Conheça os sistemas ERP mais usados do Brasil

Confira Os Melhores Sistemas De Erp Mais Usados

Imagem de Sanon Matias

Escolher um sistema ERP completo e com bom custo-benefício é essencial para aproveitar todos os benefícios disponíveis. Há diversas opções populares:
– Webmais;

– Nomus;
– Totvs;
– SAP.
Comparar esses sistemas ajudará a encontrar o mais adequado para as necessidades específicas da sua empresa.

Antes de escolher um ERP para a sua empresa, é normal se perguntar qual é o melhor do mercado e quais são os sistemas ERP mais usados no Brasil e no mundo.

Afinal, quando se trata de negócios, é muito importante fazer a escolha mais inteligente, considerando o custo-benefício e a eficiência do sistema.

Para ajudar você a encontrar o software que ajudará a sua empresa a se organizar e expandir os seus negócios, preparamos este artigo.

Aqui, além de entender como um ERP pode auxiliar no dia a dia de trabalho, você confere uma lista com os sistemas ERP mais usados no Brasil!

Quer pular direto para a ação? Então agende agora uma demonstração gratuita do ERP WebMais. Ele é um dos melhores sistemas de gestão do Brasil, completo para indústrias e distribuidoras, além de ser 100% integrado.

Boa leitura!

BANNER TOPO BLOG Estoque, compras e muito mais

O Que É ERP?

Seja os sistemas ERP mais usados ou não, o foco dessa ferramenta é armazenar e organizar informações sobre a empresa, integrando as suas diferentes áreas e automatizando algumas tarefas.

Dessa forma, todas as pessoas do time têm acesso aos dados que precisam para as suas atividades serem realizadas.

Além disso, os dados permitem que as decisões referentes à empresa sejam tomadas de forma mais inteligente.

O nome ERP é a sigla para Enterprise Resourcing Planning, que, na tradução, quer dizer Planejamento de Recursos da Empresa.

Como Se Deu A Evolução Dos Sistemas Erp No Brasil?

Os sistemas ERP no Brasil começaram nos anos 90, quando a globalização e a competição começaram a exigir mais ferramentas de gestão.

As primeiras soluções eram complexas e caras, acessíveis apenas a grandes empresas. As pioneiras foram TOTVS e Datasul, adaptando soluções internacionais à realidade brasileira.

Na década seguinte, os ERPs nacionais ganharam espaço, focando em PMEs. A internet facilitou o acesso e democratizou o uso, com soluções mais simples e acessíveis.

Já a integração com outras tecnologias, como BI e CRM, ampliou as funcionalidades.

A partir de 2010, a nuvem se tornou uma plataforma de entrega, o que reduziu os custos e democratizou ainda mais o acesso.

Atualmente, a inteligência artificial e a automação de processos robóticos foram adicionados aos ERPs para facilitar tarefas e criar ideias úteis.

Hoje, os sistemas ERP mais usados são referência em inovação, oferecendo soluções completas e flexíveis para empresas de todos os portes e segmentos.

O mercado está sempre mudando para melhorar a experiência do usuário, a segurança e a integração com outras tecnologias.

Quais As Principais Funcionalidades Dos Sistemas ERP?

Os sistemas ERP mais usados possuem funcionalidades básicas que integram diversos departamentos e processos de uma empresa. Vamos entender as principais!

Gestão De Recursos Humanos

As pessoas são o que fazem uma marca. Mas para fazer funcionar é preciso de um módulo que organize muito bem as informações dos funcionários:

  • Histórico profissional;
  • folha de pagamento;
  • benefícios;
  • treinamentos;
  • avaliações de desempenho.

Assim, facilita o gerenciamento de RH e a tomada de decisões estratégicas.

Acompanhando esses dados e outros relevantes, é possível observar o desempenho individual e da equipe por meio de feedback e plano de desenvolvimento individualizado.

A ideia é buscar o aprimoramento contínuo das habilidades dos colaboradores.

Gestão De Vendas E Crm

O módulo de gerenciamento completo do ciclo de vendas, desde o prospecto até o fechamento do negócio, otimiza o processo e aumenta as chances de sucesso.

Isso porque o CRM permite criar e monitorar o relacionamento com clientes, com foco na fidelização e aumento da rentabilidade, por meio da construção de um relacionamento sólido e duradouro com eles.

Esses dados também agilizam as tarefas de vendas, como criação de propostas, orçamentos e pedidos, liberando tempo para atividades estratégicas e aumentando a produtividade da equipe de vendas.

Ilustração de computador com "ERP" escrito na tela, com o texto: "Principais funcionalidades dos ERPs

- Gestão de times
- Vendas e CRM
- Financeiro
- Estoque e logística"

Após o negócio fechado, os sistemas ERP mais usados fornecem insights sobre como foi o desempenho da venda e o comportamento do consumidor por meio de relatórios e indicadores detalhados.

Gestão Financeira

A funcionalidade de gestão financeira permite o controle completo de contas a pagar e a receber, com fluxo de caixa e previsibilidade financeira aprimorada, garantindo a saúde financeira da empresa.

Tudo isso porque o software controla os custos e acompanha a rentabilidade, além de administrar os investimentos e retornos.

Sem mencionar que automatiza tarefas contábeis, como escrituração e lançamentos, otimizando os processos e aumentando a confiabilidade das informações financeiras.

E claro, também faz o fechamento contábil com geração de relatórios confiáveis.

Gestão De Estoque E Logística

Sem um estoque e logística equilibrados, a empresa pode ter grandes prejuízos. Nos sistemas ERP mais usados, o módulo para essas áreas ajuda a manter um monitoramento rigoroso da entrada e saída de produtos.

Para tanto, é normal que usem controle de níveis mínimos e máximos, o que otimiza o gerenciamento de estoque e evita rupturas.

Ainda, agiliza os processos de compras, desde a requisição até o recebimento de produtos, com foco na obtenção das melhores condições de compra e na redução de custos.

E com seus dados, é possível planejar e otimizar a logística, incluindo expedição, transporte e entrega de produtos de forma eficiente e segura, garantindo a satisfação dos clientes.

Também permite rastrear os pedidos em tempo real, proporcionando maior visibilidade e controle sobre a cadeia logística.

Quais As Vantagens Do ERP Para Uma Empresa?

A principal função de todos os sistemas ERP mais usados é organizar todos os dados sobre a empresa.

Mas ele tem outras funções que também são muito importantes, como a possibilidade de automatizar processos simples e acessar relatórios completos.

Tudo isso traz uma série de vantagens para o negócio, permitindo uma gestão mais ágil e eficiente.

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de contar com os sistemas ERP mais usados no mundo na sua empresa!

Custos Reduzidos

Já imaginou se você fosse contratar uma pessoa para organizar as informações de cada área da empresa? Quanto maior o seu negócio, maiores seriam os seus custos.

Adotar um ERP custa muito menos – e, mesmo que o negócio cresça, o valor do investimento permanece o mesmo.

Além disso, o ERP oferece relatórios completos sobre todos os setores, Assim, é possível fazer uma melhor avaliação sobre os gastos da empresa, indicando quais podem ser cortados ou diminuídos sem prejudicar a qualidade das entregas.

Maior Produtividade

Os sistemas ERP mais usados permitem a automação de atividades de rotina e a facilidade do acesso às informações, o que torna o trabalho de todo o time mais produtivo.

Ilustração de um homem sorrindo, de costas, segurando uma caneta, ao lado de uma lista com o texto "7 vantagens de um bom ERP

1 - Redução de custos
2 - Mais produtividade
3 - Prazo de entrega reduzido
4 - Processos mais eficientes
5 - Gestão de impostos mais eficaz
6 - Mais segurança
7 - Alta competitividade"

Como o trabalho se torna mais ágil, o tempo que seria dedicado às atividades automatizadas e à procura de informações pode ser aplicado a outras coisas.

Diminuição De Prazo De Entrega

As empresas que trabalham com os sistemas ERP mais usados também conseguem aumentar a sua velocidade de entrega.

Isso porque a gestão de processos se torna mais ágil, assim como o controle de entradas e saídas e a gestão do estoque.

Isso traz ainda outra vantagem: a melhora na relação da empresa com o cliente, o que hoje em dia é fundamental para que o negócio se destaque entre os concorrentes.

Processos Mais Eficientes

Essa gestão facilitada de processos internos, compras, vendas e entregas faz com que seja possível produzir de forma mais eficiente. Além disso, o controle de todos esses processos também se torna mais fácil.

Gestão De Impostos Mais Eficaz

Outro ponto positivo é a facilidade para gerenciar o pagamento de impostos e outras obrigações contábeis do negócio.

Os sistemas ERP mais usados, além de ajudar a manter esses pagamentos em dia, reúne as informações essenciais para a elaboração das declarações.

Além disso, facilita o seu envio para o setor de contabilidade ou para a empresa que presta esse serviço.

Segurança

Hoje em dia, grande parte dos ERPs usam a nuvem para o armazenamento de dados.

Isso traz mais segurança para as informações, já que elas não ficam sujeitas a perda em casos de quebra de equipamentos.

O armazenamento em nuvem também é vantajoso porque a responsabilidade da segurança é das empresas que oferecem esse serviço, que contam com equipes altamente qualificadas e especializadas.

Competitividade

Todas essas vantagens têm impacto direto nos resultados da organização, pois elevam a qualidade das suas entregas, aumentam a produtividade e melhoram a relação com os clientes.

Assim, a sua empresa tem mais chances de se destacar no mercado!

Quais O ERP Mais Usado No Brasil?

E para usufruir de todos esses benefícios, é importante que você escolha um sistema completo.

Assim, ele deve oferecer todas as funcionalidades que a sua empresa precisa e ter um bom custo-benefício.

A seguir, listamos os sistemas ERP mais usados no Brasil para que você possa compará-los!

Webmais

O ERP Webmais é a melhor opção para indústrias e distribuidoras, pois permite a gestão de ponta a ponta, permitindo que a empresa seja mais eficiente e lucrativa.

O sistema tem uma grande variedade de módulos e funcionalidades – oferecendo possibilidade de customização – e gera relatórios completos sobre as áreas da empresa em poucos segundos.

A Webmais tem mais de 1600 clientes, oferece todo o suporte necessário e permite a integração do ERP com outras tecnologias mais usadas, como bancos, ferramentas contábeis, CRM, e-commerce/marketplaces etc.

BANNER O melhor ERP para indústrias e distribuidoras, ao alcance da sua mão!

Totvs

O grande diferencial do Totvs é que ele oferece funcionalidades voltadas para o controle aduaneiro, sendo uma boa opção para importadoras e exportadoras.

SAP

O SAP é um dos sistemas ERP mais usado no Brasil e no mundo. Ele permite a integração de todos os setores da empresa, a integração com outros softwares, boa segurança e suporte.

Nomus

O Nomus é um dos sistemas ERP mais usados para pequenas empresas, oferecendo planos mais baratos para aquelas que são optantes pelo Simples Nacional.

Uma das vantagens desse software é a possibilidade de fazer a implantação com suporte via vídeo, o que reduz bastante os custos dessa etapa.

Como Escolher O Melhor ERP Para A Sua Empresa?

Além de procurar saber quais são as melhores opções do mercado e conhecer os sistemas ERP mais usados no Brasil, é importante se atentar a outros pontos. Assim você pode tomar a decisão mais inteligente para a sua empresa.

Custo-Benefício

Avalie o retorno do investimento em implantação, treinamento, suporte e personalizações em comparação com o impacto positivo na produtividade, eficiência e lucratividade.

Por isso, opte por planos flexíveis que se adaptem ao porte e às necessidades do seu negócio.

Departamentos Abarcados

Independente de qual seja o escolhido entre os sistemas ERP mais usados, é preciso que a opção cubra com precisão os departamentos e processos que necessitam de automação, como contabilidade, vendas, compras, estoque, recursos humanos, entre outros.

Escalabilidade

Mesmo se você tem uma pequena ou média empresa, suas ferramentas precisam acompanhar o seu crescimento.

Antes de optar pelos sistemas ERP mais usados, verifique se a opção que cogita adotar é flexível o suficiente para lidar com um aumento no volume de transações, adição de novos usuários e expansão para novos mercados ou linhas de produtos.

Profissionais Envolvidos

A sua equipe são os usuários finais do sistema, portanto, envolva todos na seleção do ERP. 

Considere a facilidade de uso e a interface, garantindo que seus colaboradores se adaptem facilmente ao novo software com o mínimo de treinamento.

Implantação

Entre todos os sistemas ERP mais usados, avalie a facilidade de implementar cada um e o suporte técnico oferecido pelo fornecedor.

Opte por aquele que ofereça apoio especializado durante todo o processo de implementação, desde a instalação até a integração com sistemas existentes e migração de dados.

Por exemplo, o ERP da WebMais é conhecido por sua facilidade de implementação devido ao suporte técnico dedicado oferecido pela equipe.

Fornecemos orientação passo a passo, treinamento e assistência para garantir uma transição suave para o novo sistema.

BANNER Experimente o melhor ERP e faça sua gestão render muito mais!

Conclusão

Contar com um ERP completo pode fazer toda a diferença na produtividade do trabalho e nos resultados do negócio.

É por isso que saber qual é o melhor entre os sistemas ERP mais usados no Brasil e como fazer a escolha certa é tão importante!

Assim, você pode contar com um sistema que oferece tudo o que você precisa para uma gestão mais eficiente e uma tomada de decisão mais acertada, sempre baseada em dados!

Conheça a WebMais, um dos sistemas ERP mais usados no Brasil, e agende uma demonstração gratuita!

Deixe um comentário