empresários avaliando as práticas de gestão financeira da sua empresa

4 práticas de gestão financeira para a sua empresa

Boas práticas de gestão financeira são essenciais para um bom andamento de qualquer negócio, não importa o tamanho ou atividade que desempenhe. Sem ela, por melhor que a empresa esteja posicionada, corre riscos de sofrer abalos que podem comprometer seu crescimento.

A maioria das pessoas pensam que uma boa gestão financeira é restrita a apenas as contas a pagar e receber e o fluxo de caixa. Outras variáveis estão diretamente envolvidas, como capital de giro, margem de lucro e até os processos de contratação e desligamento de colaboradores. Afinal, todo o crescimento da empresa depende diretamente do equilíbrio das finanças, ou seja, tudo que está ligado ao caixa da empresa.

Pensando neste cenário, trouxemos as 4 melhores práticas para garantir uma boa gestão financeira para a sua empresa, gerando mais lucros.

O que é gestão financeira

Antes de partir para as dicas, é importante contextualizar o que é a gestão financeira. Ela consiste nos procedimentos administrativos referentes ao capital, com o objetivo de aumentar os lucros da empresa. Além disso, ela inclui as avaliações, decisões, análises e estratégias, voltadas à administração, manutenção e captação de recursos econômicos.

É fundamental que para se ter um bom gerenciamento, é necessário cuidar dos investimentos, lucros, empréstimos, despesas, custos fixos e variáveis, financiamentos e valor patrimonial da organização. Para atingir bons resultados é importante que a visão do gestor seja ampla e que sejam definidas metas e prazos adequados.

ebook redução da inadimplencia meio artigo

Quais as melhores práticas para a gestão financeira?

Sabendo da importância de uma boa gestão financeira para o sucesso da sua empresa, preparamos este artigo com 4 dicas simples que irão auxiliar você nesse processo. Fique atento a elas!

Contabilize os gastos e não esqueça do plano de contas

É preciso que você tenha contabilizados todos os gastos do seu negócio, tendo sempre o registro de todas as entradas e saídas da organização. Somente assim será possível verificar se algo está fora de controle e se precisa ser revisado.

A melhor forma de fazer isso é categorizando os gastos da empresa. Isso dará uma dimensão do que pode ser diminuído ou, até mesmo, eliminado. Assim, se você perceber que gasta muito dinheiro com a conta de telefone, pode optar por alternativas para esse serviço, como fazer ligações via Skype ou WhatsApp.

Outro passo importante para manter a saúde financeira do seu negócio, é montar um bom plano de contas e controlar prazos de recebimento e pagamento. Neste sentido, o fluxo de caixa controla todo o dinheiro que entra e sai da sua empresa, dando a noção correta de onde os seus recursos estão sendo utilizados.

Estipule metas e faça previsões de cenários futuros

O empreendedor precisa sempre acompanhar as tendências econômicas do mercado, sabendo quando e onde investir, ou não investir, para obter maior lucratividade e evitar prejuízos. Por isso, questões relacionadas à política e à economia devem sempre estar entre os assuntos da pauta, inclusive ajudando com a orientação das metas.

Para que o seu negócio cresça de forma saudável e efetiva, a estipulação de metas é essencial para conquistar novos recursos para o seu negócio. Definindo um planejamento estratégicos, as metas servem como um ponto de chegada na trajetória anual da empresa.

No início de cada ano, deve-se definir a meta para ser adquirido durante o ano, o semestre e os meses. As metas podem ser, por exemplo, adquirir um novo veículo para a frota da empresa, reformar uma parte da sede, contratar um novo funcionário para determinado setor, etc.

Crie boas relações e tenha funcionários engajados com a cultura organizacional

Atualmente, fidelizar um cliente é uma questão de sobrevivência em um mercado tão competitivo. Cada cliente é importante para sua receita, já que ele impacta no seu resultado, sendo necessário estabelecer relações de confiança com ele. Para isso, é necessário uma equipe bem treinada e comprometida com os resultados entregues pela empresa.

Aliado a isto, uma cultura organizacional bem definida com missão, visão e valores, e levada a sério por todos que trabalham na empresa faz a diferença nos resultados. Entre esses valores, deve estar a conscientização de evitar gastos desnecessários, como deixar muitos equipamentos ligados ao mesmo tempo, fazer chamadas telefônicas de longa distância muito duradouras e não economizar nos materiais de trabalho.

Assim, os funcionários vão ter consciência de que, ao pouparem recursos da empresa, também poderão obter benefícios como um aumento de salário, uma vez que a organização poderá destinar menos verba para o pagamento de outras contas.

ebook-fluxo-de-caixa

Utilize ferramentas tecnológicas de gestão

A utilização de ferramentas financeiras deve ser um dos pilares de uma administração impecável. Neste contexto, todos os processos deve estar permeado pelo uso de um bom sistema de gestão, que permita integração entre diferentes áreas e atividades.

A não utilização de um bom software pode comprometer não só a saúde financeira da empresa, mas também outros aspectos do negócio,como o controle de custos e a implementação do planejamento estratégico.

Assim, é preciso investir em um bom sistema que otimize diferentes departamentos, fazendo com que a empresa ganhe em qualidade da informação, segurança e rapidez na geração dos dados que são extremamente necessários na hora da tomada de decisão.

Como você pôde ver, manter boas práticas na gestão financeira da sua empresa é fundamental. Para manter as finanças do seu empreendimento em ordem e ter uma gestão financeira mais eficiente, conte com a WebMais Sistemas! O ERP WebMais não precisa de nenhuma instalação para o acesso ao sistema, basta estar conectado a internet. Dados como clientes, produtos, fornecedores e tabelas de preços são facilmente importados por meio da nossa solução.

fale-com-um-especialista

Deixe um comentário

dois + dezessete =