mês do boleto atrasado;
  3. Clique na opção “emitir/gerar segunda via”;
  4. Pronto: seu boleto estará atualizado com uma nova data de vencimento e, se for o caso, um novo valor com multa e juros.

Mas atenção com as novas datas para não esquecer – de novo – de pagar!

Alguns bancos disponibilizam um link exclusivo para este serviço, veja a seguir:

Atualizar boleto BB

Atualizar boleto Bradesco

Atualizar boleto Itaú

Atualizar boleto Caixa

Atualizar boleto Santander

Como automatizar a emissão de boletos para facilitar a gestão?

Como já foi dito neste artigo, proporcionar pagamentos via boleto bancário é fundamental para sua empresa e precisa fazer parte do planejamento estratégico da sua empresa.

E para tornar este processo mais ágil, é fundamental que você utilize um sistema de gestão, como o WebMais. Nosso software funciona 100% online e o processo de implementação é rápido e facilitado. 

Com ele você tem uma gestão financeira completa e controla seus pagamentos com poucos cliques: da geração automática das cobranças à emissão automatizada de notas fiscais.

Além de emitir boletos de forma ilimitada e com facilidade, o ERP WebMais ainda permite que você envie lembretes de cobranças por e-mail aos seus clientes, assegurando que eles não esqueçam de realizar seu pagamento.Além do boleto, uma nova modalidade de pagamento vem caindo no gosto do brasileiro – o PIX. Mas, você sabe tudo sobre ele? Confira mais neste post > O Pix é seguro para a minha empresa? Entenda tudo sobre este método.

<div role="main" id="fundo-do-artigo-fale-com-um-especialista-103df2c0a0b2c6087827"></div> <script type="text/javascript" src="https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.js"></script> <script type="text/javascript"> new RDStationForms('fundo-do-artigo-fale-com-um-especialista-103df2c0a0b2c6087827', 'UA-43092956-1').createForm();</script>

Deixe um comentário

nove + 1 =